Botias Palhaço Vs Plantas

Visitante

Recommended Posts

Boas!

Acabei de me registar nesta comunidade magnifica, apesar de adorar este hobby ha cerca de 3 anos. Por isso Saudações a todos!!!. :D

O meu drama é o seguinte, tenho um aquario de cerca de 90L plantado, com varias especies, entre elas um par de botias palhaço, que introduzi quando uma praga de caracois se instalou.

Isto foi ha cerca de meio ano e o que é certo é que em menos de 15 dias os caracois foram exterminados por estes glutões que cresceram muito em pouco tempo. :oops:

Acontece que agora nao tenho caracois, mas os "palhaços" andam a roer as folhas, fazem-lhes buracos, e ja os vi a cortarem-nas pelo caule!!!. :oops:

Nao sei o que fazer, sera que lhes deva comprar algum tipo de comida vegetal para que deixem as plantas em paz. É que me parece que o fazem por gozo, pois atacam as plantas logo a partir do dia da sua introdução!!! :o banana rock

É uma situação desesperada pos gosto de ter ambos. Estarei a faltar com alguma coisa? :wink::?:

Sugestões, criticas sao bem vindas.

Abraço, deste novo membro 8)

Partilhar nas redes sociais

Olá, benvindo.

Eu pessoalmente nunca tive esse tipo de comportamento da minha Bótia Palhaço e tenho o aqua bastante plantado.

Tenho como tu curiosidade em saber qual a resposta para esse fenómeno. Pode ser que alguém aqui conheça esse comportamento.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Obrigado pelas boas vindas.

Quanto a tua botia palhaço, o facto de ser uma so ja e estranho pois tradicionalmente sao de cardume não?. Ja agora que alimentação lhe dás, em especificao para ela, ou o que das para todos?

Eu dou quase sempre uma ração de granulado da JBL. Será que devo comprar daqueles comprimidos de algas para peixes de fundo?. É que este granulado tem uma mistura que algumas particulas afundam logo e outras mamtêm-se à superficie, assim alimentando todos os peixes.

No entanto posso estar a cometer um erro grave ao dar quase exclusivamente ração para todos.

Como vejo muitas vezes associado a botias palhaço muitas plantas, tenho a ideia de que nao as destroem.

viva, bem vindo.

na minha opinião, bótias e plantados não combinam muito bem, com a maioria das plantas não tens problemas, é só com as de primeiro plano tipo, quando queres glossositgma ou um pouco de riccia. Eles são capazes de desenterrar e desfazer um trabalho que leva meses a fazer. Eu tinha 3 botias e nunca assisti comerem plantas... exepto que gostavam muito de bolbos das ninpheas.

Tb por serem um peixe de cardume e crescerem bastante.

Outro aspecto negativo é comerem caracóis, quanto a mim uma ajuda muito boa no combate às algas.

26675160.img.jpg

São de cardume, mas também são um peixe que cresce muito. Na altura (há uns 2 anos) trouxe-a para atacar os caracois, hoje gostava de ter mais caracois e faço umas introduções periódicas, mas a bótia vai subsistindo e mamando todos.

O alimento que dou não é específico, mas é mais variado que o teu. Dou ocasionalmente larva de mosquito vermelho, pastilhas de fundo diferentes, coração de boi, isto para além dos flocos é claro.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

algum tipo de comida vegetal para que deixem as plantas em paz

Bingo! Tive um problema não só com os bótias mas também com os escalares.

As folhas das plantas apareciam com buracos e começavam a ficar "transparentes" porque eles (principalmente os escalares) andavam sempre a "desbastar a superfície das folhas".

Pensava que era problemas com falta de luz/vitaminas para as plantas... Depois de falar com um lojista aconselhou-me a dar, no meu caso, Sera Viformo. Todos os dias comem 2/3 pastilhas...

Os discos também apreciam.... e puff... fez-se o chocapic!! Ai não... puff, acabaram-se os problemas. ;)

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

olha eu tenho 8 botias num aquario la de casa, so os tirei do meu aqua e coloquei-os no aqua da minha mae porq eles durante a noite comiam os olhos aos neons, ainda hoje tenho varios neons a nadarem no meu aqua so com um olho.

agora quanto as plantas acho q depende um pouco, o meu cunhado tem um aqua muito bem plantado e tem la um botia ja com 4 anos ,parece mais uma baleia, e ele é muito calmo nao remeche as plantas,nem come os olhos aos outros peixes..........

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Tenho exactamente o mesmo problema com as minhas bótias palhaço, uma vez estava eu com uma molly dourada numa maternidade, e qual não é o meu espanto que depois de começarem a nascer as crias as bótias as chuparam todas enfiando os seus bigodes pelos buraquinhos :lol:

Hoje acabei de comprar uma bela plantinha da Tropica que me custou 7 euros, e adivinhem ... assim que a coloquei, parecia que tinha acabado de servir o jantar ..... vieram as 3 e acabaram com ela como se não houvesse amanhã ... :lol:

nunca um nome se aplicou tão bem a um peixe ...... PALHAÇOS :lol::lol:

isso pode ser falta de vegetais exprimenta cozer num pucaro uma folha de alface,dps passas com a varinha magica e colocas no aquario.

o meu pai fazia isso qd os peixes lhe começavam a atacar as plantas e resultava

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Eheh, fenomeno estranho...

Tb possuo 1 exemplar desses e nunca assisti a nenhuma faceta dessas (nem comeram neons nem plantas :D ).

Eu alimento ele com tablets (concentrados vegetais) de peixe de fundo e ele se da mt bem.

Cumps.

Pedrosa

bué da fish

• 1 mês depois...

Isso é realmente estranho, pk eu tenho 4 botias palhaços e já tive muitos antes destes e nunca me tocaram numa planta k fosse. Bem secalhar tenho tido sorte :) .

Cumps, cheers

Boas,

Eu so peço a alguma alma encareçida que arranje uma foto de botias a comer caracois, pois tanto quanto sei elas nao os comem apenas os atiram para o fundo do aqua

cheers:):):):lol:

PEACE !!!

barras.gif

Boas,

Os testemunhos aqui deixados só provam que cada peixe tem uma personalidade diferente. Isso aplica-se ainda mais aos bótias - são criaturas cheias de personalidade. Tenho 3 exemplares, nenhum come plantas mas têm feitios muito diferentes um dos outros. De resto, considero estes peixes os mais fantásticos entre os "não-ciclídeos": conhecem o dono, são brincalhões e muito espertos.

Estou convencido que os que atacam as plantas, o fazem apenas por pura diversão.

Infelizmente, sempre que compramos um destes animais, estamos a roubá-los à natureza pois eles não se reproduzem em cativeiro. Se soubesse disso na altura em que os comprei, não os tinha comprado.

Um abraço

Cumprimentos,

Paulo Duarte

É assim caracóis sempre tenho ouvido dizer k os bótias são autenticos devoradores de caracóis, mas de plantas nunca ouvi falar (sem ser agora claro), mas como o paulo disse e muito bem na minha opinião isto só serve para nós vermos como todos os peixes são diferentes e é isso tambem k torna este hobby "viciante".

Cumps, :D

Boas ppl 8)

Pois é pode parecer dificil mas corresponde á verdade, Bótias a comer as plantas, não parece ser geral mas acontece

Eu tenho 2 Bótias Palhaço á 4 anos e só de á 2 anos para cá é que começaram a comer as plantas, não todas mas mesmo as que não devem fazer parte da dieta acabam por mordiscar as folhas quando estão a rebentar, são mais tênras (anúbias ) nem as Valisnérias escapam, quando são plantas 1º plano desenterram-nas ( ricia )

O que tenho feito é dar tabletes vegetais para peixes de fundo e colocar uma folha de alface ou espináfres no aqua e é velos a comerem e a desfazerem as folhas que os outros sempre aproveitam

Fiquem bem :D

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

os meus 2 botia sportam-se bem em relação as plantas, de vez em qdo andam la d eovlta delas mas n as desenterram nem as comem, quem anda a matar a fome nelas é a enguia, ca pa mim alimenta-se das raizes delas, pk eu nunca a vejo comer nada, so sabe andar de volta das plantas, qdo eu me escondo, senao nem aparece no akua, fika na toka, 8)

Pic_652_1.jpg