[Aqua Diary] Alevins de Apistos Cacatuoies [Com Fotos]


Oinq

Recommended Posts

Pois é... desta foi... tenho alevins de Apistogramas cacatuoies, ja com perto de 8 dias ( não sei o dia em que nasceram, quando os vi ja nadavam bem para longe da mae... ), mas ando com um relativo problema...

 

Queria alimenta-los, mas os desgraçados, não vêm à superficie buscar os microvermes... tenho posto artemia e dafnias congeladas ( os pais adoram ) e acaba por ir sempre um pouco para o fundo, ainda não percebi se os pequeninos vão lá comer...

Com a eclosão de artémia... acho que não tenho sorte nenhuma... ja vou para a 3ª tentativa e nada... não eclode nada... tenho o cone, vou buscar agua ao mar, ponho a pedra porosa no cone, e não nasce ninguem... Começo a desesperar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens experimentado sempre com a mesma artemia? pode estar extragada,se colocares o eclodidor num sitio quente ou com uma lampada perto elas costumam eclodir em 24h boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ciclops congelados, pelo que tenho visto eles pegam bem neles. O ideal mesmo é um aquario com bastante alguedo e musgo propicio á criação de rotiferos vivos...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os alevins ja nadam livremente plo aqua, mas sempre junto ao fundo e em grupo, quando a mãe se aproxima eles vão ter com ela...

 

Tenho impressão que os LDA25 mastigam uns pequeninos de vez em quando :roll: andam sempre a rapar os troncos onde os pequeninos andam e é até a mãe ir correr com eles...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo estar perto do 12º dia de vida dos pequenos... Eles andam sempre a pastar junto da mãe, alguns ja se afastam outros ficam para trás sendo ja frequente olhar para a mãe e ver poucos junto dela, e olhar para outra ponta do aqua e ver uma duzia deles espalhados, contudo nunca vêm à superficie...

 

Quanto a comida tenho andado a eclodir artémia, sendo que a femêa tem adorado o facto, mas raramente vejo pequenos a masca-la... por vezes a artémia passa mesmo junto deles e eles nem ligam... Penso que os microvermes devem estar prontos para a semana, vamos ver se não vêm tarde demais...

 

Ainda é muito dificil de fazer uma contagem, pois eles são da cor do areão, e camuflam-se MUITO bem, mas estimo que estejam lá plo menos uns 40 juvenis...

 

 

 

Uma questão... não consigo separar a artémia da agua salgada... tenho sido obrigado a pô-la dentro do aqua... apesar de ser muito pouquinha ( Ao todo posso ter posto uns 100 ml de agua salgada em 170 Litros de aqua ) não será prejudicial?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a melhor maneira de separar os naupilos da água é com uma rede de microns,mas se não encontrares tenta os filtros de papel das maquinas de café,creio que será melhor, o sal não faz mal mas essa água já está um pouco saturada,depois de filtrados os naupilos podes passar por um pouco de água doce para ficarem mais limpos.boa sorte.

ps coloca ai umas fotos para a malta ver :x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok desisto de tentar separar os naupilos da agua salgada... vão cerca de 15 ml de agua salgada por dia para dentro do aqua...

 

Hoje iniciei um processo de TPA diario de 12%, em que retiro os 20 litros de agua do aqua e reponho os mesmos 20 litros muito lentamente, com um sifão com uma mangueirinha daquelas de 4mm, este processo vai colmatar o problema da agua salgada e ajuda ao desenvolvimento dos pequenotes.

 

 

;) não consigo tirar a porcaria dumas fotos em condições aos pequenotes... :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Nuno. Os putos parecem bem. Uma coisa que já reparei é que os alevins de apistogramma, quando nadam, são bem maiores do que os alevins de ramirezi e têm um aspecto mais robusto. Apesar de ser uma espécie de apisto que fácilmente cria, não deixa de ser um momento bonito e digno de registo. Vai colocando updates.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que já reparei é que os alevins de apistogramma, quando nadam, são bem maiores do que os alevins de ramirezi e têm um aspecto mais robusto.

 

Isso realmente é verdade, deve-se ao facto dos Ramirezis serem "Open(water) Breaders" e dos Cacatuoides serem "Cave Breaders". Por serem "cave breaders", os ovos têm maior tempo de incubação antes de eclodirem, o que permitem melhor constituição fisica e dispensa o papel do pai que raramente se rala com a prole, mas tem o incomodo de mais facilmente fungarem e por norma as proles serem menores. Os "Open (water) Breaders" têm de ser mais rapidos no tempo de eclosão dos ovos, não vá aparecer uns gulosos e limparem com os ovos, obrigando a alevins mais pequenitos e debeis, mas em bem maior numero...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Posta uma foto do macho... :shock: Ando a "namorar" estes apistos.Podes dizer-me os teus parametros de agua?Boa sorte com os putos e alem de estes comerem artemia congelada tem atenção que a artemia recem eclodida tem mais proteinas.A esses alevins não se pode dar gema de ovo cozida como se dá aos ovoviviparos?Os meus crescem que é uma maravilha.Quando os putos tiverem granditos quero um casal :twisted:

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pai desnaturado...

 

Pic_7978_5.jpg

 

 

A mãe com um filhote...

 

Pic_7978_6.jpg

 

 

Eu sei que a viva é mais proteica, mas não os posso alimentar exclusivamente de artémia viva... senão tenho de implementar uma linha de montagem ( no caso de eclosão ) de artémia :lol: ainda por cima deixei cair um bom bocado do frasco no aqua dos camarões :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Separar os nauplios da agua é muito simples, é aspirar a agua com os nauplios para um lenço com um recipiente por baixo. O lenço retem os nauplios e depois a agua que passou para o recipiente é devolvida á procedência.

Essa especie de Apisto é facil e não terás dificuladades de maior. Não mantenhas os alevins muito tempo com a mãe, têm tendencia para desaparecer.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

troco 20L de agua por dia... compensa bem os poucos ml de agua salgada que meto no aqua diariamente...

 

 

Não mantenhas os alevins muito tempo com a mãe, têm tendencia para desaparecer.

 

O que queres dizer por muito tempo? nunca li nada acerca disso :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Naaior parte dos casos, embora não sempre, se mantidos com os pais demasiado tempo os alevins vão desaparecendo. Fiz este aviso aqui no Forum e devido a não acatar o que eu disse um criador perdeu quase todos os alevins. No entanto como disse não acontece sempre.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado, vou estar atento, para já ainda não me pareceu haver infanticidio, mas aos 1ºs sinais sifono os gajus :D

 

Os "caquinhas" ja nadam livremente plo aquario longe da mãe, só ainda não começaram a explorar a superficie :D

 

Para a semana ja devo ter microvermes e posso diversificar mais um pouco a alimentação deles...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...