Hugo A Silva Publicado Março 9, 2006 Publicado Março 9, 2006 Boas... até a poucos anos atrás fui completamente viciado na aquariofilia. O bixinho ainda está cá e quero mesmo recomeçar e quero voltar à minha paixão... Os Discus. Gostaria que me ajudassem na escolha do aquario (medidas) por forma a poder ter cerca de 6 Discus. 1- Estava a pensar em qualquer coisa na ordem do 1.20M*50*70. Quantos Discus poderia ter num aqua destas dimenssões? 2- em termos de filtragem, estava a pensar num aqua com sump. na altura em que eu tinha aquarios, este tipo de filtragem pouco se via (pelo menos eu nunca tinha visto). aconselham-no? ou um filtro exterior será suficiente? se a sump for o mais indicado, será que alguém me pode direcionar para onde posso aprender um pouco mais acerca da sump? 3- por motivos profissionais, não tenho muita disponibilidade para procurar info. Aliás, este post está a ser feito um pouco a socapa (o boss saiu ) por isso, se alguém me quiser apresentar propostas ou orçamentos, ficaria eternamente agradecido. O ideal seria alguém da zona do Algarve (por facilidade de transporte). Mas também (palavra corrigida) são bem-vindas propostas do resto do país 4- Sugestões também (palavra corrigida) são bem vindas em termos de iluminação e Flora. Pretendo ter o aqua bem plantado para que os meus amigos se sintam em casa. A unica coisa que não posso é viver mais tempo sem aquário. ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill
Filipe Santos Publicado: Março 9, 2006 Publicado: Março 9, 2006 Boas ... 1 - 420 L para 6 discus é óptimo ... com um aqua desses nunca metas mais de 8 discus . Faz assim calcula 50L para cada Discu, no minimo ... mas se tiveres menos discus... melhor 2 - Em termos de filtragem , eu preferia meter um filtro exterior ... marca aconselho Eheim ... agora é pesquisares o melhor para o teu aqua ... os discus requerem 4x a litragem do aqua por hora ou seja para cerca de 400L precisarás de um filtro que ronde os 1600L/h... isto é o ideal ... mas acho que um filtro que faça 1200L/h é o suficiente ... A Iluminação vai depender do que queres plantar ... e aí o gosto é teu ... se quizeres um plantado com qualquer tipo de planta (exigentes) tens de ter uma relação de 1w/litro ... claro que isto nem sempre é assim, isto é mais uma base ... Espero ter-te dado uma pequena ajuda ... já que não sou grande expert na matéria ... tens aqui no fórum vários expert's que te poderam ajudar ... em vários campos Boa sorte e bom regresso a este mundo ... Cumprimentos Filipe Santos Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof
Hugo A Silva Publicado: Março 9, 2006 Autor Publicado: Março 9, 2006 Obrigado desde já pela rapidez na resposta... Mais respostas são bem vindas... Parece que o boss vai estar fora o resto do dia pelo que, entretanto vou tentar pesquisar algumas coisas. ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill
paulo duarte Publicado: Março 9, 2006 Publicado: Março 9, 2006 Viva, Se ainda não conheces, aqui fica um site da especialidade: http://www.clubediscus.com/inicial.html Cumprimentos, Paulo Duarte
Hugo A Silva Publicado: Março 9, 2006 Autor Publicado: Março 9, 2006 conheço e já o tenho nos favoritos... aliás... estava mesmo agora a ler alguns artigos. Em relação aos forums é que me parecem um pouco inactivos ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill
Pires Publicado: Março 9, 2006 Publicado: Março 9, 2006 A vantagem da sump está na superfície de filtragem que é muito mais elevada do que a dos filtros externos.
paulo duarte Publicado: Março 10, 2006 Publicado: Março 10, 2006 Também aumenta a litragem total do aquário, serve para esconder equipamenttos e impede que o nível de água baixe no aquário, po evaporação (o nível baixa só na sump). Uma desvantagem será o ruído, que poderá ser minimizado com a instalação de um durso na saída de água do aquário Cumprimentos, Paulo Duarte
Hugo A Silva Publicado: Março 10, 2006 Autor Publicado: Março 10, 2006 hehe... agora estou mesmo indeciso... estive a ver uns filtros eheim... nomeadamente o 2215... pareceu-me ter pouco débito para fazer 3 vezes o volume do aquário por hora... talvez o modelo seguir? Não sei. em relação à sump, será que existe por ai um esquema de como fazer uma? e qual a capacidade que a mesma deverá ter? Não tenho pressa pois só estou a contar ter o aqua lá para o fim do mês e por conseguinte só daqui a 2 meses é que os meus amigos lá vão entrar ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill
paulo duarte Publicado: Março 10, 2006 Publicado: Março 10, 2006 Quanto à capacidade, deverá ser a maior que conseguires obter e que caiba debaixo do aquário. Em relação ao esquema, podes pesquisar muitos modelos aqui no forum, na área dos salgados. Podes tambem ver aqui: http://saltaquarium.about.com/gi/dynamic/o...g1%2Fsumps.html Em vez da camada de areia nos salgados, deverás colocar bioballs e/ou outras matérias filtrantes Cumprimentos, Paulo Duarte
Hugo A Silva Publicado: Março 20, 2006 Autor Publicado: Março 20, 2006 obrigado... vou pesquisar um pouco. ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill
Recommended Posts