Nikito Publicado Março 8, 2006 Publicado Março 8, 2006 Tenho uma duvida em questão da iluminação, todas as sugestões e experiencias são bem vindas. Então é assim, não sei qual é melhor iluminação para o aquário com 105x50x50, se 2 HQI de 75W com 4200k e um feixe de luz de 7000lm e a esta solução juntar duas actinicas T5 de 39W com 90cms. Ou 2 HQI próprias para aquários de 75w com 10000k e um feixe de luz de 3100lm. Será que com esta solução de lampadas mais azuis de 10000k também tenho que juntar as actinicas??? 4200k - http://www.blv-licht.de/media/products/BLV...edia0015305.PDF 10000k - http://www.blv-licht.de/media/products/BLV...edia0014305.PDF A minha avaliação disto é que as HQI de 4200K tem muito mais intensidade de luz (o feixe é de 7000lm) não será exagerado pois iguais mas da Osram têm com a mesma temperatura (4200k) um feixe muito inferior de 5500lm. Aliás para se ter um feixe de luz por volta dos 7000lm na Osram só com uma lâmpada de 150W. Ou será que as de 10000k é o suficiente e o ideal??? Cumprimentos a todos.
Hugo RSF Publicado: Março 8, 2006 Publicado: Março 8, 2006 Em termos de temperatura de cor a questão coloca-se mais a nível de gosto pessoal. Há quem goste de mais amarelo e há quem goste de mais azul. Há ainda os que gostam de muito amarelo e os que gostam de muito azul (onde me imcluo). Assim, eu optaria por 1xHQI 150W. A temperatura de cor depende do gosto, se for preciso ainda mais azul, acrescentas umas actinicas. Tive um aquário +/- desse tamanho desta forma e gostava do efeito. :D Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Nikito Publicado: Março 8, 2006 Autor Publicado: Março 8, 2006 Eu estou a optar por colocar 2 HQI 75w para ter uma melhor distribuição de luz, o que julgo com só uma de 150w não fica tão bem distribuida, ou estou enganado?
Hugo RSF Publicado: Março 8, 2006 Publicado: Março 8, 2006 Depende! Se a pergunta é se com 1 foco de 150W HQI vais ter zonas de pouca luz, a resposta é não! 150W conseguem iluminar perfeitamente 100cm. Se a pergunta é se com 2 focos de 75W vais ter a luz mais homogénea em todo o aquário a resposta é sim. Agora, terás uma luz mais homogénea em 75W, enquanto que com 150W, terás muito maior profundidade. 75W, mesmo em HQI, com 50cm de altura, fará com que perto do areão, chegue muito pouca luz. 2x75W não é o mesmo que 1x150W, embora tenham os mesmos Watts (praticamente). Já referi isto há uns tempos atrás e cada vez mais se tem verificado. Há 1/2 duzia de anos atrás, usava-se muito hqi de 75W para aquários mais pequenos. Hoje em dia, qualquer cubo de 30cm tem um foco de 150W. Estou certo que não faltarão muitos anos, para serem os focos de 150W a cairem em desuso e os de 250W a serem os mais utilizados... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Nikito Publicado: Março 8, 2006 Autor Publicado: Março 8, 2006 Pois concordo em tudo o que disseste, mas acontece que estas lâmpadas da marca BLV, são as lâmpadas que eu conheço com maior intenssidade de luz (lumen) por isso eu ao inicio referi que estas lâmpadas tem 7000lm ao contrário das Osram a mesma potência só tem 5500lm, só as Osram HQI de 150W é que têm lumens perto dos 7000lm, por isso eu julgo com 2 lâmpadas da marca BLV HQI 70W 4200k/7000lm vou ter um feixe de luz muito próximo das Osram 150w e bem distribuido pelo aquário. E em relação á minha outra duvida, é necessário colocar actinicas? Pelo que já li tem uma função importante que de ligarem um pouco antes e desligarem um pouco depois das HQI para que os peixes não levem um choque muito grande de luz. Penso que a melhor solução é mesmo as HQI de 4200K da BLV juntamente com as 2 actinicas de 39W.
Hugo RSF Publicado: Março 8, 2006 Publicado: Março 8, 2006 Citação Pois concordo em tudo o que disseste, mas acontece que estas lâmpadas da marca BLV, são as lâmpadas que eu conheço com maior intenssidade de luz (lumen) por isso eu ao inicio referi que estas lâmpadas tem 7000lm ao contrário das Osram a mesma potência só tem 5500lm, só as Osram HQI de 150W é que têm lumens perto dos 7000lm, por isso eu julgo com 2 lâmpadas da marca BLV HQI 70W 4200k/7000lm vou ter um feixe de luz muito próximo das Osram 150w e bem distribuido pelo aquário. Não sou nenhum entendido na matéria, mas diria que alguma vez uma lampada de 75W, se poderá comparar (em circustâncias iguais) a uma lampada de 150W. A intensidade é muito diferente em ambas... Citação E em relação á minha outra duvida, é necessário colocar actinicas? Pelo que já li tem uma função importante que de ligarem um pouco antes e desligarem um pouco depois das HQI para que os peixes não levem um choque muito grande de luz. Pois... Está certo!... Mas... Bem... realmente muita gente refere este facto do choque das HQI, mas ao que sei não está nada provado que seja maléfico para os peixes/corais. Acho que o choque é muito maior quando uma HQI se apaga (deixando num segundo tudo às escuras) que quando se acende, que é um processo gradual, ainda que em nada comparado com o do sol, bem entendido. Se gostas do efeito mais azul, então acho que deves colocar actínicas, se tiveres essa possibilidade facilidata também, agora colocar actínicas porque os peixes apanham uma grande choque só com HQI, parece-me despropositado. Claro que com actínicas o choque será menor, mas colocá-las apenas devido ao choque, não me parece uma justificação muito válida. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Melo Ribeiro Publicado: Março 8, 2006 Publicado: Março 8, 2006 No meu, 100x60x60, eu optei por 2x150 wats, numa calha super bem conseguida pelo "ramirezzi", ou seja, pelo Rui Alves. Completei com uma calhga DIMAX de 90 cms com 2 actrinicas de 54 wats. Gosto imenso do efeito que consegui. Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
Celso Suguimoto Publicado: Março 9, 2006 Publicado: Março 9, 2006 Nikito disse: A minha avaliação disto é que as HQI de 4200K tem muito mais intensidade de luz (o feixe é de 7000lm) não será exagerado pois iguais mas da Osram têm com a mesma temperatura (4200k) um feixe muito inferior de 5500lm. Aliás para se ter um feixe de luz por volta dos 7000lm na Osram só com uma lâmpada de 150W. Ou será que as de 10000k é o suficiente e o ideal??? Normalmente as lampadas comerciais vem indicadas a quantidade de lumens... Só que lumens é uma unidade baseada na percepção humana da luz humana O ideal seria PPFD ou PAR, mas essa informação eh usada apenas nos meios aquaristicos, por isso eh legal consultar uma tabela antes Por isso se duas lampadas emitirem a mesma qtde de fotons e uma for mais azulada, acharemos que a azul eh mais fraca... O olho humano se engana muito facilmente... http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/reeflight.htm Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br
Nikito Publicado: Março 10, 2006 Autor Publicado: Março 10, 2006 Muito obrigado pelas explicações. Mas ainda tenho a mesma duvida, que sistema devo montar: - Se as 2 BVL de 70W/4200k com mais 2 T5 de 39W? - Se só 2 BVL de 70W /10000k? É de salientar que estas são próprias para aquários. - Ou então as 2 BVL de 70W /10000k com mais 2 T5 de 39W? Devo de usar lâmpadas com ou sem protecção de raios UV? Cumprimentos
Celso Suguimoto Publicado: Março 10, 2006 Publicado: Março 10, 2006 4K nao serve pra reefs. As outras combinações Ok Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br
Nikito Publicado: Março 10, 2006 Autor Publicado: Março 10, 2006 Peço desculpa mas enganei-me, devia ter dito que as T5 de 39W seriam em actinicas. E agora com as actinicas e as BLV de 4200k ainda é pouco para Reef?
Melo Ribeiro Publicado: Março 10, 2006 Publicado: Março 10, 2006 Desculpa lá, Nikito, mas eu mesmo sem ser barra em iluminação, já percebi que 4.200 k não servem para água salgada. Não será tanto uma quantidade de luz mas sim a qualidade do espectro da mesma. Cumprimentos Melo Ribeiro Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
Hugo RSF Publicado: Março 10, 2006 Publicado: Março 10, 2006 Melo Ribeiro disse: Desculpa lá, Nikito, mas eu mesmo sem ser barra em iluminação, já percebi que 4.200 k não servem para água salgada.Não será tanto uma quantidade de luz mas sim a qualidade do espectro da mesma. Cumprimentos Melo Ribeiro Exactamente! A temperatura de cor é que não é a recomendada! Se estivermos a falar de 8k, 9k, 10k é uma coisa. Luz branca para o amarelado. Agora 4k é totalmente amarelo e nenhuma oceano é amarelo !!! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Nikito Publicado: Março 10, 2006 Autor Publicado: Março 10, 2006 Ok tá decidido.... BLV 10000k com 2 actinicas 39w. Obrigado a todos.
Recommended Posts