Recommended Posts

Publicado

Boas,

Ontem coloquei uma pequena Tilapia buttikoferi (+/- 6cm) no meu aquário de ciclídeos do Malawi. Alguém tem experiência quanto à compatibilidade destas espécies? São todos do mesmo tamanho e a Tilapia ainda está muito amedrontada. Mas e no futuro? Ouvi dizer que elas crescem muito depressa...

Um abraço

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Boas Paulo.

Essa tilapia pode atingir cerca de 35 cm :lol: e quanto ao futuro deverá ter companheiros de tamanhos idênticos.

Qual o setup desse teu aquário?

Publicado:

Boas Paulo. não sei que especies tens mas acho que não terá sido uma boa aquisição pois essas tilapias atingem os 35cm e eu já as vi com esse tamanho, elas são bastante agressivas e perseguem todos os habitantes do aquario.

Até é um bicho engraçado enquanto pequeno mas crescendo ;) :D :?:

Eles se bem alimentados crescem rapidamente.

Ficam com o tamanho de um OSCAR mas o oscar não é tão agressivo

como uma Buttikoferi

Aquele abraço

João Soares

Aquariofilia ao mais alto nível.

Abraço

Publicado:

É um peixinho muito bonito mas para grandes aquários, depende do tamanho do teu.

Quando a compatibilidades, se mantens mbunas eu ficaria mais preocupado com a Tilapia. Os mbunas são geralmente grandes nadadores, em velocidade e capacidade de manobra - até a tilapia ter um tamanho realmente grande serão sempre os mbunas a impor a ordem.

As tilapias, contudo, aguentam-se à bronca bastante bem com malawianos (há quem diga que todos os ciclideos do Malawi são basicamente tilapias), percebem-lhes os comportamentos adaptam-se. Já mantive tilapas com tamanhos acima de 20 cm com malawianos: Tilapia zilli e Oreochromis mossambicus. Em 600 litros está tudo numa boa, nem há grande agressividade porque são bastante peixes diferentes entre si, não se vêm como rivais, além disso entendem a respectiva linguagem corporal.

Nunca mantive buttikoferi mas, se tiveres bastante espaço, acredito os possas manter juntos.

Miguel

Publicado:

Obrigado pelas dicas, Miguel. De facto, a tilapia veio fazer companhia a 5 mbunas (2 auratos e 3 pseudotropheus zebra) e neste momento são todos + ou - do mesmo tamanho (5 a 6 cm). A tilapia começou hoje a adaptar-se aos novos companheiros mas quem manda no aquário são ainda os mbunas. Parece-me que vão poder coexistir...

Cumprimentos,

Paulo Duarte