Recommended Posts

Publicado

Tenho um pimelodus pictus bastante activo, brincalhão e ainda não muito grande (+- 6cm) que se tem mostrado bastante resistente e adaptável.

Nunca me pareceu muito agressivo, mas o certo é que nesta semana um remessa de neons tem desaparecido sem deixar rasto.

Não tenho nenhuma outra espécie no aqua que lhes possa andar a deitar o dente, e ele habitualmente até anda sempre no fundo ou junto aos vidros, ao contrários dos neons.

Alguém tem experiência com este peixe?

É glutão, servindo-se dos outros?[/img]

Publicado:

É predador sim, mas não estou a vê-lo a apanhar um neon. Não estarão a morrer de outro motivo e a serem devorados a seguir?

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Exacto,

É ele que limpa os neons do te aquario.

Cito: smaller species such as neons will be eaten. food

Podes seguir este link e descobrirás tudo sobre ele:

http://badmanstropicalfish.com/profiles/profile70.html

Lê com atenção, pois o peixe não é perigoso para ti mas tens de ter algum cuidado no seu manuseamento e transporte pois podes magoar-te e romper o saco, etc.

banana rock Antes de comprarmos os peixes é sempre melhor vermos e decidirmos se ele é compativel com o noso aqua. Falo por tb já ter feito umas dessas. felizmente que ele foi benvindo num aqua de um amigo.

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Publicado:

Muito obrigado a ambos.

Pode-se ver que as opiniões não são unânimes quanto ao facto dele comer ou não espécies menores. Nunca me apercebi disso. Pode, porém, acontecer durante a noite. A informação da página referida é muito boa (e pode-se ver que os comentários quanto a este assunto também têm opiniões opostas).

Mas neste mundo, continua a ser normal.

Um Abraço

• 1 ano depois...
Publicado:

Eu tenho um e aquilo come quase tudo o que tenha menos de 5 cm.

Já foram neons, zebras grandes, coridoras, betas, camarões entre outros, e sempre de luz apagada, e consegue limpar na boa 3/4 zebras numa noite, de manhã é só vê-lo sossegado com a barriga cheia, parece um balão.

Ando a magicar uma maneira de apanha-lo sem ter que desmontar o aquário, pq quero ter peixes mais pequenos e com ele não dá.

Publicado:

Eu tive dois que devolvi à loja, cortaram a cauda a uma zebra e limparam diversos neons e uma cory.

O mais impressionante foi ver um deles a engolir uma pastilha de alimento para o fundo... inteira!

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Publicado:

Eu ponho 3 dessas pastilhas quando apago a luz e come as 3, e mesmo assim ás vezes lá vai um peixinho.

Já vi ele a comer meio quadrado de comida congelada.

Publicado:

Pois é... parece que já me estou a ver aqui há uns 3 anos atrás a passar pelo mesmo. Tudo correu bem nos primeiros dias. Talvez fosse da fase de adaptação (muito rápido por sinal!!!) mas finda essa fase começou a devastação. Era um cardinal por noite (sim, ele é noctívago) e durante o dia dormia a sesta, para descansar o festim da noite. E acreditem q eu duvidava disso. Era um exemplar pequeno e os meus cardinais eram enormes. A maior parte ultrapassa os 3cm. Mas a verdade é q a barriga parecia rebentar e a minha contagem matinal (porque aquilo já não parecia impressão minha) cada vez mais curta. Contar + de 30 cardinais é dificil mas ía-se tornando cada vez mais fácil... e eu não estava a gostar. Felizmente o tipo da loja que eu frequentava ficou com ele e ainda me deu outro em troca, menos valioso é claro, pois esse pictus ía com um pequeno hematoma no dorso. :?