Recommended Posts

Publicado

Viva...mais uma vez

Os fetos de Java estão com este aspecto que se pode ver nas fotos.

Alguem consegue tentar adivinhar qual o nutriente ou nutrientes que estão em falta??

Pic_2389_28.jpg

Pic_2389_29.jpg

Pic_2389_30.jpg

Começam com uns pequenos buracos nas folhas e depois degradam-se completamente...

Parametros:

Temp: 27

GH: 6

KH: 4

Nitratos: >40mg/l

nitritos e amonia =0

Po4= 0,5

Tenho estado a administrar 2* por semana potassio da Seachem - 5 ml

será que é insuficiente ou será algo mais...

obrigado desde ja

Aguardo comentários..

Publicado:

Tenho os parametros identicos aos teus e não me acontece isso(os nitritos tenho a 25mg/l), e não adiciono nada de ferilizantes liquidos, somente fertilizantes para o substracto em forma de barras da aquatic-nature, e faço TPA's de 50% todas as semanas.

Podias colocar mais dados sobre o aqua(litros, iluminação, filtragem)?

Publicado:

Oi,

Aqui à tempos tive o mesmo problema, mas não com feto de java. Foi com Echinodorus bleheri.

Resolvi adicionando unicamente potassio.

(nitrato de potassio dissolvido em agua destilada, mais concretamente)

Luis.Dias

Publicado:

Olá.

(nitrato de potassio dissolvido em agua destilada, mais concretamente)

;) Mas por acaso até adicionas mais Nitrato do que Potássio... :D

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

não seria melhor...sulfato de potassio?nesse caso. Em vez de nitrato de potassio?

Se fosse para adicionar Potássio somente, sim...

Ou Sulfato de Potássio, ou Cloreto de Potássio (também conhecido por Muriato de Potássio).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
não seria melhor...sulfato de potassio?nesse caso. Em vez de nitrato de potassio?
Se fosse para adicionar Potássio somente, sim...

Ou Sulfato de Potássio, ou Cloreto de Potássio (também conhecido por Muriato de Potássio).

Pois, na altura estive indeciso entre os dois.

Obtei pelo nitrato, porque alguem disse (recolhi aqui no forum a informação) que com algum dispendio de energia as plantas o conseguiam absorver ou mesmo que o não fizessem pensei que as bacterias (do filtro) o conseguiriam processar. (já agora indico que durante todo o processo de fertilização tive sempre os nitratos a 0)

Relativamente aos sulfatos, não fasso ideia como ou por quem são assimilados, processados, decompostos, ou absorvidos...

Obrigado,

Luis.Dias

Publicado:

Olá novamente.

Obtei pelo nitrato, porque alguem disse (recolhi aqui no forum a informação) que com algum dispendio de energia as plantas o conseguiam absorver ou mesmo que o não fizessem pensei que as bacterias (do filtro) o conseguiriam processar.

As plantas absorvê-lo tudo bem... ainda para mais com [NO3]=0, isso é bem visível...

Mas tu disseste:

Mas também adicionaste Nitratos...

Quanto às bactérias decomporem nitratos, não me parece. As bactérias nos filtros são nitrificantes, e não desnitrificantes... Logo o produto final será o Nitrato (daí que seja quase sempre necessário em aquários não muito plantados, fazer trocas de água de modo a baixar os nitratos).

Relativamente aos sulfatos, não fasso ideia como ou por quem são assimilados, processados, decompostos, ou absorvidos...

Pelas plantas... o ião sulfato (em água aeróbia) é o maior contributor de Enxofre para os seres vivos. E é um macro-ião, tal como o Cloreto e o Nitrato. Só que um excesso deste, face ao Nitrato não é tão prejudicial...

Nos seres humanos, um excesso de sulfato apenas provoca diarreia, e é uma questão de habituação... não sei se nos peixes poderá causar problemas, mas para teres uma ideia, na água da canalização, o sulfato vem na ordem dos 60 ppm e o cloreto na ordem dos 30 ppm... daí que se costume recomendar e usar os sais de Potássio destas bases...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

O nutriente em falta é o "sulfato de poda" :)

tambem podias resolver com o peixe "tesoura podantis"

ou seja, nos fetos de java para a planta continuar com um bom crescimento as folhas velhas teem de ser podadas junto ao rizoma, é realmente importante para manter fetos de java em condições.

A falta de poda pode levar á morte da planta, já que no aquario as condições são um pouco diferentes dos locais de onde é originario. As folhas velhas limitam a fotossintese o crescimento das folhas novas e são um grnade dispendio de energia para plantas destas (crescimento lento), por isso adiando a poda demais a planta pode nao ter "energia" para lançar folhas novas, definhando com o tempo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Mestre Alves sempre em acção... :D

Já agora, não que sofra desse mal, mas tenho uns Windelov por aqui, que estão bem bonitos por sinal...

Queria saber se a poda dos fetos é estimulante para o seu crescimento. Tipo como nos musgos (na maior parte pelo menos)...?

E se essa "medida de precaução" se aplica a todas as plantas de crescimento lento e de rizoma como o dos fetos e das anúbias...

Desde já obrigado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Ainda não recebi o teu projecto... tens estado muito ocupado? A ver se a gente lançava isso a tempo do Aniversário... :D

Publicado:

Sim, modo geral, sim, não é para dar carecada pente 0, mas as folhas grandes de mais ou que começam a apresentar sinais de ficar velhas, são para tirar. O tirar da folha deve ser feito bem junto ao rizoma nos fetos, nas anubias a propria folha "descasca-se" do rizoma se for bem tirada, tem de ser arrancada num movimento da frente para trás (olhem para a forma como a folha se liga ao rizoma e percebem logo).

Nos musgos não é uma questão de estimular no sentido directo da palavra, o efeito principal é deixar entrar luz para as partes inferiores impedindo que morram. A "poda" no musgo pode ser feita de duas maneiras, para conseguir o objectivo, ou agarras o musgo com uma mão e depois puxas os bocados ou então com a tesoura. O efeito de retirar meristemas apicais para induzir novo crescimento no musgo de java não tem grande efeito porque este possui inumeros que rapidamente se ramificam (vesicularia dubiana), noutros tipos de musgo o processo é ligeiramente diferente.

O exemplo maior de estimulação de crescimento dá-se nas plantas de caule em que cortar ou fazer um pequeno corte na ponta de crescimento dominante inibe o crescimento desta e aumenta o crescimento dos "shoots" laterais. Neste caso é uma estimulação de crescimento mesmo na planta a nivel hormonal, já que o meristema apical dominante inibe os crescimento dos laterais, não dominantes, este fenómeno designa-se por "apical dominance" (desculpem mas a literatura que consulto é em inglês :D ).

P.S: Estou a ver se dou mais uns toques naquilo, já nao falta muito, tem é faltado tempo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
O exemplo maior de estimulação de crescimento dá-se nas plantas de caule em que cortar ou fazer um pequeno corte na ponta de crescimento dominante inibe o crescimento desta e aumenta o crescimento dos "shoots" laterais. Neste caso é uma estimulação de crescimento mesmo na planta a nivel hormonal, já que o meristema apical dominante inibe os crescimento dos laterais, não dominantes, este fenómeno designa-se por "apical dominance" (desculpem mas a literatura que consulto é em inglês :wink:  ).

Interessantissimo............ essa não sabia, nem nunca me tinha passado pela cabeça.

mas pensando bem, é o sistema utilizado em arvores de fruto.

ou não?

Publicado:

obrigado pelos comentarios....

vou tentar então o "sulfato de poda" a ver no que dá...

...e continuar a adicionar os restantes nutrientes...

de qq maneira, notei que as folhas não crescem muito...devo considerar que é da especie do feto ou será mais uma vez a falta de algum nutriente...???

Agora uma questão mais especifica:

na pagina do chuck diz que o " Target" de K deverá ser na ordem dos 20 ppm e do MG na ordem dos 15 ppm.

Posso adicionar logo esta quantidade de uma vez? (tendo em conta a dissolução do composto e volume do aqua) ou será melhor adicionar quantidades que elevem estes nutriente em 1 ou 2 ppm de cada vez???

cump

Publicado:

as folhas não crescerem muito...em comprimento? rapidamente?

´quanto á outra questão.... não te esqueças que o magnésio é um dos elementos que faz parte da dureza, por isso para aguas duras a adição de magnésio pode nao ser necessária.

É que magnésio a mais bloqueia os outros micros de serem absorvidos.

Quanto ao potássio, eventualmente podes fazer isso.

Mas a paciencia é a chave para um bom plantado e por isso tratamentos de choque são ultimo recurso. Faz as coisas devagar.