Recommended Posts

Publicado

Adquiri recentemente um aquário 80-40-40 (100L); PH - Estou a desce-lo até 7.0 mas ainda está em 7.5 e durante uns dias esteve em 8.5; GH- 100; kh- 60. Tem um filtro biológico (totalmente submerso), um aquecedor que me mantém sem oscilações a temperatura em 25,5º.

Após limpeza da água e preenchimento com areão, duas plantas, uma pedra e vaso (ambos cerâmicos), coloquei 1 Limpa vidros, 2 Platys (1 macho e 1 fêmea) e 9 Guppies (5machos e 4 Fêmeas). Acontece que morreram 2 fêmeas e 2 machos. Uma das fêmeas encontrei-a colada numa planta dentro uma bolsa viscosa transparente; a outra assisti mesmo á morte dela. Estava a boiar e de repente tinha como que espasmos e nadava muito depressa...voltava a boiar e de novo a nadar rápidamente.

Alguém me sabe dizer:

1- O que seria a bolsa viscosa?

2- A segunda fêmea tinha a boca em putrefacção; parecia que se estava a deteriorar com sal, mas não coloquei sal nenhum no aquário. O que seria?

3- Terá esta última abortado (pois estava grávida e já não se via apenas uma pontinha preta no dorso, via-se a barriga toda preta)?

4- Pretendo ter apenas Platys e Gupys (além do grande amigo do aquário o limpa-vidros e mais para a frente um limpa-chãos), algum conselho?

Obrigado

Publicado:

Parece ser algum ataque de bactérias :D

Possivelmente já vinham assim da loja...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Quanto à bolsa viscosa...não te passa pela cabeça o que poderá ser? é muito estranho, pelo menos para um iniciado em aquariofilia como eu.

Publicado:

Alguma bactéria ou fungo, não faço a minima. Tiraste fotos? Se tiraste mete na subforum das doenças que lá informam-te do que é de certeza :wink:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."