KuSsTa Publicado Março 5, 2006 Publicado Março 5, 2006 Olá. Tou com grave problema de algas. Problema este que não consigo resolver nem por nada deste mundo. A principio as algas pareciam me filamentosas mas já ao tenho tanta certeza. Já tentei o apagão de 2 dias (sem resultados), as TPA's tb não estão a ajudar muito, comprei umas bolinhas para por no filtro para remover os fosfatos e nada também. Na ultima TPA que fiz aproveitei e aspirei o areão. Fico a espera de mais sugestões pois acho que o meu aqua está a ir lindamente, fora este problema. Tenho 1 otto 5 cardinhas i caracol dourado e dois limpa vidros albinos. Aqua: 100 x 30 x 40 (60 w) injecção de Co2 caseiro e já a bastante tempo que não fertilizo. Tenho por baixo do areão uma camada de humus que comprei na loja de aquariofilia. Obrigadao a todos.
Keano-16 Publicado: Março 5, 2006 Publicado: Março 5, 2006 Se bem me lembro, o humus pode ser um substrato perigoso. Os concelhos tipicos, - Blackout de 3 dias - Introdução de plantas de crescimento rápido, e pores Muitas plantas (porque se tens Co2 com poucas plantas, não dá jeito). - Fertelizante não cria algas. Por isso dá fertelizante liquido para as plantas que elas precisam! - Redução de tempo de iluminação - Posicionar o aquario longe da luz do sol - Verificar K das lampadas. Segundo sei, acima de 8 000 pode ser problema. - Verificar se o teu filtro tem carvão, se tiver, tenta troca-lo porque o carvão retira nutrientes que são importantes para as plantas Espero ter ajudado. Não caias no erro de comprar 400's ottos e 500's camarões, porque para além de ires à banca rota, os peixes e invertebrados servem para controlar as algas e não para as eliminar.
KuSsTa Publicado: Março 5, 2006 Autor Publicado: Março 5, 2006 Uma das minhas lampadas é a POWER GLO que se não me engano tem 10 000 K. certo? Sempre a achei uma optima lampada, as plantas crescem a olhos vistos debaixo dela. Achas que pode ser ?
Keano-16 Publicado: Março 5, 2006 Publicado: Março 5, 2006 Calma pessoal...calma! KuSsTa, básicamente é assim, há quem diga que essa lampada = algas e há quem diga que não. Eu vou-te tentar explicar, basicamente essa lampada é uma das (senão a melhor) lampada para plantados. Porque tem um optimo indice para as plantas fazerem a chamada fotosintesis. Agora, como em tudo na natureza, é preciso encontrar um equilibrio. Aí está a grande mestria, é encontrar o equilibrio e assim criar um perfeito ambiente para se introduzir os nossos amados peixes. Agora é assim, as plantas precisam de 4 coisas fundamentais, um substrato rico para poderem "chupar" tudo o que quiserem, fertelizante liquido para lhes dares aquilo que lhes falta, bom nivel de Co2 e Luz. O teu problema, reside no desiquilibrio. Essa lampada é genial, agora se não tiveres um aqua com condições adequadas para "receber" tanta iluminação e tantos K, estás lixado. O meu concelho é de inicio, arranjares uma iluminação mais fraca. Colocares umas plantas que cresçam rapidamente, para puderes começar um ciclo. Depois doseares o fertelizante liquido conforme tu vires que as plantas precisam. Tens de ir com calma, não tentes ir de 8 a 80! Vai por todos os degraus devagarinho. Deixa o aqua estabilizar! Deixa o ciclo funcionar! Não te esquecas que as plantas na natureza não foram compradas em lojas de aquariofilia e plantadas por um hobbyista (ou assim). São milhões de anos de desenvolvimento e muito tempo para as plantas se adaptarem ao seu habitat, que infelizmente está sempre a modificar, graças a nos humanos que deitamos o lixo para o rio e andamos cada um no seu carro em vez de tranporte publico. Anyway, Boa sorte, e mais importante...Paciencia! Tem muita paciencia!
Luís Fortunato Publicado: Março 5, 2006 Publicado: Março 5, 2006 Olá. Só uma coisa que me faz confusão. Dizes que compraste umas bolas para retirar fosfatos do aquário... Tinha-los medido previamente? Qual era o seu valor? É que se não os mediste, fizeste um grande erro... Eu já tive algas filamentosas verdes, bués mesmo, e andava com os fosfatos a 0. Comecei a fertilizar com fosfatos (as plantas estavam a consumi-los na ordem de 1-1.5 ppm por dia ) e em 2-3 dias, nunca mais vi nenhuma alga filamentosa verde... Não digo que se o teu caso, mas ao contrário do que o pessoal pensa, nem todas as algas são devidas a concentrações elevadas de fosfatos... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
KuSsTa Publicado: Março 6, 2006 Autor Publicado: Março 6, 2006 Ivan, comprei um teste da Sera e quando medi antes de comprar essas tais "bolinhas" que se chamam Sea Gel "Organic & Phosphate Control" tinha os fosfatos na ordem dos 0.5 mg/l e o sr. da loja disse me que poderia ser disso. Eu quando me começaram a aparecer algas parei de fertilizar, já nao o faço á mais de um mês e mesmo assim nada. As plantas parecem desenvolver-se bem. Tenho Planta Min e Potassio da Seachem.Algumas folhas de plantas estão cobertas de umas algas parecidas com filamentosas, escuras, mas não chegam a ser bem cabelinhos (não sei se me faço entender). Acham que pode ser carência de algum nutriente? Luz a mais? Tenho 60 w como já disse para um aqua com 100*30*40. Nao diria que é um plantado mas um comunitário com bastantes plantas mesmo.
KuSsTa Publicado: Março 7, 2006 Autor Publicado: Março 7, 2006 Alguem me pode ajudar? Já tentei procurar imagens de algas parecidas ás que tenho e a ideia que me dá é que parecem filamentosas mas com 1 ou 2 ml (secalhar nem tanto) ou mesmo filamentosas mortas que ficaram apenas com uma célula nos poros da planta (mais uma vez nao sei se me faço entender... desculpem ) Qualquer das maneiras obrigado a todos agradeco toda e qualquer dica. :D
Luís Fortunato Publicado: Março 7, 2006 Publicado: Março 7, 2006 Olá. Desculpa não ter respondido antes. Mas as algas são pretas, tipo aos tufos? Com os pelos de tamanho entre os 3 mm? Que são difíceis de retirar das plantas e dos equipamentos? Tipo isto: Se sim, não sei ao que são devidas (acho que aparecem mesmo em aquários equilibrados). Mas pelo que li, os SAE são dos únicos peixes, que as comem. E no site onde li isso, vem a dizer que estes peixes as controlam... Ou seja, pelos vistos não as acabam definitivamente... :D Se não for isto, então peço-te que coloques fotografias, sempre é mais fácil. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Quanto aos Fosfatos, nem era preciso estares a comprar essas bolas. 0.5 ppm de Fosfatos é um valor muito bom... Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Março 7, 2006 Publicado: Março 7, 2006 Os concelhos tipicos, - Blackout de 3 dias - Introdução de plantas de crescimento rápido, e pores Muitas plantas (porque se tens Co2 com poucas plantas, não dá jeito). - Fertelizante não cria algas. Por isso dá fertelizante liquido para as plantas que elas precisam! - Redução de tempo de iluminação - Posicionar o aquario longe da luz do sol - Verificar K das lampadas. Segundo sei, acima de 8 000 pode ser problema. - Verificar se o teu filtro tem carvão, se tiver, tenta troca-lo porque o carvão retira nutrientes que são importantes para as plantas Acho que os conselhos básicos, nao me parecem os melhores... blackout de 3 dias nao é uma solução, é um tratamento de choque e se tudo continuar na mesma as algas vão voltar. -Co2 com muitas ou poucas plantas pode ser usado desde que controladamente. -Fertilizante cria algas se a fertilização for mal feita ou usando o fertilizante errado. Fertilizando correctamente é que se controlam problemas de algas. -Redução do tempo de iluminação, depende das horas iniciais... -Posicionar o aquario longe da luz do Sol, é um bom conselho para quem está a começar. - acima de 8000 não é problema nenhum, é preciso é saber-se o que se está a fazer... Qual a reacção que se quer das plantas. KuSsTa, básicamente é assim, há quem diga que essa lampada = algas e há quem diga que não. Eu vou-te tentar explicar, basicamente essa lampada é uma das (senão a melhor) lampada para plantados. Porque tem um optimo indice para as plantas fazerem a chamada fotosintesis. Agora, como em tudo na natureza, é preciso encontrar um equilibrio. Aí está a grande mestria, é encontrar o equilibrio e assim criar um perfeito ambiente para se introduzir os nossos amados peixes. não há "lampadas = algas" , há desiquilibros que são normalmente independentes da lampada. porque é que a power-glow é a melhor lampada para plantados? Como lampada unica eu não a utilizaria num plantado. ora é assim, as plantas precisam de 4 coisas fundamentais, um substrato rico para poderem "chupar" tudo o que quiserem, fertelizante liquido para lhes dares aquilo que lhes falta, bom nivel de Co2 e Luz. as plantas precisam de 3 coisas e não 4 Nutrientes, Co2 e Luz, dependendo das plantas assim pode ser preciso um substrato rico ou não. Substratos férteis não ´são de todo essenciais. Quanto a bolas para retirar fosfatos com um nivel de 0.5mg/l no aqua tambem me parece não só desnecessário como tambem uma má medida. Tal como o Ivanpantz disse, há algas que se desenvolvem em niveis com fosfatos menores. quanto ás algas aqui vão mais umas tentativas: se for a indicada pelo ivanpantz...eliminar só com tratamentos de cobre e retirando os peixes do aquario enquanto este é aplicado. Para controlar, podes aplicar os banhos de lixivia nos equipamentos e plantas afectados e introduzir SAE's para as controlarem. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luis Dias Publicado: Março 7, 2006 Publicado: Março 7, 2006 Oi, Relativamente a esta alga apresentada pelo 'just_me', como é que a combateriam? O meu aqua é fortemente plantado e só algumas espécies de plantas é que adquiriram esta alga. Tenho bastantes SAEs. Nem o Silver Dollar come as tenras folhas onde as algas estão... De facto tenho os fosfatos a 0... (os peixes não deveriam produzir alguns fosfatos?) Obrigado, Luis.Dias
Luís Fortunato Publicado: Março 7, 2006 Publicado: Março 7, 2006 Olá. De facto tenho os fosfatos a 0... (os peixes não deveriam produzir alguns fosfatos?) Mas o problema é esse mesmo. Em princípio tens massa vegetal que necessita mais Fosfatos do que os teus peixes conseguem "produzir". Experimenta manter os fosfatos entre 0.5-1 ppm. Não sei se a causa de aparecimento dessas plantas é devido a fosfatos baixos, mas poderá ser. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis Dias Publicado: Março 8, 2006 Publicado: Março 8, 2006 Experimenta manter os fosfatos entre 0.5-1 ppm. Não sei se a causa de aparecimento dessas plantas é devido a fosfatos baixos, mas poderá ser. Oi, Que formas naturais existem para au aumentar os fosfatos? Só me ocorre fazer aumentar a fauna e/ou não recolher alguma flora que vai apodrecendo... no entanto estas opções não me parecem fazer muito sentido... Obrigado, Luis.Dias
Luís Fortunato Publicado: Março 8, 2006 Publicado: Março 8, 2006 Olá. Que formas naturais existem para au aumentar os fosfatos? Dar mais comida... Mas tem um grave problema. Primeiro, não sabes que concentração em ppm de PO4 contém a comida que dás, se bem que podes andar em cima ddisso com testes regulares à água. Segundo, se dás mais comida, os peixes podem-se ressentir Daí que talvez seja boa ideia fertilizar com um fertilizante de fosfatos (quando o caso assim o pede)... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
KuSsTa Publicado: Março 8, 2006 Autor Publicado: Março 8, 2006 Ivan as algas são muito parecidas com essas, não em "colónias" tão densas mas sim, acho que são essas Brush Algae. Pelo menos nas minhas anubias. Onde poderei comprar SAE? COmprei 2 ottos á uns tempos por achar serem indicados para o serviço mas não foram muito eficazes. Entretanto 1 morreu resta me o outro. Ouvi dizer também que á um peixe muito parecido com o SAE mas não tão eficaz. Como poderei distingui-los para nao comprar um desses "falsos" SAE? Obrigado a todos. Fiquem bem
Luís Fortunato Publicado: Março 8, 2006 Publicado: Março 8, 2006 Olá. Ivan as algas são muito parecidas com essas, não em "colónias" tão densas mas sim, acho que são essas Brush Algae. Pelo menos nas minhas anubias. Onde poderei comprar SAE? COmprei 2 ottos á uns tempos por achar serem indicados para o serviço Smile mas não foram muito eficazes. Entretanto 1 morreu resta me o outro. Ouvi dizer também que á um peixe muito parecido com o SAE mas não tão eficaz. Como poderei distingui-los para não (palavra corrigida) comprar um desses "falsos" SAE? SAE eu comprei os meus há menos de 1 mês na Água Viva em Campo de Ourique. E nem estavam muito caros (pelo menos para mim). €3 e qualquer coisa... Diferenciar verdadeiros de falsos, podes ver aqui (obrigada Space): http://www.thekrib.com/Fish/Algae-Eaters/ Mas nessa loja o dono só lá tinha SAE's verdadeiros. E se lhe pedires dos verdadeiros, duvido que ele te impinja dos falsos Que ele até é boa pessoa (Não, não tenho comissão). Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Março 8, 2006 Publicado: Março 8, 2006 http://www.thekrib.com/Fish/Algae-Eaters/ para distinguires os SAE's do restante maralhal. Para combater aquela alga, caridina japonica é o ideal, sim caridina japonica e não neocaridinas. P.S: too late :D o ivanpantz já tinha respondido. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts