que iluminação?


Recommended Posts

boas,gostaria de pedir a opiniao de todos ( os que a queira dar :lol: )sobre que iluminaçao usar num aqua de 1,2m, 200l, e coluna de agua de aproximadamente 45cm...tendo em conta que gostaria de tentar um plantado, desde ja agradeço a todos

guppys de linhagens puras;compro, vendo ou troco matrizes


um abraço
Joao Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,gostaria de pedir a opiniao de todos ( os que a queira dar  :D )sobre que iluminaçao usar num aqua de 1,2m, 200l, e coluna de agua de aproximadamente 45cm...tendo em conta que gostaria de tentar um plantado, desde ja agradeço a todos

 

Se queres ter um plantado deverias ter pelo menos 1 watt por litro e sem ser HQI não sei se consegues arranjar...

 

Há as calhas lifetech que muita gente usa há uma de 120cm mas desconheço quantos watts e lampadas tem, mas como todas as outras calhas lifetech é carota, a de 75cm custa 120 por isso a de 120 é daí para cima...

 

Também podes optar por fazer uma calha DIY mas aí já não opino porque não percebo nada disso. :wink:

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradeço a tua opiniao, e essa é a minha ideia, fazer uma calha DIY, dai pedir opinioes, sobre que tipo de lampadas colocar, e quantidades

guppys de linhagens puras;compro, vendo ou troco matrizes


um abraço
Joao Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradeço a tua opiniao, e essa é a minha ideia, fazer uma calha DIY, dai pedir opinioes, sobre que tipo de lampadas colocar, e quantidades

 

pois, quanto a DIY não percebo lá muito disso mas concerteza que se colocares um tópico no sub-forum DIY eles te ajudam.

 

Depois, caso faças, posta resultados de como fizes-te... um passo a passo de como fazer uma calha DIY para um aquario desses género.

 

Good luck!

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é garantido que vou fazer, mas neste momento , ainda estou a fazer o móvel, que em principio tb irei postar :wink: , qt á calha qd decidir o que fazer, tb colocarei o resultado,, e ate agora agradeço as opinioes

guppys de linhagens puras;compro, vendo ou troco matrizes


um abraço
Joao Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa Power Compacts.

Têm uma capacidade luminosa impressionante... ontem a noite ( depois da maria se deitar ) alterei a minha calha 2 x 30W T8 para 4 x 36W Power Compact ( ainda só la tenho 2 ) e hoje de manha a maria antes de sair veio ter comigo à cama ralhar que tinha deixado a luz do escritorio acesa de noite... só quando chegou ao interruptor da luz do tecto é que viu que a luz vinha do aqua!!! LOL

 

Ah uma coisa que se fala muito que é a regra do Watt por litro... acho que mais importante que isso é a do X lumens por litro... pois se colocar uma incandescente de 30W, ela da x lumens, mas se puseres por exemplo uma HQI ou PC ela da-te logo ai 2 ou 3 vezes mais lumens...

 

 

Vou investigar e tentar arranjar uma relação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que os lumens tem a ver com a profundidade a que a luz "chega" no aquario.... se nao estou errado (espero que nao) os lumens interessam mais em aquarios em que a altura é bastante grande o caso de 45cm nao é assim nada de outro mundo.... por isso nao quer dizer (so para ser do contra) que um aquario 400L com 40cm de altura necessite uma lampada com mais lumens do que um aquario com 200L mas com 60cm de altura.... estarei errado? espero que nao...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado, pela ajuda, acho que vou seguir o conselho de usar as lampadas das calhas lifetech ,power compacts, qd começar a "obra"postarei fotos

guppys de linhagens puras;compro, vendo ou troco matrizes


um abraço
Joao Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D

 

tanto os lumens como os watts acabam por ser maus como informação unica sobre uma lampada :D

 

tal como o Oinq disse, diferentes tipos de tecnologias emitem diferentes potencias luminosas para a mesma potência electrica, mas diferentes espectros de emissão apesar de poderem ter a mesma potência luminosa podem ter lumens diferentes.

 

"ok, mas se tem mais lumens é melhor,certo?"

 

errado! se pegarem numa lampada verde e numa lampada azul que emitam a mesma potência luminosa a verde terá várias ordens de grandeza mais lumens do que a azul e terá muito menos poder de penetração na agua.

 

 

isto porque o lumen é uma unidade referenciada ao "olho humano médio", ou seja, é boa para iluminação mas não é assim tão boa para iluminação de aquarios plantados.

 

A verdade é que a iluminação devia ser medida em W, mas não em Watts de potência electrica mas sim em W de potência luminosa. Infelizmente é uma informação que não é dada pelos fabricantes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só como complemento ao que foi dito aqui, para um aqua de 200 litros a potencia de watts necessária para poderes fazer aquilo a que vulgarmente se chama um plantado é de +- 180W.

 

Não são necessários mais de 200W ou recorrer à regra do 1W/litro.

 

Esta regra apenas se deve aplicar a aquas até 120-150 litros.

 

Aliás, quanto mais pequeno for o aqua, mais watts/litro são necessários.

 

Quanto aos lumen, estes são fundamentais para ter uma boa iluminação.

 

Por ex.:

 

Muita gente põe Turfa no filtro para acidificar a água, originando uma coloração amarelada que retem muita luz.

 

Com lampadas de poucos lumen, as plantas rasteiras estariam em dificuldades.

 

Em suma para ter uma boa iluminação temos de observar alguns requisitos:

 

1. Variar nos espectros, apostando na sua conjugação;

 

2. Mentalizar que quanto mais pequeno for o aqua, maior a proporção W/litro necessária;

 

3. Distribuir a luminosidade uniformemente pelo aqua ( um problema frequente das HQI );

 

4. Apostar nos reflectores curvos, pois são melhores que os rectos;

 

5. Ter a água limpa e clara, por forma a permitir a penetração da luz.

 

Há mais alguns mas estes são os mais importantes... se não me esqueci...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.