Recommended Posts

Publicado

Boas!!!

Gostaria de me iniciar nos salgados, neste momento tou nos de agua doce.

O meu aqua é de 100cm de comprimento 30cm de largura e 40cm de altura.

Gostaria de saber mais ou menos em quanto me ficaria montar um salgado neste aqua e quantos quilos de rocha viva e aragonite precisaria e em quanto ficava tambem, nao esquecendo os equipamentos tais com escumador, bombas ( quantos l/h?) osmose etc...

Abraços

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá,

Eu comecei com um aquário igual ao teu - era da aquapor, que comprei no carrefour para montar um aqua holandês. Enfim, foi a minha primeira asneira, aos meus olhos de hoje, mas era o que tinha, quando decidi meter-me nos salgados.

Essa história de fazer um orçamento é importante, mas ao mesmo tempo muito frustrante, porque depois de fazer as primeiras contas é de cair literalmente para o lado com o custo a que se chega.

Não é para te desincentivar, mas digo-te que pode assustar, especialmente, quando ainda não se sabe muito bem o que se deve comprar e comprar caro e errado pode ser muito complicado.

Por isso, sugiro que faças um orçamento com o mínimo dos mínimos dos equipamentos, mas compra coisas boas e depois vais evoluindo.

No meu caso, com esse aqua, montei-o sem SUMP, que era algo que na altura ainda nem sequer sabia lá muito bem o que era e muito menos como se montava... por isso não meti sump.

Todavia, já me arrependi e como ainda tenho esse aqua tenho de usar um overflow para poder ligar a sump, já que não furei o aqua antes de o montar.

O ideal seria furares já o aqua de lado. Tb poderias furar no fundo, mas vais ocupar muito espaço dentro de um aqua já de si pequeno.

Sem pensar na SUMP, para começar pensaria no seguinte:

- 45 Kg de aragonite Caribesea aragamax sugar sized para teres um bom DSB (Deep Sand Bed) - vale a pena o investimento!!!

- duas powerheads (por exemplo, maxijet 1200 - 1100 L/h cada) - metes uma cada extremo do aqua

- Galeria de iluminação 100 cm lifetech de 108 W (2 x 36 + 2 x 18 W) de 10.000 K

- Sal qb (tens inumeras marcas - vê aqui no forum sobre o que escolher) - se usares água artificial

- termoestato - 100 W chega

- aparelho de osmose inversa de 250 L/dia no mínimo se usares água salgada artificial - usa um de quatro níveis - filtro de impuresas (1), filtro de carvão activado (2), membrana de osmose inversa (3) e resina de desionização (4) - tenho da marca RO-MAN (mandei vir do UK através do ebay novinho em folha e estou muito satisfeito).

Com este material metes o aqua a funcionar e passados uns dias metes lá as primeiras rochas vivas para começares a colonizar a DSB e começares a ver umas coisitas a mexer... Quanto à questão do ciclo, tens aqui no forum material qd sobre isso.

Quanto aos preços, já não me lembro bem, mas vê tb em sites lá fora e vais ver que o material é muito mais barato, mas antes de comprar informa-te com quem já passou por isso se não tiveres qq experiência sobre o assunto. Não vale a pena pensares em mandar vir a areia de fora que te fica mais cara devido aos elevados custos de transporte (muitos kilos...).

Então e sobre a sump e escumador?

Se te tentarem convencer a usar uma daqueles produtos que se metem dentro do aqua e que trabalham com pedra difusora mais vale não comprares e fazes TPAs semanais depois do primeiro mês passado após introdução de rocha viva (após conclusão do ciclo). Quando puderes, usa um externo para colocar dentro da SUMP - Não tenhas pressa a escolher para não errares...

Vou mais longe, e sugiro que fures o aqua antes de o montares (vê com algum profissional ou com colegas aqui no forum que já fizeram isso), mas aguarda para ligares a SUMP e pensares num bom escumador depois de teres o aqua a funcionar.

A SUMP até é algo simples, mas como tudo na vida é simples depois de se saber. até lá guarda o teu dinheiro.

Para dentro da sump vais precisar de um bom escumador (compra um em segunda mão num dos foruns), de uma bomba de retorno (2.500 L/h) e de um reactor de Kalk ao lado da mesma para adicionares hidróxido de cálcio (kalk) através de um bomba de reposição.

A adição de kalk desde a primeira hora que montas o aqua é muito importante. Enquanto não tiveres o reactor de kalk podes preparar à mão e adicionar gota a gota como eu fiz no primeiro ano do meu aqua, com um garrafão e ajuda da gravidade. Vê no forum material sobre esse tema crítico.

Estuda bem o formato da sump e as várias ligações para que funcione bem.

Outra coisa fundamental, caso uses água salgada artificial, oxigena bem a água de osmose inversa antes de adicionares o sal para que haja mais iões de hidrogéneo e as reacções químicas que se originam durante a mistura sejam as mais adequadas.

Quanto aos preços, já não me lembro bem e é melhor investigares. O importante, agora, antes de saberes os preços é decidires o que é que precisas verdadeiramente de comprar.

Uma provocação final ! Se o problema não for o dinheiro, compra um aqua maior (com traves francesas para reforço) e usa esse que tens agora para SUMP.

ah, e copmpra um bom livro para criares as tuas primeiras bases teóricas. Vais poupar muito dinheiro com esse pequeno investimento!

Boa sorte!

Um abraço.

• 1 mês depois...
  • 5 meses depois...
Publicado:

Olá,

Luis, excelente resposta, muito boa ajuda ao Nawazaki, e a mim também. :)

Obrigado,

Abraços

• 7 meses depois...
Publicado:

boas, Luis grande ajuda que me deste agora, se me desse uma ajuda qanto a peixes e que era, vou comprar um aquario de 100cm ja com termostato 100W da aquarium system, um filtro EHEIM interno e uma bomba de ar Sicce, por 100 euros, agoraqeriasaber uns peixes de agua salgada a baixo preço, resistentes , bonitos , e que não presisem de corais. Agradecia qe me respx

comprimentos :P