Pires Publicado Março 3, 2006 Publicado Março 3, 2006 Tenho um casal isolado num aquário de 85l. Eles desovaram e tenho várias crias espalhadas pelo aquário. Umas agarradas ao cone, outras agarradas à parede preta exterior do filtro, outras ainda a passear pelo aquário, mas nenhuma de volta dos pais. Isto não é normal...?
Joao Machado Publicado: Março 3, 2006 Publicado: Março 3, 2006 Boa noite. Já nadam? Penso que não! O que deverá ter acontecido é que num abanão mais "radical" um dos papás espalhou os bébés. Acontece frequentemente ainda mais em casais inexperientes. Um abraço. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Carlos Ferreira Publicado: Março 5, 2006 Publicado: Março 5, 2006 Meu caro, como está a iluminação? Por vezes, com pouca luz no aqua de criação, os alevins podem ter tendência a dispersar. Acontece comigo, quando no final do dia se desligam as luzes do aquas de criação. A inexperiencia dos pais tambem pode ser factor importante, quando começaram a sair do cone, os pais tinham a preocupação de os ir buscar com a boca para os reagrupar? Carlos
Pires Publicado: Março 5, 2006 Autor Publicado: Março 5, 2006 Penso que é mesmo falta de experiência dos pais. Tenho sempre luz no aquário, não tenho filtro ligado, alimento muito pouco os pais. Já vi alguns filhotes a tentar bicar nos pais, mas eles sacodem os filhos, como se tivessem cócegas. É a primeira vez que consigo que este casal tenha filhotes no estado “nadar”. Ainda vejo alguns a passear no aquário, mas para a próxima pode ser que os pais assumem o seu papel. Obrigado pela vossa ajuda.
Manuel Carvalho Publicado: Março 5, 2006 Publicado: Março 5, 2006 Boas Pires Parabéns pela criação. Também já tive essa experiência, de os filhotes andarem pelo aqua sem encontrarem os Pais. No final alguns sobreviveram. Penso que se o casal é novo isso é normal, o meu casal já vai tratando melhor os filhotes, mas também já vai na 14ª ou 15ª postura. O que é necessário é uma grande dose de PACIÊNCIA: Um Abraço Um Abraço Manuel Carvalho
ruitaborda Publicado: Março 7, 2006 Publicado: Março 7, 2006 Ola Parabéns pela criação. É muito frequente essa situação de os filhotes andarem pelo aquário abandonados. Tenho tido diversas criações e só me acontece em casais novos, ou por outro lado,existirem casais que não segregarem a mucose propria para alimentar os alevins. Tenho agora um casal lindo que nas 3 primeiras criações não os alimentaram por falta da segregação de mucose Por vezes há criadores que baixam o ph para obrigar os pais a segregarem essa mucose. Ate sempre Rui
Recommended Posts