Luis27 Publicado Março 2, 2006 Publicado Março 2, 2006 olá pessoal... comprei recentemente sulfato de potassio e de magnesio para fazer fertilizante. A duvida coloca-se na diluição destes compostos. Fui à pagina do Chuck e realmente lá permite saber as quantidades que se estão a adicionar ,só não sei que quantidade devo diluir. Por exemplo, em 500 ml de agua coloco que quantidade destes elementos? ou é indiferente? esclareçam-me por favor... cump
Oinq Publicado: Março 2, 2006 Publicado: Março 2, 2006 Penso que a calculadora do Chuck esta bem esplicita... tens um limite que não sei qual é para diluires o sulfato... é até a solução ficar "saturada"... depois conforme a solução tenhas feito, adicionas mais ou menos no aquario para uma determinada concentração... Lê lá bem a pagina da calculadora que tá bem esplicadinho Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Luís Fortunato Publicado: Março 2, 2006 Publicado: Março 2, 2006 Olá. Penso que a calculadora do Chuck esta bem esplicita... Já somos dois... tens um limite que não sei qual é para diluires o sulfato... é até a solução ficar "saturada"... Pelo que estive a apurar a solubilidade do K2SO4 é de 120 g/L e do KCl é de cerca de 300 g/L. Ou seja, se tentares dissolver 121 gramas de K2SO4 num litro de água, uma grama vai ficar no estado sólido, precipitado no fundo do frasco... depois conforme a solução tenhas feito, adicionas mais ou menos no aquario para uma determinada concentração... Exacto... O que tens de fazer é: Primeiro escolhes o que queres dosear e o produto, por exemplo: Potássio em Sulfato de Potássio (Potassium in Potassium Sulphate). Depois escolhes o volume de fertilizante que queres fazer (em ml)... Seguidamente inseres o volume do teu aquário (usa o volume real, e não o teórico). Se bem que se o usares o teórico, as concentrações adicionadas vêm mais elevadas. Consoante a disparidade entre o volume teórico e o real, maior ou menor será essa diferença. :D Finalmente, jogas com a massa de produto que vais pesar e diluir. Cada vez que inseres uma massa nova, ele varia-te o campo "Each ML of this solution that you add to your tank will add". É questão de ires jogando com a massa de produto até atingires a relação "ppm/ml de fertilizante" que queres... Qualquer dúvida, pergunta. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Luis27 Publicado: Março 3, 2006 Autor Publicado: Março 3, 2006 ah ok isto às vezes com uma pequena ajuda vai lá... só mais uma questão: onde é que eu posso consultar os limites (quantidades) de diluição/saturação destes compostos? Tambem na página do chuck? de qq maneira obrigado pelos esclarecimentos... cump
Luís Fortunato Publicado: Março 3, 2006 Publicado: Março 3, 2006 Olá mais uma vez. onde é que eu posso consultar os limites (quantidades) de diluição/saturação destes compostos?Tambem na página do chuck? Eu creio que sim... mas não tenho a certeza. Em todo o caso, procura no Google por "Nome do composto/Fórmula Química solubility" A do KNO3 é sensivelmente, de 200 g por litro de água, a uma temperatura de 10 C. Dos compostos fosfatados, creio que não precisas de te preocupar muito, pois costumam-se fazer fertilizantes que adicionem pouco fosfato. O que faz com que as massas pesadas sejam quase sempre (se não sempre) solúveis no volume em que as queremos dissolver. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
manu33 Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 boas... como é mantido essa solução "k2so4" já feita??? é preciso manter no frio ou à temperatura ambiente??? fiquem... ____________ cumps Manu33. Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
Luís Fortunato Publicado: Março 23, 2006 Publicado: Março 23, 2006 Olá. Podes manter à temperatura ambiente. Os elementos já estão oxidados ao máximo, por isso não há qualquer perigo de contaminação por parte do Oxigénio da atmosfera. Convém é fechares o frasco/embalagem de modo a não apanhar pó, nem a água evaporar-se E quando fizeres o fertilizante, tenta sempre usar água destilada, pois regra geral, o ião sulfato (SO4(2-)) já existe na água da torneira, o que pode inviabilizar a dissolução completa do K2SO4 (isto se estiveres a trabalhar perto da solubilidade máxima). Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
manu33 Publicado: Março 23, 2006 Publicado: Março 23, 2006 boas... já que estamos nesta onda dos potassios qual é a diferença do k2so4 e kh2so4 ? sei que tenhem o peso molecular diferente e para as plantas deve haver alguma diferença!!!! _________________ cumps Manu33. Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
Luís Fortunato Publicado: Março 23, 2006 Publicado: Março 23, 2006 Olá. já que estamos nesta onda dos potassios qual é a diferença do k2so4 e kh2so4? Boa pergunta. A grande diferença (a mais aparente) é que tu com o K2SO4 para a mesma massa de pó, tens muito mais "potássio". Ou seja, numa mol de K2SO4 tens duas moles de K+, numa mol de KHSO4 tens apenas uma mol de K+. As outras diferenças estão mais relacionadas em aspectos mais químicos. Por exemplo, a solubilidade do KHSO4 é de 560 g/L de água. Isto prende-se com o facto de a dissolução do KHSO4 originar uma solução com o pH mais baixo do que a de K2SO4. E a solubilidade dos compostos é também função do pH do meio. Quanto mais baixo o pH, maior a solubilidade. Esta é também uma razão pela qual os ácidos inorgânicos não existem sobre a forma de sal. sei que tenhem o peso molecular diferente e para as plantas deve haver alguma diferença!!!! Aqui estás errado. Desde que não deites baldes de fertilizante para a água, na água do aquário, a dissociação desses dois sais (ou da solução de fertilizante) origina exactamente as mesmas espécies: Ião Potássio: K+ Ião Sulfato: SO4(2-) O que podes dizer é que o KHSO4, quando se dissocia, forma mais um ião, face à dissolução do K2SO4. O ião H+, que vai baixar o pH da solução. Mas como as concentrações elevadas são na ordem de unidades/poucas dezenas de ppm, o pH do aquário admite-se que não varia... Agora é fazeres umas contas, e veres em qual dos dois sais tens uma relação "preço/átomo de Potássio" mais baixa. Tanto quanto sei é o K2SO4. Aliás, até é aconselhável trabalhares com o K2SO4, porque se por ventura trabalhares em concentrações perto da saturação do KHSO4, o pH do fertilizante será ainda muito ácido (à volta de 2). Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
manu33 Publicado: Março 23, 2006 Publicado: Março 23, 2006 boas. mais uma vez obrigado. já entendi um pouco mais "acerca do potássio"... mas em relação ao que foi dito por mim,em dizer que o peso molecular era diferente e por ventura iria ter consequençias em relação as plantas era só uma pergunta minha em duvida... mas eu tenho uma solução feita por mim com K2SO4 em 62.25ml de agua destilada adicionei 6.25gr de K2SO4.(peço para corrigir se algo estiver mal) ainda não comecei adicionar ao aqua mas espero faze-lo em breve. estou a passar um momento difíçil , 2 semanas de ciclo e as plantas ainda estão adaptar-se...começão aparecer algumas algas mas para já nada de grave... __________ cumps Manu33. Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
Luís Fortunato Publicado: Março 24, 2006 Publicado: Março 24, 2006 Olá de novo. mas em relação ao que foi dito por mim,em dizer que o peso molecular era diferente e por ventura iria ter consequençias em relação as plantas era só uma pergunta minha em duvida... Sim... mas eu também respondi, que se não usares muito fertilizante, adicionares KHSO4 ou K2SO4, para as plantas e peixes é a mesma coisa... Percebes? mas eu tenho uma solução feita por mim com K2SO4 em 62.25ml de agua destilada adicionei 6.25gr de K2SO4.(peço para corrigir se algo estiver mal) Hum... conseguiste dissolver isso? Não ficou nada no fundo do copo? Muito estranho, isso dá uma razão perto de 1 kilo de K2SO4 por litro de água Mas mais a mais, os valores que tens de dissolver, e em quantos litros de água, dependem exclusivamente da litragem do teu aquário, e da concentração do fertilizante. Estares a dizer que dissolveste x gramas em y ml não ajuda muito... Tanto pode ser pouco, como muito. Depende do aquário... Vê lá isso melhor, se faz favor. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
manu33 Publicado: Março 25, 2006 Publicado: Março 25, 2006 boas. eu segui as relacões ditas aqui por um membro do forum. ele fazia para 500ml e eu só fiz uma reducão para 62.5ml o que deu 6.25gr de k2so4. mas eu tenho 240 lts de agua... já agora se não é pedir muito qual a proporção certa para 62.5ml de agua destilada??? realmente depois de ter feito a solução reparei que ficaram alguns sais por dissolver.... fica. ________________________________________________________ cumps Manu33. Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
Oinq Publicado: Março 25, 2006 Publicado: Março 25, 2006 já agora se não é pedir muito qual a proporção certa para 62.5ml de agua destilada??? 120g por 1000ml x g por 62.5 ml x=(62.5x120)/1000 x=7,5g de K2SO4 em 62,5ml de agua destilada nada como um pouco de google para ajudar... logo no 1º link http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=pot...olubility&meta= Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
manu33 Publicado: Março 25, 2006 Publicado: Março 25, 2006 boas. isso foi o que fiz... mas a solução deve estar saturada porque não consigo diluir os 6.25gr de k2so4 em 62.25ml de agua destilada... pareçe-me que o membro ivanpantz deve ter razão... fica... ________________________________________________ cumps Manu33. Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
Oinq Publicado: Março 25, 2006 Publicado: Março 25, 2006 É a agua era mesmo destilada? é que se ja la tiveres compostos dissolvidos e solubilidade é menor... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Luís Fortunato Publicado: Março 30, 2006 Publicado: Março 30, 2006 Olá. É a agua era mesmo destilada? é que se ja la tiveres compostos dissolvidos e solubilidade é menor... Nem mais... Geralmente, nas águas da canalização a concentração de iões sulfato é já considerável, daí que a solubilidade diminua... Sem contar com outra coisa muito importante. A solubilidade de 120 g/L, muito provavelmente é para uma temperatura de 20º ou 25º C. E geralmente, as nossas soluções de fertilizante encontram-se a temperaturas mais baixas (solubilidade diminui). Outra, relacionada com o que o Oinq já disse, se estás a usar um volume tão baixo é normal que o grau de contaminação seja também maior. Fica a minha pergunta. Que tipo de aquário é que tu tens, para precisares de um fertilizante tão concentrado. Mais vale adicionares 10-30 ml de fertilizante para aumentar 1 ppm de K, do que andares com uma solução concentradíssima para elevares 1-2 ppm com cada ml... Não faz sentido... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
manu33 Publicado: Abril 1, 2006 Publicado: Abril 1, 2006 boas. o meu aqua tem 120*40*45 = 240 ltrs. tenho mantido tpa´s constantes e de 2 em 2 dias estou adiçinar 0.5 deK2SO4 tenho medido os nitratos e continuam altos de 30 a 40mg /l. estou a tentar elevar o potassio para baixar os nitratos....será que estou a fazer bem????? ____________________________________________________ cumps Manu33. Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
Luís Fortunato Publicado: Abril 2, 2006 Publicado: Abril 2, 2006 Olá. o meu aqua tem 120*40*45 = 240 ltrs.tenho mantido tpa´s constantes e de 2 em 2 dias estou adiçinar 0.5 deK2SO4 tenho medido os nitratos e continuam altos de 30 a 40mg /l. estou a tentar elevar o potassio para baixar os nitratos....será que estou a fazer bem????? Depende. Notas que as plantas tenham deficiências a nível de Potássio? Tens alguma espécie de algas presente no aquário? Não só exclusivamente nas plantas, mas também na decoração/equipamentos? O mais importante é verificares se as plantas se ressentem da falta de algum nutriente. Experimenta controlar o Fosfato. Pode nem ser falta de Potássio... Quanto às contas, se adicionas 0.5 ppm (?) de K, poderá ser pouco, digo eu... Eu no meu aquário, por cada 1 ppm de Fosfatos que adiciono, adiciono cerca de 10-15 ppm de K. Mas tal como já disse, o problema pode não ser o a falta de Potássio. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Se dissolveres 55 gramas de K2SO4 em 1000 ml (1 litro de água destilada), para o teu aquário de 240 litros, cada ml de fertilizante eleva 0,1 ppm de K. Daí, se usares pipetas da Nutrafin de 5 ml, eleves por cada pipeta, 0,5 ppm de K no teu aquário Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
manu33 Publicado: Abril 2, 2006 Publicado: Abril 2, 2006 boas. tenho algumas filamentossas quer nas plantas quer nos vidros ma nada preocupante ainda estão muito pequenas... estou a fazer tpa`s de 3 em 3 dias... quando faço as tpa`s adicino 0.5 de K2SO4 mais 0.5 de elements trace "casseiro" ... mas tenho o aqua em maturação desde o dia 12 de março e as plantas vão cresçendo mas a meu ver muito lentamente... da-me a sensação que lhes falta algo o quê eu não sei... aqui fica o setup: 120*40*45 temp 27º , 180w de luz 6400k , 2* 2213 eheim substratcto akadama 25 litros (por baixo deste humus da prodac) no3 30 a 40 mg/l po4 0.25 mg/l sem mais. ___________________________________________________ cumps Manu33. Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
Luís Fortunato Publicado: Abril 2, 2006 Publicado: Abril 2, 2006 Olá de novo. mas tenho o aqua em maturação desde o dia 12 de março e as plantas vão cresçendo mas a meu ver muito lentamente...da-me a sensação que lhes falta algo o quê eu não sei... Então, a meu entender, é normalíssimo. Se o aquário ainda não está montado há muito tempo, é normal as bactérias nitrificantes (que ajudam as plantas a assimilar azoto) não estarem completamente estabelecidas no substracto. Daí que tenhas os nitratos elevados. Eu tentaria aumentar ligeiramente os Fosfatos, para ver se as plantas metabolizavam os Nitratos. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
xlifes Publicado: Abril 3, 2006 Publicado: Abril 3, 2006 Boas. Estou a gostar de ler este tópico porque apesar de não entender nada de química estou a aprender algumas coisas Estou neste momento com um problema de algas no meu aquário (http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=41193) e foi-me aconselhado fazer fertilização, uma vez que o problema deve ser a falta de algum nutriente (potássio ou fosfato provavelmente). Gostaria de saber onde é que voçês adquirem os quimicos para fazerem o fertilizante em casa. É que comprar os fertilizantes já feitos fica um pouco caro... queria experimentar fazer uma solução caseira! E já agora que fertilizantes podemos fazer em casa? Potássio e mais? Obrigado :D Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
Oinq Publicado: Abril 3, 2006 Publicado: Abril 3, 2006 xlifes, da uma espreita aqui... http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...dosage_calc.htm Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
jbrito Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 Um pequeno achega ( que acho que foi dito, mas meio diluido no meio de tanta info!) Quanto maior a temperatura da agua, mais sais podem ser dissolvidos. Lembro-me de ter feito uma experiencia, em que quando se baixava a temperatura, começava a haver precipitação e vice versa! Cumprimentos, JB
Luís Fortunato Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 Olá. Quanto maior a temperatura da agua, mais sais podem ser dissolvidos. Sim, mas a diferença de tipo 10-15 graus, em princípio não influencia grande coisa. Mas em todo o caso, é como dizes. Se bem que há outros factores mais importantes que influenciam a precipitação/dissociação dos sais, tais como pH e outros sais dissolvidos. Mas já agora, se estamos a trabalhar em concentrações da ordem de unidades-dezenas de ppm, creio que não se coloca a hipótese de haver precipitação. E tal como carências de elementos, excessos são tanto ou mais prejudiciais Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts