Spooky Publicado Março 2, 2006 Publicado Março 2, 2006 Boas tardes ... Tenho um aquecedor Jager 100W para o meu aqua de 60cm ... devido á sua dimensão quase que não da para o ter na vertical ... digo quase porque efectivamente dá e ultrapassa o limite com folga o unico problema é que fica a tocar na areia (aragonite) que tive de "escavar" um pouco para que ele caiba ... Será que ah problema do aquecedor ficar a tocar na areia? Ao longo do tempo e visto eu destinar este aquario com peixes de fundo e que remechem a areia o aquecedor pode ficar na ponta um pouco enterrado isso poderá ser mau? A alternativa era submergir o aquecer todo com ele inclinado... é uma possíbilidade mas se der assim .... Obrigado Citar
coimbra Publicado: Março 2, 2006 Publicado: Março 2, 2006 Graças a uma mudança no layout que pretendo fazer também me deparo com a mesma dúvida , apesar de ter quase a certeza que não tem nada de mal o facto de uma zona do aquecedor ficar enterrada... Mas, procuro essa certeza "abosluta" (creio que o meu caso será mais grave porque o mais certo é o aquecimento ficar com 10-12cm enterrado)... Já pensei numa possível solução ,caso seja desaconselhado tal procedimento...fazer em vidro uma proteção para o aquecedor para a zona enterrada.... O que vos parece? Faz mal ficar enterrado? (supostamente o que poderia perder era capacidade de aquecimento da água mas de resto não vejo inconvenientes...) Citar Um abraço Coimbra
Spooky Publicado: Março 2, 2006 Autor Publicado: Março 2, 2006 Deve apontar que no meu caso a granulometria é mto pequena visto ser aragonite e não estar enterrado (po agora) mas a tocar no fundo.... Mas ja agora caso fique enterrado nem deve chegar a 1cm ... creio que o meu caso será mais grave porque o mais certo é o aquecimento ficar com 10-12cm enterrado Que granulometria tens ... tipo de fundo. Obrigado Citar
coimbra Publicado: Março 2, 2006 Publicado: Março 2, 2006 bem... ok..."o teu caso quase que não é caso" se falas em só 1 cm enterrado e a tocar no fundo...Creio que quando falas na granulometria, falas do possivel problema da pressão que esta pode exercer no vidro do aquecimento...bem, mas se o vidro aguenta as pancadas dum peixe mais maluco a nadar pelo aquário também aguenta uma pressão quase uniforme exercida por grãos de 3 mm (ou menos no teu caso)... A minha questão era mais se prejudica o funcionamento do aquecimento (para além dum possível menor aquecimento geral da água- uma vez que na zona enterrada não existe circulação de água normal junto à resistência e se este factor condiciona o equipamento ) e da sua vida útil... Citar Um abraço Coimbra
Sérgio Moreira Publicado: Março 2, 2006 Publicado: Março 2, 2006 Se falarmos em estar 1cm enterrado, tenho plena certeza que este facto não encurtará a vida útil do aquecedor. Agora, se falarmos em 10cm, o caso já muda de figura: São 10cm em que não existe contacto com a àgua. Presumindo que estes 10cm representam cerca de 20/30% da superfície total do aquecedor, será necessário um esforço substancial deste dispositivo em termos de actividade para conseguir elevar e estabilizar a temperatura da àgua, o que acelerará o seu desgaste. Mais, tenho até dúvidas que se consiga estabilizar uma temperatura de 27/28º com 70% de superfície útil. Fiquem bem. Sérgio Moreira Citar
José Cruz Silva Publicado: Março 2, 2006 Publicado: Março 2, 2006 Olá! Penso que o problema não seja só esse. Se o aquecedor estiver muito enterrado, quando liga vai aquecer o areão e o calor não se dissipa para a água, logo o termóstato não ligará com tanta frequencia, dificultando assim ainda mais o aquecimento da água. Citar Abraços Zé Néo
Keano-16 Publicado: Março 2, 2006 Publicado: Março 2, 2006 Porque não por o termostato na diagonal? Citar
Nassis Publicado: Março 2, 2006 Publicado: Março 2, 2006 tiras-te me as palavras da boca... Citar Não é permitido assinaturas comerciais. PC
Paulo Castanheira Publicado: Março 5, 2006 Publicado: Março 5, 2006 Porque não por o termostato na diagonal? Nem mais, é como tenho os meus... Citar
coimbra Publicado: Março 6, 2006 Publicado: Março 6, 2006 Quando se tem preocupações estéticas e não se tem sítio para se esconder o aquecimento na diagonal, esta opção não é válida...Acho que é só mesmo válida para quem tem um tronco ou um molho de plantas atrás dos quais o possa esconder, o que não é, de todo, o caso... Citar Um abraço Coimbra
Recommended Posts