CO2 caseiro é mesmo necessário?

Wooddy Weaver

Recommended Posts

Muito tenho "ouvido falar", aqui no forúm, sobre o CO2 caseiro. No entanto mesmo assim, restam-me algumas dúvidas.

Eu compreendo a necessidade do CO2 para a plantas, mas a quantidade existente na água do aquário não suficiente para satisfazer as suas necessidades? Ou seja, é necessário, sempre introduzir mais CO2? Ou isso é apenas para acelerar o seu crescimento?

Coloco esta questão porque estou tentada a experimentar, mas ainda não tenho um teste de pH, (o que me ajudava a controlar em parte a concentração do CO2), e também porque tenho um aquário muito pequeno (30*20*15) com apenas três tipos de plantas: Cabomba, élódea e penso que a higrophila polysperma (pois ainda é pequena). No início elas não se estavam a dar bem, mas aumentei a temperatura para 21ºC e elas começaram a desenvolver-se.

Os peixes que tenho são kinguos; um cauda de véu e um telecópio.

Ainda sobre as plantas:

Quando comprei as minhas plantas, comprei as que referi, mais uma que não sei o nome. A folha era muito parecida com a de um Anthurio. Mas ela não se aguentou e acabou por murchar, com excepção de uma parte do caule, que espero sinceramente que rebente. Procurei aqui e em vários sites, (inclusivé o tropica.com) e não encontrei a referida planta. Por isso desconfio que não se trata de uma planta aquática e que me foi vendida como tal.

Penso que é sabido por todos que uma planta não aquática, aguenta algum tempo em água. Esta propriedade pode assim ser indevidamente aproveitada pelos vendedores menos escrupulosos, enganando assim, os clientes leigos.

A ignorância pode ser vendida ao desbarato, mas a confiança não.

Se por acaso estiver errada, digam-me, pois gostava de saber qual era a planta que comprei.

Obrigada pela atenção

Partilhar nas redes sociais

é complicado estar a afirmar que é terrestre sem ver imagens da planta, o que posso dizer é que a tropica não vende todas as plantas aquáticas...

Em relação ao CO2, depende, depende...

isto num aquário existem muitas variáveis.

existem plantas que suportam niveis de co2 baixos, outras que morrem...

muita luz equivale a ter de juntar muito fertilizante na água, e para que esteja tudo em equilibrio também muito co2...

portanto tudo depende...existem muitos factores...

se perguntas se é possivel criar boas condições para qualquer espécie disponivel (aquática) num aquário sem co2...digo-te já que não é possivel...

Abraços!

será que esse anthurio é uma nymphaea? (planta aquática)

vê aqui:

http://www.thekrib.com/Plants/People/Olson...on/Nymphaea.jpg

é isto?

podes ver aqui mais...

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&lr...TF-8&q=nymphaea

aqui encontras fotos maior parte da forma emersa.

(as folhas novas e pequenas costumam vir com formato de lança, as mais maduras mais redondas), e as folhas são ligeiramente diferentes...

isso vinha com um bolbo agarrado?

por vezes as nymphaea são vendidas com os tais bolbos...

será que esse anthurio é uma nympha

Se quando as folhas são mais jovens têm uma forma de lança, então pode ser essa.

Ainda a respeito do CO2, também li que se se está a incorporar CO2 então deve-se desligar a bomba de ar, porque assim perde-se grande parte do CO2 incorporado. Mas a minha duvida é. A bomba de ar é assim tão dispensável?? Ela não contribui para a oxigenação da água??

A resposta anterior está mal editada, desculpem.

será que esse anthurio é uma nymphaea? (planta aquática)  

Se quando as folhas são mais jovens têm uma forma de lança, então pode ser essa.

Ainda a respeito do CO2, também li que se se está a incorporar CO2 então deve-se desligar a bomba de ar, porque assim perde-se grande parte do CO2 incorporado. Mas a minha duvida é. A bomba de ar é assim tão dispensável?? Ela não contribui para a oxigenação da água??

Obrigada

Quando te dizem para desligar a oxigenação é para reduzir as trocas gasosas entre a água e o ar. Quando se injecta CO2 provoca-se um desiquilibrio para cima na concentração do mesmo na água e este tem tendência a "fugir" para a atmosfera.

A ideia por trás de dispensar a injecção de ar, é que se tiveres a injectar CO2 na razão certa as plantas transformam-no em O2 através da fotossintese.

Há muitas plantas que não requerem injecção de CO2 para crescer como os fetos e as anubias e muitas outras. Tu tens plantas fáceis e num aqua tão pequenino não te aconselho nada a brincar com CO2 porque fácilmente rebentas com a escala e podes ter de um dia para o outro uma desagradável surpresa.

É optimo que estejas tão interessada no assunto, que é um assunto sério para se conseguir ter aquários densamente plantados ou mesmo só para conseguir ter certo tipo de plantas, não me parece o mais indicado para *este* teu aqua devido ao tamanho e às espécies de plantas que nele tens.

Beijinhos,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Desde o inicio que estou a tentar ter o meu aqua plantado. Só que até agora só resistiram duas Amazonenses Gigantes, as outras foram definhando ou foram comidas pelos peixes (a ultima que introduzi foi uma cabomba - não durou 24h.

Visto que o MrPCB me deu umas dicas de onde posso aranja-las de uma forma mais barata. Estou a pensar por mais luz no aqua e tb já me passou pela cabeça CO2. Como o meu aqua é pequenito 50 x 25 30 será que é aconselhavel ou é ainda muito pouco para me por abrincar com isso.

Haja saude

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Podes editar as tuas mensagens banana rock

CO2 num aqua tão pequeno não aconselho o DIY, só arriscaria a versão com botija. Com o DIY tens que ter muita atenção para não haver azar.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

(a ultima que introduzi foi uma cabomba - não durou 24h.

Eu estou agora a começar com um plantado e uma das plantas que pus foi uma cambomba, e ao fim de 3 dias é a que tem melhor aspecto, inclusivé tem 2 rebentos a crescer a olhos vistos. Não percebo o que terá acontecido com a tua, o meu aqua é de 60cm, sem injecção de CO2, pH7 e apenas 0.25W/L de iluminação, mas ela aparenta estar de grande saúde.

Boa sorte com as futuras plantas que introduzires.

Fiquem Bem