Problemas com 4 discus.AJUDEM-ME P.F.!!discos à tona


taita

Recommended Posts

Boas

Tenho 2 discus faz 2 meses e andavam de perfeita saude. No domingo comprei mais 2, e tudo se alterou. Um dos novos colocou-se a um canto de cabeça para cima, no topo do aquario. Os outros 3, começaram com comportamentos estranhos. Os que ja ca estavam a mais tempo deixaram de comer, e actualmente nao saem dos cantos do aquario.

Um dos 2 discus mais recente, o tal que nao sai do canto e que se encontra de cabeça para cima, comecou a apresentar uma especie de "borbulhas brancas" no corpo (nao na cabeça).

Pedi algum esclarecimento, e conclui que poderia fazer um tratamento de flagyl. Comecei na segunda feira a fazer. O discu que apresentava os tais problemas, depois de ter começado a recuperar e a sair dos cantos na terça feira, esta noite acabou por morrer

estava cheio das tais "borbulhas" brancas no corpo. em relacao aos outros, estao todos muito estranhos.

Os que ja ca estavam deixaram de comer, um deles, esta a na maioria do tempo à tona de agua e inclinado para a horizontal. O outro, mais antigo tambem, nao sai do canto inferior do aquario, e tem uma das barbatanas ora fechada ora aberta (umas vezes a esquerda, outras vezes a direita). O 3º elemento, o unico novato que sobreviveu, aparentemente nao tem comportamento estranho, excepto, ja dei por ele a esfregar a boca 1 ou 2 vezes no tronco, nada mais.

Nenhum deles tem, aparentemente qualquer indicacao de problema externo.

Hoje fui à loja onde os comprei, e informaram-me que de acordo com os sintomas, para comprar hexamita, e para dar, pois o flagyl só serve para parasitas internos, e que nao iria resolver nada. Assim, trouxe a Hexamita da ESHA. Ja apliquei. Mas estive agora a ler aqui no forum, que a Hexamita é um parasita! como nao percebo nada disto, entao eu trago um produto para combater parasitas, etc, e o produto está a inserir parasitas nos bichos?

Actualmente ja dei tambem umas vitaminas na agua para lhes abrir o apetite.

 

pH. 7.0

Temp: 30ºC

Nitritos: 0

 

Por favor ajudem-me a salvar os meus discus!!

 

Obrigado a todos

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

infelizmente não sei o que se passa com os teus discos, mas queria te aconselhar a por uma bomba de ar com pedra difusora no teu aquario, pois o tratamento com flagyl, muitas vezes afecta o nivel de oxigenio disolvido na agua.

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Taita:

Mas estive agora a ler aqui no forum, que a Hexamita é um parasita! como não (palavra corrigida) percebo nada disto, entao eu trago um produto para combater parasitas, etc, e o produto está a inserir parasitas nos bichos?

 

Sim o Hexamita é um parasita! Mas o produto não está a inserir nenhum parasita no teu aqua! Esse produto é um medicamento que trata os peixes que estejam infectados com Hexamita.

 

As "borbulhas" que falas eram pequenas (tipo menores que a cabeça de um alfinete)??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

A temperatura está a mais de 27º?

As borbulhas não será ictio?

Supondo que iniciaste o tratamento com o Hexamita da Esha, segue-o até ao fim.

O problema, na minha opinião, passou por uma deficiente escolha dos exemplares adquiridos.

Nos discus não devemos facilitar, devemos pedir ao lojista para os alimentar e "estudar" bem a reacção dos peixes perante a comida.

Mostra-nos uma foto!

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

um deles, esta ao de cima, como o outro que morreu, tb com a cabeça um pouco para cima, e respiracao ofegante. Os outros, foi como expliquei. um, o mais recente aparentemente nao tem nada de esquisito, apenas se esconde, e o outro mais antigo, esta escondido com uma barbatana lateral fechada.

 

A temperatura é de 30º

a mes e meio, tive um ataque de ictio que acabei por controlar. E o que apareceu neste que morreu, nao era nada parecido com o ictio.

Ja reduzi um pouco o nivel da agua, para utilizar a saida do filtro para borbulhar mais, de modo a criar um pouco mais de oxigenio. Existe mais alguma maneira de fazer de imediato mais oxigenio, uma vez que a esta hora nao existe lojas abertas.

 

os valores sao estes:

ph: 7

temp: 30

Nitritos: 0

kH: 3 gotas de reagente (nao sei o equivalente às medidas usuais)

gH: 2 gotas de reagente nao sei o equivalente às medidas usuais)

 

isto tirado agorinha mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As novidades de hoje em relacao ao comportamento sao: aumentei um pouco mais o borbulhar ao de cima da agua, para dar um aumento de oxigenio. Assim, aquele que estava sempre virado para cima com a boca junto ao topo da agua, ja deixou de estar, mas hoje notei que 2 deles, os mais antigos, estao com falta de força, ou seja, parece que nao conseguem nadar contra a “corrente”. Apesar de nao existir muito movimento a nivel de corrente, eles quase que se deixam ir ao sabor da “corrente”

Apesar de nao existir muito movimento a nivel de corrente, eles quase que se deixam ir ao sabor da “corrente”. Notei tambem, que um deles, por vezes, raramente, esfrega-se nas plantas, e tambem que um deles, tem uma das barbatanas laterais um pouco corroida.

Hoje de manha quando acordei, tinha os discos todos à tona de água, e completamente deitados e sem forças! por favor, ajudem-me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Não desanimes, os peixes, como as pessoas, às vezes morrem.

Hoje passei na loja de onde eles vieram e os discus estão TODOS num estado DEPLORÁVEL.

Se mos tivessem OFERECIDO TODOS (talvez uns 50) não queria NENHUM.

Para a próxima, como se tratam de peixes caros, tens de ter muita atenção ao que compras.

Amanhã, caso possas, dá lá um salto e "aprecia" o estado dos peixes. :wink:

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Desculpa o atraso na resposta mas ontem, para mim, foi um dia complicado.

De momento não faças formol, vê primeiro o comportamento dos peixes.

Eles nestes dias têm levado doses "cavalares" de medicamentos o que por si só não é nada bom.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais