Recommended Posts

Publicado

Boas:

Tenho um aquário de 60 litros há relativamente pouco tempo (2 meses), e fui introduzindo peixes aos poucos devido ao ciclo da água.

Começei com 2 Danio Zebra, um mês depois comprei 1 coridora albino e 1 limpa vidros.

Os meu pais á dias fizeram uma surpresa e compraram 2 néons e colocaram no aquário....bem, passado umas 4 horas um morreu, e o outro morreu no dia seguinte :twisted:

Acho um pouco estranho isto...as condições da água neste momento são:

Ph: 7.0

ºc : 25º

Plantas:

-Cabomba Caroliniana

-Bacopa

-Limnophila

Mudanças parciais de água: 15 litros de 15/15 dias

segundo já li na net, estas condições, parece-me que não deviam afectar negativamente os néons...mas o certo é que eles morreram.

Também de referir que os peixinhos eram muito pequenos, e desconfio da loja onde os meus pais compraram os peixes..

digam-me algo sobre isto, porque gostaria de comprar néons para colocar no aquário, mas tou com receio que aconteça o mesmo.

Publicado:

Boas,

Quando diz "Néons" eu penso que sejam os Paracheirodon axelrodi, certo? Um erro que cometes-te foi o pH, estava alto para eles, devias diminuir o pH para relativamente 6.0. Outro erro foi que os Néons sentem-se melhor em cardumes de 7 ou mais.

Outra opção pode ter sido ja virem com alguma doença da loja.

Como o teu pH era alto, em principio deves ter metido logo os néons la para dentro...mais um erro... como o pH era alto devias fazer um furinho no saco e de vez em quando (15mn em 15mn +/- ) deitavas lá para dentro um bocado de água que tinhas no teu aquario.

Tambem disses-te que tavas com receio de meter la néons, deves ter 2 Danio Zebra, 1 coridora albino e 1 otto (conhecido por limpa-vidros :( )

se só tiveres essa população ainda podes meter os néons mas mesmo assim fica muito apertado. Baixa o pH utilizan-do troncos ou assim e depois... posta novidades :twisted:

Mas como ainda és "novato" nesta área não te vás abaixo :twisted: , tem paciência e, lê sobre os peixes e as plantas que possas introduzir no teu aquário e este forum é um bom "livro". :lol:

cumpz

biggrin>-)))))'> gh0st biggrin
Publicado:

então mais umas perguntas:

ao reduzir para 6.0 isso não vai afectar os outros peixes??

que tipo de troncos é que falas?? onde os posso encontrar...eu tenho um kit onde poddo reduzir o ph..não o posso utilizar?

e tb não percebi bem quando dizes que posso meter lá néons, mas que fica apertado?? como assim??

obrigado pela ajuda

Publicado:

Boas,

Fizeste muito bem em ter feito o ciclo do azoto com apenas dois peixes. Normalmente um iniciante tem a tentação de povoar o aqua com todas as espécies que tinha pensado.

Quanto ao facto da morte dos neons poderá estar relacionada com o nível de ph, mas mais do que isso poderá ter que ver com a forma como foram introduzidos no aqua. De forma alguma deves introduzir água de uma loja no teu aquário. Como disse o gh0st, deverás instroduzir o saco dentro do aqua (fechado) e deves ir introduzindo água do teu aqua de 15 em 15 minutos. Isto faz com que os peixes se adaptem ao novo ambiente.

Relativamente à redução de ph poderás utilizar esse produto, embora não seja muito conveniente, porque se trata de um químico. A forma mais comum de controlar o ph é através da introdução de troncos e xistos. Mas atenção os troncos têm de passar por um processo (chato) de adaptação senão transformar o aqua num chá. Os troncos têm de ser afundados (colocas o tronco num balde completamente submerso durante várias semanas até ele deixar de flutuar). Para acelerares o processo poderás (deverás) ferver o tronco várias vezes. Para evitares este trabalho todo podes ir a uma loja de aquariofilia comprar um tronco já tratado.

Reparei também que fazes TPA's quinzenais de 25% da água. Lembra-te que quando introduzires mais neons deverás fazer esses TPA's semanalmente. Mas antes de os colocares verifica os níveis de amónia e de nitratos.

Finalmente, quanto ao espaço do aqua, isso é muito relativo. No teu aqua especificamente estás completamente á vontade (desde que não coloques nenhum peixe que cresça mais dos que os 8 cm). Neste momento tens 2 danios uma cory e o que eu penso ser um pleco. Estes dois últimos ocupam a zona inferior do aqua. Poderás eventualmente colocar mais duas coridoras porque até são de cardume. É recomendável não ter mais de 45 cm de peixe num aqua de 60 litros, embora conheça aquariófilos experientes que conseguem manter aquários de 60 litros superpopulados sem mortes e água cristalina.

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Publicado:

Olá,

realmente se os teus néons morreram devido ao PH, deve ter sido da adaptação...Eu já tive neons com PH a 7-7.5 e duraram anos!

Tive uma experiencia muit parecida com a tua, introduzi 2 neons, e morreram em 2 dias...a causa foi o stress...esses peixes devem estar em cardumes de pelo menos 6! Ápós a intrudução de 18 neons, nunca mais morreu nenhum...ainda os tenho!

Bruno Quinzico - The Twin

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Publicado:

Os neons, e não só, vivem muito bem com PH mais alto que o seu normal, mas para que tal suceda há uns pontos a ter em conta:

- Conhecer o PH da loja onde se compram os peixes. Eu compro os meus peixes na loja que fica quase debaixo da minha casa, resultado, o PH da loja é igual ao meu (ou pelo menos aproximado), por isso, já não preciso de adaptar os peixes.

- Quando não se conhece o PH (e mesmo a temperatura da água), convém fazer uma adaptação do peixe à agua do nosso aqua (processo já descrito em cima).

- Não usar produtos químicos que obriguem o PH a alterar-se porque basta saltar uma aplicação para que o PH suba e em vez de serem 2 peixes a morrer, podemos matar tudo o que é peixe.

Sinceramente, cada vez menos ligo ao PH ideal para os peixes. Desde que sube que há quem tenha discus de boa saúde a viver em aquas com PH de 7.5 já coloco toda essa parte em causa do PH ideal paro peixe x ou y.

Tudo depende de sua fonte e por onde tem vindo a passar.

banner_forum1.png