Recommended Posts

Publicado

Olá todos

Adquiri este fim-de-semana um aparelho de co2 da Nutrafin...alguém já usou...resulta??

qt tempo na práctica leva até começarem as bolhas a sair??

desde já obrigado

K@LIMERO

sig.jpg
Publicado:

oi kalimero

eu tenho dois aparelhos desses nos meus plantados e nao estou descontente com eles. Tambem nao os coloquei á muito tempo mas ja da para notar a evoluçao.

as bolhas começaram a formar se passadas umas 3 horas a seguir a montagem.

um abraço

Publicado:

Boas Kalimero,

Eu tb tenho um mas desisti das recargas Nutrafin porque custam um balurdio ( 7 Euros por 20 ou 25 dias de bolhas!!). O segredo da mistura não é nenhum: o reagente é açucar, o activador é fermento biológico (FERMIPAN) e o estabilizador é bicarbonato de sódio. O único segredo está nas proporções. Eu já consigo cerca de 20 dias com bolhas a sair de 3 em 3 segundos com estas medidas: 150 mg de açucar refinado, 2 colheres pequenas de café com fermipan, 1/2 colher de café de bicarbonato de sódio. Não uso água da torneira pois o cloro prejudica a fermentação e o ph não é o ideal, que deverá ser cerca de 5 ou 6PH.

(ATENÇÃO: nunca deixes acabar ou diminuir muito a saida de bolhas pois senão o PH vai subir em poucas horas).

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Olá Paulo

então quer dizer que usas o equipamento da nutrafin e metes lá dentro o material que o pessoal usa para fazer o co2 caseiro....???

tou com um pouco de receio em relação ao PH visto ter discus dentro do aqua....

tenho de monitorizar melhor...

um abraço e obrigado

sig.jpg
Publicado:
então quer dizer que usas o equipamento da nutrafin e metes lá dentro o material que o pessoal usa para fazer o co2 caseiro....???

É possível. Basta adicionares os componentes na "garrafa" do equipamento. Fica mais barato a além disso tens uns difusor de CO2 muito eficiente.

Não uso água da torneira pois o cloro prejudica a fermentação e o ph não é o ideal, que deverá ser cerca de 5 ou 6PH.

Que água é que usas? de garrafa?

Já colocaram aqui um post acerca do cloro no CO2 e há pessoas que usam água da torneira sem problemas...

Isso não será tabu?! :lol::lol:

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

viva,

Não uso água da torneira pois o cloro prejudica a fermentação e o ph não é o ideal, que deverá ser cerca de 5 ou 6PH

Eu uso agua da torneira. Nunca tive problemas.

Quanto ao Ph, o que tenho lido é que o ideal é alcalino. Não é por acaso que se coloca Bicarbonato de Sodio na receita.

Publicado:

O objectivo do Bicarbonato de Sódio é não deixar o pH descer a níveis muito baixos que podem matar os micróbios da levedura. Não chega ao ponto de se poder afirmar que o ideal é um pH básico, não, é apenas para não ficar "demasiado" ácido.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

OI

Eu também tenho um, mas deixei de usar a garrafa que dava poucas bolhas com a mistura de origem e aproveitei só o difusor, que utilizo num AQ. de 200L com uma garrafa de 2L com a receita caseira.

A garrafa utilizo num AQ. mais pequeno. As proporções dos componentes da mistura que utilizo são 25% das que se utilizam para as garrafas de 2 litros, mas continua a dar poucas bolhas.

Segundo parece o Paulo alterou as proporções, mas não será perigoso, e isso não deita por fora? :lol:

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Publicado:

Boas,

As proporções que eu uso, cheguei lá por tentativas. Não há perigo de vir por fora desde que se respeite a marca que vem na botija. Além disso, o bicarbonato de sódio impede que se forme muita espuma à superficie da mistura. Em relação ao tamanho do Aquário, a Nutrafin aconselha este sistema para tanques até 160 litros. O meu tem cerca de 190 (úteis) e consigo ter o PH estável nos 7, o que é optimo pois a água sai da torneira a 8 e é bastante dura. Mais uma dica: deve-se respeitar os períodos aeróbico e anaeróbico da fermentação, ou seja, depois de fazer a mistura deve-se deixá-la ao ar durante cerca de uma hora antes de fechar a botija, pois as bactérias terão tempo de fazer uma alimetação aeróbica (com oxigénio) antes de passarem a se alimentarem de forma anaeróbica (com o açucar)

Um abraço a todos,

Paulo

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

eu arranjo o sistema co2 da nutrafin a 27€ e as recargas a 5.90 :lol:

quem quizer envie-me uma mp

ANIMALWORLD

Rua Goa nº30A

Sta Iria Azoia

(junto a saida da A1)

www.lojanimalworld.com

Sérgio Moreira

Publicado:

Vi um sistema da JBL ainda mais simples que o da Nutrafin e tb mais barato (pelo menos nas lojas da net). Tem uma variante que é só a garrafa já com o tubo na tampa e pedra difusora e uma versão com um difusor pequeno e todo pro. Acho que é ideal para os calões (fazer o furo na tampa e colar o tubo com silicone tudo bem feitinho é uma seca) e a versão com difusor parece uma coisa a sério. Pode-se comprar só o difusor, que não é nada caro. Ainda não encontrei em nenhuma loja em Lisboa mas se alguém vir diga.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Publicado:

OI

O da JBL pode ser mais cómodo mais é bem mais fraco e feitas as contas saí mais caro.

O da Nutrafin acaba por ser melhor porque só custa 30 euros e podes aproveitar todo o material para aplicações caseiras.

Abraços

FOCA

Publicado:

Obrigado pelos posts

Grandes quimicos que temos aki no forum :lol:

Neste momento tenho o nutrafin a bombar com as recargas originais...uma bolha de 3 em 3 segundos...ainda não verifiquei o ph...

Alguem me pode elucidar melhor sobre o assunto de saber através do ph e do gh saber o relação de Co2 na água

é que tenho medo pelos discus...

muito obrigado a todos

sig.jpg
Publicado:

Boas Kalimero,

O CO2 não influencia o GH (dureza total) mas apenas o KH (Dureza de carbonatos) e o PH.

Vai fazendo medições regulares e, se o PH baixar dos 6 é porque o CO2 está em excesso. Não acredito que isso aconteça com o sistema da Nutrafin pois o mais baixo que eu consegui foi 6.8, com bolhas de 1 em 1 segundo. O único cuidado que deves ter é não deixar acabar a fermentação para o PH não subir em flecha.

Um abraço

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Olá Paulo Duarte

obrigado pelas explicações...usas sempre as recargas da Nutrafin,ou fazes o esquema caseiro dentro do equipamento da Nutrafin??

Já agora outra pergunta??

tens o difusor no ultimo patamar (180 l)

eu como o aquário é de 140 l meti o difusor no penúltimo patamar da grelha de acordo com as explicações do fabricante...aconselhas que faça isso...ou é mesmo melhor recolocá-lo na última posição da grelha plástica..?

sig.jpg
Publicado:

Boas

O meu difusor está sempre no máximo e o meu AQ. tem 200L, e tenho para aí 70 bolhas por minuto o PH anda á volta de 6.6

Com bolhas de 3 em 3 segundos dá 20 bolhas por minuto não há problemas de o PH baixar muito.

Vais fazendo experiências e logo vez como as coisas saem.

Durante a noite é que é capaz de baixar um bocado o PH.

Já agora as plantas são muitas ou poucas?

Abraços

FOCA

Publicado:

Olá Foca

tenho algumas...mas não muitas plantas.estou a pensar pôr mais mas nem sei bem quais...

tenho anubias nana e barteri,echinodorus red flame,feto de java e um outro feto de java que nem sei o nome...

tu o que tens?

usas as recargas originais ou caseiras?

um abraço

K@LIMERO

sig.jpg
Publicado:

Tenho muitas de crescimento rápido e são para ai 60 pés, o aq. está atulhado.

Uso CO2 caseiro garrafa de 2L AQ. Grande e o da Nutrafin num outro AQ. Pequeno também com recargas caseiras.

Podes ver por aqui.

Pic_339_5.jpg

[/url]

Pic_339_4.jpg

Bastante luz 145W, CO2 e Fertelizante 10ml de Plantamin da tetra por semana isto para a quantidade de plantas que tenho.

Publicado:

Espectáculo banana rock

o meu falta muito para aí chegar...tenho pouca luz.

e tenho pouco conhecimento sobre as plantas...nunca sei bem o que comprar nem onde comprar.

podes mandar as quantidades que costumas meter na garrafa nutrafin do material caseiro...

e já agora,não moras muito longe de mim...onde compras as plantas?

K@LIMERO

sig.jpg
Publicado:

Olá pessoal!

Aproveito este post, para tentar tirar uma dúvida.

Tenho um aqua de 288lt plantado com Discus e Apistogrammas, com o Ph a 6.6, a dureza total é 2º, a dureza de carbonatos não sei. Nunca introduzi CO2, limitando-me semanalmente a adubar com adubo liquido e de vez em quando com bolinhas de laterite. Nestas condições as plantas desenvolvem-se, mas eu penso que poderiam estar melhor.

A minha dúvida é em relação ao Ph, será que se eu introduzir o CO2 o Ph vai descer para níveis inferiores a 6, ou é possível controlar essa descida?

Publicado:

Aqui vai o meu contributo

Leveduras + Açucar = Alcool etílico (g) + CO2(g) + produtos derivado do açucar (l)

CO2(g) + H2O (l) = H2CO3 (Acido carbónico), daí o PH baixar!!!

A dureza da água tem a ver com teor de ioes metalicos e nao metálicos dissolvidos Exemplo (O carbonato de calcio, que é o calcário (CaCO3) das aguas duras!!!, dissolve-se em meio acido, aumenta a dureza da água devido á presença de ioes Ca !!

Publicado:

Portanto em meio acido NUNCA ter nada Calcário, como algumas rochas, ou conchas com algumas deposições calcárias.

O CO2 efectivamete baixa o PH da água, cuidado!!!

p.s. isto e a humilde opiniao de que se tornou mebro ainda hoje , mas tem a quimica como ganha pão.

Publicado:

Olá Kalimero,

Não gastes dinheiro nas recargas da Nutrafin. Se reparares, eles não identificam os produtos que usam... para não perder o negócio.

Na minha 1ª resposta a este tópico vêm as proporções que eu uso para a garrafa da Nutrafin (que leva cerca de 1/2 litro).

Podes por o difusor no patamar mais baixo do difusor pois o CO2 tem tendência a evaporar. Mais duas dicas: não usar fermento da Royal, mas apenas do biológico, com o fermipam, e diminuir ao máximo o movimento da água à superficie.

Um Abraço

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:
O da JBL pode ser mais cómodo mais é bem mais fraco e feitas as contas saí mais caro.

O da Nutrafin acaba por ser melhor porque só custa 30 euros e podes aproveitar todo o material para aplicações caseiras.

Não sabia que era mais fraco. Parece-me no entanto que também se poderá utilizar com a receita caseira e aproveitar todos os componentes. Posso estar a ter uma percepção errada mas pareceu-me que o difusor Vario da JBL era mais compacto que o da Nutrafin, permitindo uma colocação mais discreta que o da Nutrafin. Mas ainda não estive com os dois na mão para poder comparar. Que acham?

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein