Recommended Posts

Publicado:

Simples.

Dei uma olhada nos links, thx.

Um 556 (basicamente é um IC 555 duplo), ligado como multivibrador estável, 2 relés nas saídas, liga e desliga 2 bombas. Possibilidade de variar os tempos de on/off das 2 bombas independentemente. Pode ser isto?

Ou é preferível algo mais aleatório, sem ter on/off ritmado?

EDIT: :twisted: Se me der muita preguiça, uso um timmer da hobby kit, à venda em qualquer loja de electronica. Uma caixita, 2 tomadas de painel e tcham, tcham, wavemaker pronto! :twisted::twisted:

• Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

O ideal mesmo é o aleatório embora não saiba até que ponto isso se reflicta na (melhor) vida dos corais do que numa solução de on/off "constante".

Por acaso não me lembro de ter visto alguma vez comparações ou algum estudo bem fundamentado em que se analisasse as diferenças de crescimento/saúde nos corais (sps de preferencia) quando sujeitos a correntes aleatórias, vindas de todas as direcções, ou correntes mais ou menos constantes provocadas por um wavemaker simples desse tipo. Alguém conhece um estudo assim?

EDIT: Twisted Evil Se me der muita preguiça, uso um timmer da hobby kit, à venda em qualquer loja de electronica. Uma caixita, 2 tomadas de painel e tcham, tcham, wavemaker pronto! Twisted Evil Twisted Evil

Explica lá isso melhor sff.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Explica lá isso melhor sff.

A l e x a n d r e

Bem, eu estava a pensar fazer uma placa de circuito impresso, e usar um 556 para fazer 2 saidas com on/off constante. Para fazer aleatório, terá de ser outro integrado. Se calhar um contador, ou um 4511 com inputs e outputs aleatórios.

O timmer da Hobby Kit, tem à venda em lojas de electrónica. No Porto, na Aquário sei que há. Tem uma placa já feita com o circuito, os componentes e o esquema. Normalmente usa um integrado 555. Salvo erro, tem à venda um Kit com um on/off constante, variável por um potenciometro. Tenho quase a certeza que ainda existe, aqui à uns anos estive com um na mão.

Para quem quiser um wavemaker constante apenas para 1 bomba, fica baratucho. Para 2 bombas ou mais, é só comprar mais kits. Seguir o esquema e as indicações escritas na placa de circuito, comprar uma caixa, tomadas de painel para 220Vac e pronto.

Se acharem que uma coisa destas em kit, ou um sistema feito de raiz por mim tem interesse, digam. Trato de ver preços de materiais, faço um, tiro bastantes fotos e ponho como DIY.

Mmh, se calhar isto já merecia um tópico novo...a malta dos salgados que anda a seguir este post, que dê uma olhada e que digam alguma coisa.

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas,

A pedido do Carlos aqui fica a actualização!

Aqui a Sump:

Pic_4435_19.jpg

Pic_4435_10.jpg

Pic_4435_9.jpg

O layout foi alterado, vista dos dois lados principais.

Pic_4435_22.jpg

Pic_4435_26.jpg

Aqui ja fica um pouquinho da população:

Pic_8767_1.jpg

Pic_8767_2.jpg

Espero que gostem!

Abraço!

Abraços

Publicado:

Boas,

Bom ver que a falta de actualização não se deve a más noticias e que respira saúde :lol::lol::lol:

Honestamente gostava mais do outro layout espalhado pelo aquário do que esse novo layout :oops::oops::oops: imagino que assim os peixes tenham mais espaço para nadar mas mesmo assim acho que conseguias um layout que não desse ideia de "dois amontoados".

Mas é só a minha opinião :lol::) , se gostas dele assim é o que conta :oops:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Publicado:

Boas,

Carlos, Obrigado pelos teus elogios e pelo teu interesse no aquario, sinceramente prefiro muito mais o layout agora do que o anterior, não sei se é mais benefico ou não, não importo, gosto mesmo como ficou agora.

Carlos, reparei que és do Porto, se quizeres vir ca visitar o aquario e partilhar experiencias, estas convidado, so combinar um dia de preferencia ao fim de semana.

Abraço

Abraços

Publicado:

Desde que gostes é o que importa :lol:

Agradeço o convite e aceitarei sim com muito gosto ... mas quando estiver por esses lados :wink: é que eu sou do Porto Santo (a parte do Santo fica meio escondida eu sei) e fica um pouco fora de rota :lol::lol:

Abraço e vai actualizando... sempre bom ver novidades e evoluções :):):)

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

Publicado:

Boas

primeiro parabens pelo teu aquario, ou será piscina :wink:

reparei que tens 4 zebrassomas flavensces, pelo que li eles tendem a não se entenderem quando crescem.Já notas alguma coisa??

abraço

Publicado:

Boas,

Já, :wink: embora sejam pequeninos, mas já se nota qual deles é que mandam e qual deles é que leva porrada de toda a gente! sinceramente ate gosto mais do que leva porrada, se calhar e por ser posto um pouco de parte mas isto evidencia-se mais é na altura da paparoca! Parecem vacas a comer :lol:

Abraço

Abraços

• 2 meses depois...
Publicado:

Boas,

Foi pedido, e aqui está a actualização!

Espero que gostem...

Pic_8767_3.jpg

Pic_8767_4.jpg

Pic_8767_5.jpg

Pic_8767_6.jpg

Pic_8767_7.jpg

Pic_8767_8.jpg

Pic_8767_9.jpg

Pic_8767_10.jpg

Pic_8767_11.jpg

Pic_8767_12.jpg

Pic_8767_13.jpg

Pic_8767_14.jpg

Abraços

Publicado:

Só para dizer que tenho mais inveja do teu aquário do que se tivesses a mostrar fotos de um Ferrari !! :twisted:

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas,

Umas novas aquisições merecem novas fotos, aqui vão elas!

A população do aquário já vai com:

8 Chromis viridis

4 Pomacentrus moluccensis

1 Salaria fasciatus

3 Zebrassoma flavescens

1 Paracanthurus hepatus

2 Amphiprion ocellaris

1 Synchiropus splendidus (macho, estou a procura da sua amada)

1 Acanthurus leucosternon

1 Naso vlamingii

E ainda falta, da familia dos cirurgiões, um Acanthurus achilles, espero poder colocar um.

Pic_8767_18.jpg

Pic_8767_19.jpg

Pic_8767_20.jpg

Pic_8767_21.jpg

Pic_8767_22.jpg

Pic_8767_23.jpg

Pic_8767_24.jpg

Pic_8767_25.jpg

Espero que gostem.

Cumprimentos e Abraços

Abraços

Publicado:

Boas,

Penso que não, tenho um bom escumador, e este aliado a boas trocas de água, acho que não ha problema, alias ha um aquario julgo eu mais pequeno que o meu e tem mais cirurgiões que eu, se houver vontade e controlo, acho que não vou ter problemas.

Abraço

Abraços

Publicado:

Boas,

Nunca constatei agressividade entre eles, apenas entre os proprios flavescens, mas de resto nada! Não sei se é sorte, mas pronto para ja esta tudo a correr bem.

Abraço

Abraços

• 2 meses depois...
Publicado:
Boas,

Nunca constatei agressividade entre eles, apenas entre os proprios flavescens, mas de resto nada! Não sei se é sorte, mas pronto para ja esta tudo a correr bem.

Abraço

E novidades nada ?

Publicado:

Boas,

Depois do Natal, e depois de receber uma prendita de mim para mim :coradoeol aqui ficam alguns registos.

Pic_10956_1.jpg

(Foto tirado pelo meu irmao, Diogo Vasconcelos)

Pic_10956_2.jpg

Pic_10956_3.jpg

Pic_10956_4.jpg

Pic_10956_5.jpg

Pic_10956_6.jpg

(Foto tirado pelo meu irmao, Diogo Vasconcelos)

Pic_10956_7.jpg

Espero que gostem, ainda estou muito verdinho no campo da fotografia, mas ao menos ja da para perceber o que esta nas fotos :sbSourire

Cumprimentos e Abraços

Abraços

Publicado:

Boas Luis,

Não tirei uma que eu gostasse por isso nao postei, mas neste fim de semana vou ver se coloco as fotos das 3 frentes.

Cumprimentos

Abraços

Publicado: (editado)

Boas,

Então fica aqui as fotos das frentes do aquario, e mais alguns pormenores deste.

mini-IMG_1195.JPG

mini-IMG_1193.JPG

mini-IMG_1151.JPG

mini-IMG_1179.JPG

mini-mini-IMG_1198.JPG

Cumprimentos e Abraço

Editado por Gohan

Abraços

Publicado:

Fantástico ;) !!

Um espectaculo :twisted:

Este aqua fica para a minha colecção de aquas de referência, talvez um dia venha a usa-lo como inspiração para montar um.

Cumprimentos,

José Filipe

Cumprimentos,

José Pereira

Publicado:

Boas,

Obrigado pelas gentis palavras, na altura que decidires montar um reef, avisa passas ca por casa para ver o que eu errei, para não cometeres os mesmos erros!

Cumprimentos

Abraços