pajo Publicado Fevereiro 25, 2006 Publicado Fevereiro 25, 2006 Comprei um casal de colisas Lalia recentemente + - á uma semana entretanto o macho começou a fazer ninho num dos cantos mais parados do áqua com bolhas e bocados de plantas como nao tenho nenhuma esperiencia com posturas agradecia que me ajudacem gostava de saber as etapas que vao acontecer e o que heide fazer . Agradecia toda a ajuda possivel . Obrigado Cumps Paulo Silva
aquaben Publicado: Fevereiro 25, 2006 Publicado: Fevereiro 25, 2006 Boas Para já não tens que fazer nada, eles é que têm de desovar e a seguir, o macho cuidada dos ovos e dos filho durante a 1ª semana. Caso tenhas hipótese de tirar os pais e os outros peixes se os houver, desse aqua e passares para outro, passamos à fase seguinte que é a alimentação dos alevins. Os alevins são minúsculos à nascença o que complica muito na escolha da comida que lhes vamos dar, basicamente nos primeiros 3 a 7 dias só se alimentam de micro organismos, que em aquariófilia costumamos de chamar de infusórios, para teres infusórios tens que preparar um “infusão”, a partir de feno, ou de cereais faz uma busca por preparação de infusórios que deves encontrar varias receitas. Passando a faze dos infusórios podes alimenta-los com artemia recém nascida, ou com micro vermes. Agora a fase mais chata, a formação do “labirinto” (órgão auxiliar da respiração), a superfície da água tem de estar limpa, sem película de “gordura”, a temperatura do ar dentro do aqua não pode estar a menos de 2-3ºC de diferença da temperatura da água. Este acontecimento ocorre a partir da 3 semana. Bem os que chegarem à 4 semana de vida, estão safos e já aceitam comida de qualquer tipo, desde que lhes caiba na boca. Um abraço e boa sorte José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
pajo Publicado: Fevereiro 25, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2006 ola aquaben e obrigado desde ja pela ajuda Tenho um problema que é só conseguir ter neste momento um aqua montado que é onde se esta a passar tudo isto claro eu neste aqua alem do casal de colisas tenho mais 4 neons e alem disso caridoras e ottos e tenho musgo de java e ricia no fundo será que com isto terei alguma hipotese de sucesso com os filhotes que nascerem (se nascerem claro)? Ps: Só um aparte o colisa esta a dar-me cabo do musgo para construir o ninho lolllll
aquaben Publicado: Fevereiro 25, 2006 Publicado: Fevereiro 25, 2006 Se eles desovarem, e eu acredito que vai se embreve, os alevins vão nascer de certeza, a eclosão é rapida e os ovos não fungam de certeza dentro da bolha, quanto a algum conseguir sobreviver,????, se tiveres muito musgo e plantas flutuantes é possivel, nestes casos a pristia ou a ricia fazem milagres. Um abraço e boa sorte José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
pajo Publicado: Fevereiro 25, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2006 Obrigado por tudo Aquaben. Um abraço. Paulo Silva
Carapau Publicado: Março 1, 2006 Publicado: Março 1, 2006 Deixa as coisas seguirem a ordem natural. Depois posta aqui os resultados. <span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito, até que vê a lula e pára. Diz a lula assustada: - Estás pargo ou quê? - Calula</span>
Dunkleosteus Publicado: Março 1, 2006 Publicado: Março 1, 2006 Oi.... Gostava só de fazer uma correcção. Não tenho a certeza absoluta do que digo (pois nunca tive uma ninhada de colisa em que nasce-se um unico filho ) mas acho que depois da desova os ovos demoram 1 ou 2 dias a eclodir e que o macho só os "guarda" durante 3 dias. A partir disso o seu interesse é puramente gastronomico . Dou esta informaçao com base em livros e sites. Depois conta como correram as coisas. Infelizmente o meu macho tambem está a fazer o ninho pela 3*ª vez seguida num mes mas a minha pobre femea já nao tem mais ovos pa ninguem . Pedro Feijó "Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito" Einstein
aquaben Publicado: Março 1, 2006 Publicado: Março 1, 2006 Boas As informações que costumo dar aqui no forum são com base na minha experiencia. Mas vamos fazer contas 2 dias + 3 dão 5 dias, se deixares mais 2 dias o macho ainda está com instintos paternas, o problema é mesmo esse, não deixa os filhos sairem da zona do ninho, quanto à femea, aí sim ao fim dos 3 dias os pequenos que fugirem da guarda do pai arriscam-se. Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
pajo Publicado: Março 1, 2006 Autor Publicado: Março 1, 2006 Ola a todos entao é assim: O ninho está pronto e a postura começou ele ja a anda a espremer e acabei de ver por varias veses os ovos a sairem,alguns subiam logo na direcçao do ninho outros iam caindo e ele apanha-os com a boca depois penso eu vai polos no ninho ,isto com os neons sempre a coca de apanhar uns ovitos e ja apanharam uns 3 ou 4 que eu tenha visto. Agora agradecia realmente a vossa ajuda para o que tenho a fazer apartir do dia da postura quantos dias posso estar descansado e quando devo separar o pai dos filhotes? Já pensei em colocar a maternidade por baixo do ninho mas nao sei quando o posso fazer nem se isso é viavel ,mas pode ser uma ipotese ja que neste momento nao tenho outra senao o aqua comunitario! pff ajudem-me a partir daqui e se houver hipotese de usar a maternidade como e quando o devo fazer,esta é a minha 1ª postura de colisas e gostava de fazer o maximo que puder. Desde já obrigado , fico á espera da vossa ajuda. Cumprimentos Paulo Silva
Dunkleosteus Publicado: Março 2, 2006 Publicado: Março 2, 2006 Eu a partir daqui já nao sei de nada. Aconselhote simplesmente a não pores a maternidade de maneira nenhuma. Os meus desejos de uma boa ninhada Pedro Feijó "Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito" Einstein
Dunkleosteus Publicado: Março 3, 2006 Publicado: Março 3, 2006 Também tenho uma dúvida agora que tenho colisas em reprodução . No meu aquario tenho especies que rapidamente devorariam os peixes. Será que depois de eles nascerem os posso tranferir e ao pai para um aqua pequeo de 20 litros? Pedro Feijó "Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito" Einstein
aquaben Publicado: Março 3, 2006 Publicado: Março 3, 2006 Boas +Se queres transferir os alevins para outro aqua faz-o nos primeiros 3 dias, tira só os alevins enche o aqua com agua desse quando a temperatura estives igual ao de origem dos alevins pega num copo e mergulha-o os alevins são sugados para o copo depois é só despejar no aqua, não te aconselho a apanhares todos, pois devem ser muito e corres o risco de não conseguires safar nenhum, num aqua de 20lt podes por à volta de cem se tiveres os devidos cuidado conta com 30 jovens. Penso que ja referi os cuuidados a ter com os alevins de colisas, se não foi neste post foi noutro do género. Um abraço e boa sorte. Pajo, não metas maternidade não vai ajudar em nada, se não tens outro aqua deixa tudo como está, visto que tens muitas plantas e riccia alguns hade escapar, não metas comida para alevins que tambem não vai ajudar em nada a não ser estragar a qualidade da agua do teu aqua. Boa sorte José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
pajo Publicado: Março 5, 2006 Autor Publicado: Março 5, 2006 Mais uma vez obrigado aquaben como sempre a tua disponibilidade para ajudar é quase infinita e sempre de grande valor Mais uma coisa,até agora não vi resultados desta 1ª postura e nao voltei a ver o macho a espremer a femea mas reparei que ele voltou a reforçar o ninho será que vai haver nova postura porque a 1ª nao terá resultado?????? Cumprimentos Paulo Silva
zefish Publicado: Março 5, 2006 Publicado: Março 5, 2006 Observa bem as bolhinhas a ver se teem um ponto braco dentro de algumas delas. Eu de colisas nunca fiz criaçao mas com os betas que e practicamente o mesmo faço assim : quando a desova é expontanea num aquario comunitario eu retiro o ninho com jeitinho usando para esse fim uma caixinha de ferrero-rocher que deixo a flutuar no aquario ate que eles nascam e comecem a nadar, ai passo-os para outro aquario com tampa. depois faz como o amigo aquaben disse que vais bem. A maternidade esquece pois eles nascem tao pequenos que escapam pelos rasgos da maternidade. Um Abraço Zé
Recommended Posts