Recommended Posts

Publicado

ola

gostava que os membros aqui do forum dessem uma opinião sobre por turfa granulada como unico substrato.

as raizes das plantas crescerão sem problemas?

cumps

P.S. a turfa granulada afunda se for fervida...por isso nao digam que flutua...lol

Proletários de todos os países, UNI-VOS!

"Um aquário por dia não sabe o bem que lhe fazia"

Publicado:

Eu acho que crescem.. o problema será a sua fixação.. talvez essa turfa como primeira "camada" funcionará melhor do que a sua utilização total.

rebell, atenção ao avatar...

in Regras do Fórum

As regras, relativamente ao Avatar são:

Altura máxima: 130 pixels

Largura máxima: 130 pixels

Tamanho máximo do ficheiro: 20 kbytes

O teu avatar mede 211px x 142px ;)

Publicado:

o geotropismo e uma resposta das plantas a gravidade . como as raizes estao orientadas para o centro da terra nao tens problema o caule da planta e que pode ficar torto .mas o que que a turfa tem a ver com o geotropismo ????

Publicado:

ola

o geotropismo pouco tem a ver com a turfa mas inspirou-me na cena do crescimento das raizes para o fundo do aqua, se era estavel ou nao.

quando dizes primeira camad é como?? a contar de cima ou de baixo?

mas de qualquer maneir consigo fixar as plantas mas tenho duvidas é quanto ao seu crescimento saudavel.

cumps

Publicado:

ola

nao ha mais ideias nem opinioes?

cumps

Publicado:

Boas,

Dizem que a turfa já usada é muito bom substracto para as plantas aquaticas. Eu nunca usei só turfa mas ja usei uma forte camada de turfa e por cima areão de rio. O resultado nem foi mau mas tive de desmontar por causa de umas barras npk que me estavam a encher o aquario de fosfatos. Mas atenção que se gostas de ver a água clarinha então esquece, porque só com turfa vais ter sempre a água amarelada. Eua conselho-te a não usar só turfa, opta antes por usar uma camada de turfa no fundo misturada com argila e por cima a cobrir um areão inerte.

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

ola

obrigado por teres dado o teu contributo.

respondendo às tuas questões, a água amarela nem me incomoda porque quero por peixes amazónicos e dá ambiente mais natural. eu já tenho o aqua todo montado com muitas plantas e tal, turfa como único substrato, enfim está tudo composto,, mas eu antes de por os peixes queria que os membros me dessem a sua opiniao acerca do problema que aqui coloquei.

ando a tentar arranjar alguem conhecido que seja geologo para me indicar onde se arranja essa argila especial para aquas rica em ferro porque a que ha nas lojas é bastante caro para aquele aqua que é suposto ser amazonico e nao plantado (aqua que desenvolverei mais para o final do ano). eu estava a pensar por rocha vulcanica por cima mas ainda estou em busca de algo mais escuro(da mesma cor da turfa). se entretanto alguns membros me disserem que a turfa como único substrato nao influencia negativamente mas sim positivamente o crescimento das plantas ai sim, comprarei um pouco mais de turfa para o substrato ficar com mais uns cm de altura.

cumps