Recommended Posts

Publicado

Boas,

Finalmente vou tentar manter Killies, a vontade já vem de longe (reforçada pela vossa convenção onde tive o prazer de ver belos exemplares)mas o "vicio" dos Ciclideos Africanos nunca deixou espaço para eles aqui por casa.

Após algumas pesquisas , que deram para ter uma ideia muito básica de algumas destas espécies, continuo (como seria de esperar) com bastantes dúvidas, assim sendo vou ser o mais sintético possivel :

- Tenho disponivel um aquário de 60x30x35 (63 litros brutos)

- A Filtragem (caso seja necessária )arranjo um filtro exterior de cascata de baixo caudal.

-Iluminação 12 watt´s fluorescente

As minhas dúvidas são:

-As espécies não anuais são regra geral mais faceis de manter e menos exigentes que as anuais?

- A espécie Lamprichthys Tanganicanus agrada-me bastante, mas pelo que pesquisado fiquei com a ideia que não são os mais indicados para

principiantes. Ou não será bem assim? A melhor forma de os manter é em cardume ou em casal?

- Pelo que tenho observado este aquário talvez seja demasiado grande para a maior parte das espécies ?

Finalmente, o que me aconselham em termos de espécies : Anuais ou não anuais? Africanas , Sul -Americanas ou os Asiáticos?

Seria bom que a espécie necessita-se de água alcalina e dura , visto que assim aproveitava e fazia a troca de água com a mesma água que preparo para os Ciclideos ;)

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Olá Antonio Silva

Os Killis gostam tanto de espaço como qualquer outro grupo de peixes de aquario. O que se passa é que eles têm uma capacidade de resistência maior que qualquer outro grupo em viver em aposentos apertados. E sendo assim nós os Killiofilos abusamos e temo-los em aquarios mesmo pequenos.

Desses teu aquario eu tinha uns 3 casais duma mesma especie, com bastantes plantas, musgo e mops. Qual especie? Tens muitas centenas para escolher.

O Lamprichthys tanganicanus é um caso aparte, muito exigente e aliás nada facil de conseguir. O teu aquario é demasiado pequeno para eles.Eu tenho-os e estou em inicio de os reproduzir. Estou interessado em saber de quem tambem os tenha.

Abraços

Paulo José

Publicado:

Os fundulopanchax gardneri gardneri são muito facil de se manterem, eu

neste momento tenho uns 30 alivins e só tenho um casal, tambem foi a minha 1ª especie de killis.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Publicado:

Olá Pedro, boas noites.

Fico satisfeito por saber que te estás a saír muito bem com os killies

que te arranjamos.

Se tiveres excesso ou se quiseres trocar por outras espécies não te esqueças de nós... Em Março a reúnião é no dia 19 .

Um abraço do Castro, apk137, gak55

Publicado:

Olá Antonio Silva

Para te iniciares aconselho-te Killis não anuais dos generos Epiplatys, Rivulus, Jordanella, Aplocheilus ou Aphyosemion. Deste ultimo grupo existem muitas especies que não apreciam o calor excessivo.

Como já te disse nesse teu aquario eu punha uns três casais de Aphyosemion por exemplo. Ou então arranjava outro aquario mais pequeno para ter um casal e o aquario que já tens servia para por as crias.

Se não houver agora nada disponivel para ti e se fores à convenção da SEK, ou alguem te possa trazer, posso-te dar uma lista de especies adequadas para ti.

Abraços

Paulo José