Miriam Publicado Fevereiro 24, 2006 Publicado Fevereiro 24, 2006 Oi! Gostaria de saber a vossa opinião quanto à alimentação de peixes tropicais de água doce. Sempre os alimentei com uma receita que me foi dada desde o início das minhas aventuras na aquariofilia, que é uma papa à base de coração de boi. Nunca tive problemas de qualquer tipo, mas... quando se trata de alevinos, normalmente não chegam à idade adulta com esta alimentação, ou então resistem, mas com deficiências. Ultimamente têm-me informado nas lojas que a melhor alimentação tanto para os peixes adultos como para os alevinos é a Artémia... Gostava de saber se é verdade e, se sim, qual a melhor maneira de a criar em casa, pois sei que há muita gente a fazê-lo! Obrigada, Miriam Citar
João Abóbora Publicado: Fevereiro 24, 2006 Publicado: Fevereiro 24, 2006 A artémia recem ecldida é dos melhores alimentos para alevins, além de ser alimento vivo, têm bastante proteína. É o que tenho usado nestes ultimos tempos, para alimentar todos os alevins e gostei bastante do resultado, Tanto em termos decrescimento como de quantidade que sobrevive. Dá é mais trabalho. Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
miguel g Publicado: Fevereiro 27, 2006 Publicado: Fevereiro 27, 2006 A artemia salina e muito usada para servir de alimento aos alvelins, pois estes ainda têm dimensões reduzidas e nao conseguem comer os flocos. Mas no caso dos guppis, por exemplo, os recem-nascidos ja conseguem comer pedacinhos de flocos. Podes comprar numa loja de aquariofilia ovos de artemia salina e depois basta po-los em agua salgada para eles eclodirem. Citar Eu ja li... e tu? About me http://miguelcpg.hi5.com
Paulo Castanheira Publicado: Fevereiro 28, 2006 Publicado: Fevereiro 28, 2006 Boa noite! Realmente nada melhor que alimento vivo ou congelado, sendo a artemia um dos meus preferidos, mas tens outros e a meu ver mais faceis de "cultivar", faz uma busca por microvermes, e vais ver que encontras muita informaçao! Eu uso artemia e larva mosquito vermelho congelados para os meus peixes adultos/juvenis, e sempre que possivel naupilos artemia eclodidos ca em casa para os alevins ( pena o tempo não ser muito ). Mas ainda vou experimentar os microvermes, porque parecem nao dar muito trabalho a cultivar . Citar
Paulo Castanheira Publicado: Fevereiro 28, 2006 Publicado: Fevereiro 28, 2006 Aquilo que vou dizer pode ser a maior barbaridade ( não sou entendido na materia), mas penso que a papa de coração de boi é usada para discos??? Nao sei ate que ponto é boa para os outros peixes? ( Mas isto que os entendidos na materia se pronunciem). Citar
Miriam Publicado: Março 3, 2006 Autor Publicado: Março 3, 2006 Olá a todos! Antes demais agradeço as vossas opiniões :D Fiz uma pesquisa na internet sobre o tema "microvermes" e descobri pelo menos 2 sites com a discriminação de todos os alimentos vivos apropriados para os peixes adultos e alevinos, com a respectiva indicação de como se criam e mantêm! Para os interessados, os sites são: http://faq.thekrib.com/pt/live-food.html http://www.aquariofilia.bio.br/a_vivos.htm Quanto à questão colocada sobre a "receita" caseira da papa de coração de boi... em princípio serve para todos os peixes! Já a tenho vindo a usar desde o princípio.... há cerca de 10 anos! Os peixes adultos adoram esta comida e crescem bastante, e com saúde! Só tinha problemas com os alevinos... Agora a dúvida surgiu-me, exactamente porque pretendo fazer criação de escalares e este tema da alimentação tornou-se incontornável! Mais uma vez agradeço a todos a disponibilidade! Cumprimentos, Miriam Citar
Rui Gonçalo Publicado: Março 3, 2006 Publicado: Março 3, 2006 ora boas..... ando á procura de uma receita de coraçao de boi......mas tenho muitas duvidas em relaçao á mesma.....uma delas é se da pra todo o tipo de peixes de agua doce 8 pergunta burra mas pode haver peixes que nao se deem com ela ...nao sei digo eu....) e outra é se me podem indicar uma pagina em que tenha uma receita em condiçoes e de preferençia em portugues..... ja agora com imagens....( ja tou a pedir de mais eu sei....) obrigado Citar
Miriam Publicado: Março 3, 2006 Autor Publicado: Março 3, 2006 Olá Rui Gonçalo! Aí vai um site com a receita que eu uso: http://www.aquariofilia.online.pt/default....&id_alimentos=4 Se bem que não a sigo inteiramente à risca.... eheheh não coloco nem cenoura nem as folhas de gelatina! Espero ter ajudado! Cumprimentos, Miriam Citar
Rui Gonçalo Publicado: Março 3, 2006 Publicado: Março 3, 2006 ajudou e mt ....... obrigado miriam....... Citar
Recommended Posts