Que acham desta seleçao de peixes ?


Martita

Recommended Posts

3 bettas, sendo 1 macho e 2 femeas, não há problema. Porque não convem juntar 2 machos betta no mesmo aquario, a não ser que tenhas um bastante grande e densamente plantado ;)

Podes vir a ter problemas entre o betta macho e os colisas, mas cada betta é um betta :lol:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive um betta e 2 colisas no mesmo aquário e de facto o entendimento entre as 2 espécies não foi dos melhores (ocasionalmente havia agressões mútuas)...

 

Como o betta já lá estava há mais tempo, os colisas foram devolvidos à procedência no dia seguinte à sua chegada ao meu aquário ;)...

 

Em relação aos restantes, julgo não haver incompatibilidades de maior (consegues arranjar um compromisso entre as necessidades desses peixes mantendo pH perto de 7 e a temperatura entre 25-28 ºC) :lol:

 

Estás a pensar nesses peixes (15, de 5 espécies diferentes), para que tipo / dimensão de aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ups :lol:;):lol: esquecia-me do mais importante o tamanho é 60*30*40 :S acham que estou a exagerar ? e que ja tive inumeras ideias pa fauna , apenas os bettas faço questao ,os outros tenho estado indecisa , mas gostei muito do colisa lalia e pena que eles nao se deem la muito bem :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como a tua selecção incide sobre peixes de "pequeno porte", essa quantidade está perto do limite.

 

E a menos que estejas a pensar em alimentar propositadamente em excesso os peixes, talvez não precises das 3 coridoras nesse aquário. Se eliminares 1 coridora dessa selecção, já te vai sobrar "margem de manobra" para escolheres outro peixe de outra espécie.

 

Se o que procuras nesse aquário é essencialmente um leque de cores (pelo menos é o que acho, a partir da tua selecção inicial), porque não experimentas por exemplo 4 ramirezis, em vez das colisas?

 

Também se adaptam bem com os valores de pH e temperatura que te indiquei antes (se me estiver a esquecer de alguma coisa, haja alguém que me corrija) e não são agressivos (a menos que tenhas a felicidade de conseguir reprodução dentro do teu aquário, altura em que se vão tornar particularmente territoriais).

 

Ficavas com:

 

- 4 ramirezis (24 cm no total);

- 1 betta (6 cm);

- 2 coridoras (em princípio 10 cm no total, conforme a variedade da coridora, mas como são peixes de fundo, raramente vão roubar espaço aos outros peixes, que predominantemente vão andar a meia altura do aquário)

- 2 otocinclus (10 cm no total)

- 4 rasboras arlequim (20 cm no total)

 

 

ou seja, 13 peixes = 70 cm de peixes em comprimento, já adultos, para um pouco menos de 70 litros de água.

 

É só uma sugestão, não quero influenciar demais a tua decisão, até porque gostos não se discutem, mas tem essencialmente em conta 2 aspectos, quando escolheres os peixes para o teu aquário:

 

- :lol: compatibilidades em termos de comportamento e necessidades ambientais das espécies que escolheres;

- ;) 1 cm de comprimento de peixe adulto de água para cada litro de água disponível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para um aqua de 60lt a tua escolha está muito aceitave, mas para teres 1 macho e 2 fêmeas de bettas, tens de ter o aqua bem plantado ou pelo menos com um bom tufo de musgo de Java para as fêmeas se poderem refugiar do macho.

Como já te disseram os colisas são capazes de estar a mais, visto que os bettas são os peixes desse aqua para completar podes por os 3 corydoras de preferência 2 machos e uma fêmea, aumenta o cardume de rasboras para 10, eu pessoalmente prefiro os rasboras espai, por dois motivos 1º a cor rosa com reflexos dourados faz um contraste muito bom num aqua com plantas verdes, 2º são de “fácil” reproduzam, os 2 otto, num aqua desse tamanho podem ter uma vida curta, por falta de alimento ou por causa dos nitritos.

Resumindo, ficas com um aquário interessante se só meteres: 1 betta macho, 2 bettas fêmeas, 3 corydoras e 10 rasboras arlequim, não te aconselho a teres a água a mais de 25ºC e escolhe umas plantas verdes pouco exigentes (o musgo de Java para mim é indispensável).

 

Boa sorte com o teu aqua novo

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Ficavas com:

 

- 4 ramirezis (24 cm no total);  

- 1 betta (6 cm);

- 2 coridoras (em princípio 10 cm no total, conforme a variedade da coridora, mas como são peixes de fundo, raramente vão roubar espaço aos outros peixes, que predominantemente vão andar a meia altura do aquário)

- 2 otocinclus (10 cm no total)

- 4 rasboras arlequim (20 cm no total)

 

 

 

nesta hipotese quais os peixes a introduzir q1 no aquario ?as rasboras ? as corys ou os ramirezi? . Tive a ler k os ramirezzi sao um bcd melindrosos com a TPA e com a qualidade da agua ... qts as Tpa axam que e melhor pkena TPA frequentemente ( semanalmente ) do que garndes TPA mais espaçadas ?

qt as rasboras elas sao de cardume nao axas 4 pouquinhas ? secalhar vou optar por por 2 ou 3 mas de uma especie ( dentro dos paramentros de agua dos outros e claro ) mas k nao seja de cardume que que axam ?

 

Ps : obrigado por aturarem as minhas duvidas e indecisoes :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para iniciar o ciclo do azoto poderás introduzir primeiro as rasboras. Uma vez que este é um peixe de cardume e que 4 são poucas, podes colocar raboraras maculata que são mais pequenas é possivel colocar 8.

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais