de comunitario a plantado (despedida)


CarcajoU

Recommended Posts

  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

bem, tenho andado aqui a ver e apesar de a samoulos estar a dar bom aspecto começa a ficar grande demais para o 1º plano. portanto estou a pensar coloca-la tanto á direita onde está a rotala green, como á esquerda da echinodorus rubin.

e para fazer o dito tapete no 1º plano estou indeciso entre estas 4 opções:

Hydrocotyle verticillata, Lilaeopsis brasiliensis, Littorella uniflora e Eleocharis ''parvula''. A glosso não é opção porque parece-me que será a que vai dar mais trabalho, porque é das que precisa de mais luz e tambem por ser a escolha "mais usada"; apesar de gostar bastante dela!

 

qual seria para vcs a melhor escolha?

ponho uma foto geral antes da modificaçao assim que poder

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Diogo,

 

O aquário vai bem e recomenda-se..... :shock:

 

Gostei dessa tua opção de mudares a planta de primeiro plano....assim vai ficar melhor.

 

Só tenho um reparo....acho que o fundo ao centro está muito despido....não sei se é essa a tua intenção....mas eu pessoalmente acho despido....

 

Qualquer coisa apita,

 

Abraço

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde a ultima vez que postei so me têm acontecido desgraças.. tive um ataque do que me pareceu ser fungos e o resultado foram 8 mortes = 5 rasboras, 1 cardinal e 2 barbus fasciulatos. depois de um tratamento intensivo de mycopur (e ectopur) as coisas parecem que estao a voltar ao normal excepto o facto de este produto pôr a água verde flurescente e de esse verde se agarrar as plantas; portanto agora que os peixes estão bons, ficaram as plantas em más condições..

bem, mas pondo isto de parte, tive a olhar para o aqua e começo a não gostar da forma como as criptocorynes á direita se desenvolveram.. é o que dá plantar sem conhecer a espécie. estava a pensar retirá-la e preencher aquele espaço com alguma coisa, agora o quê é que ja nao sei.. é aí que vcs entram :lol:

 

madvieri -

Só tenho um reparo....acho que o fundo ao centro está muito despido....não sei se é essa a tua intenção....mas eu pessoalmente acho despido....
ja somos dois, eu queria mesmo conseguir "forrar" aquela zona mas isto não está a correr nada bem e a limnophila aromatica nao esta a colaborar.

 

espero que da proxima vez que postar seja para trazer boas notícias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Digoo,

 

É com muita pena que vejo que a tua população de peixes foi reduzida por doença.... ;) Pode acontecer a qualquer um e estou solidário contigo... :D

 

Relativamente á tua água ter ficado verde florescente....nunca tinha ouvido tal coisa.... :lol: e ainda para mais esse "verde agarra-se ás plantas.... :?

 

Passando á parte mais divertida da coisa...até porque já chega de tristes noticias...já basta o preço dos combustíveis..... :P , posso-te dizer que gosto bastante das tuas cryptos á direita, mas concordo contigo e penso que está mal posicionada. A minha sugestão é tu puxares mais para trás, tentando conjugá-la com algum hardscape (pedra), pores á frente desta pedra algum pogostemon helferi e continuares o tapete de eleocharis que tens á esquerda até lá.....

 

Se quiseres umas mudas....o meu plantado finalmente se desenvolve a ritmo de "gente".... :oops:

Sempre posso te arranjar umas mudas de Rotala rotindofila para o centro.... entre outras!:twisted:

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

voltei a fazer uma alteração ao layout, pequena mas parece que ficou melhor.

Retirei a echinodorus rubin, "rapei" quase por completo a moita da direita, distribuí melhor as crypt., acrescentei pogostemon helfiri e rotala rotundifolia, (obgd tiago!).

As coisas ainda estão um bocado frescas, vamos deixar de molho, mexendo de vez em quando que é pa não pegar, e quando tiver quase no ponto posto umas fotos pa provarem :lol:

 

já agora, tou com um ataque de green spot como nunca tive, tenho de limpar os vidros de 4 em 4 dias! n tenho fosfatos nem nitritos na agua, que pode ser?

 

[]´s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Como já te tinha dito esses green spots são causados por fosfatos, altos ou baixos.....no teu caso são fosfatos baixos...quase inexistentes.

 

Recomendo a fertilização DIY com macros para resolveres isso e aumentar e promover o saudável crescimento das plantas.

Como já te tinha dito tenho aqui os produtos quimicos necessessários para fertilizares individualmente as macros.

 

Deixo-te o link para a calculadora do chuk:

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...dosage_calc.htm

 

Dá lá um salto...vê um pouco como funciona, sempre em conta de alcançares umas concentrações "ideais" de macros por esta ordem:

 

N->5-10mg/L

P->1-2mg/L

K->15-30mg/L

 

Assim que tiveres isso estudado dá uma apitela que eu arranjo-te os produtos....

Tenho para aqui um quilo de cada (Nitrato de potássio(KNO3),Bifosfato de potássio(KH2PO4)e Sulfato de potássio(K2SO4) para fertilizares respectivamente N,P e K.

 

Quero ver fotos dessa remodulação.... :D

Como se deu a pogostemon? :?

 

As tuas crypts já estão a lançar folhas novas... :P

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Carcajou

 

Antes de mais quero te felicitar por todo o empenho e evolução aqui mostrado :oops:

 

Como já foi referido atrás necessitas mesmo do teste de Nitratos (No3) ,pois sem ele não vais conseguir estabilizar o Aqua de um modo preciso.

 

Quanto ás algas é normalissimo e para mais sem os parâmetros dos Macros correctos, todo o nutriente que existir na água são as algas que o vão consumir pois o ciclo dos Macros não está fechado e como já deves saber se faltar algum Macronutriente seja ele o N o P ou o K o nutriente seguinte não vai ser assimilado pelas plantas

 

por exemplo: se tiveres 20mg/l de N, 0mg/l de P e 40mg/l de K(mesmo não o conseguindo medir) as plantas consomem o N pois está existente na água mas quando querem o P e ele não existe já não chegam a pedir o K - espero ter sido explicito.

 

Quanto á subida de pH como verificas-te, suponho que tenha sido devido ao facto de teres feito o up-grade na iluminação e não teres aumentado o Co2 (isto se tiveres) pois as plantas necessitavem de mais Co2 e esgotaram o que havia logo o pH subiu.

 

A melhor maneira de fertilizares o Aqua é diariamente pois imagina se elas consumirem diariamente 10ml de uma solução qualquer (seja N, P ou K) e tu fertilizares semanalmente, vais meter 10ml x 7dias=70ml mas como ela consome apenas 10ml num dia vão sobrar 60ml na coluna de água á espera do dia seguinte, e esses 60ml que esperam pelo dia seguinte vão as algas aproveitar-se deles, logo logo logo

 

Resultado: as plantas não consomem depois os 60ml pois as algas já roubaram a paparoca quase toda ou toda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que coincidência, tava para vir ca mostrar umas fotos novas e falar dos testes e o tópico voltou a acção antes de eu chegar :oops:

 

madvieri - a pogostemon ta em boas condições embora eu ache que estou com falta de luz no aqua, ela ta a crescer mt para cima..

Ainda me estou a habituar as fertilizações e pra ja isto ainda vai um bocado aos soluços, umas vezes ponho a mais, depois a menos.. vai andando com mais ou menos algas :oops:

os fosfatos sao absorvidos de um dia po outro!

 

Pedro Borges - nem mais

 

Miguel Silva - ja não dizias nada a um tempo! (pelo menos aqui!) e ainda bem que voltaste porque conselhos nunca são de mais :lol:

 

como ja me foi dito, sem o testes dos nitratos não ia a lado nenhum, e acabei por comprar só pa não me "chatearem".. e achava eu que nao tinha nitratos no aqua até ter feito o teste.. tinha 80mg/l :) !!! ate tive que fazer o teste com agua destilada para saber quanto tinha..

que falta de noção, andava eu a dar comidas congeladas todos os dias, era coração de boi, artemia, larvas, enfim.. de tudo um bocado e os nitratos sempre a subir...

 

ultimamamente tenho tido umas baixas, mas a pior foi um discu que tinha a dois anos!! (e que me custou 20 contos).. ele tambem ja estava morto paí a meio ano mas só que ninguem lhe tinha dito.. tava mesmo mal coitadinho.. :oops:

 

bem, espero que melhores dias cheguem, pq maus ja tive muitos..

agora é tar antento as fertilizações e testes; comidas congeladas apenas duas vezes por semana; e a ver se tiro umas fotos pa por aqui, mesmo que o aqua esteja numa "má altura"..

 

[]´s a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel Silva - eu bem tento baixar o nível dos nitratos, e até agora o mínimo que consegui foram os 30mg/l, e no dia asseguir ja tão de volta acima dos 40mg/l :wink: .... parece-me que ter discus e plantados não vão bem os dois..

 

Escova - esse nitratex da jbl remove os nitratos!? e é muito caro? acho que antes de me render ao produto vou tentar mudar a dieta dos peixes.. acho que essa é a verdadeira causa dos nitratos..

Quanto ao aquário, ja teve dias melhores.. tá com umas algas.. mas posto umas fotos na mesma assim que poder! isto dos exames tira o tempo todo a um gajo!

 

[]´s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... se te deu isso de nitratos nem quero saber quanto tens de fosfatos - deve rebentar a escala. Manda mas é já TPA's de 2 em 2 dias durante umas duas semanas.

Já agora testa os fosfatos.

 

Abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , olha por exemplo eu tenho por vezes +- 40mg/l, ponho o produto no filtro e passados 2 a 3 dias tenho +- 30mg/l. Regeneras o produto com sal de cozinha grosso durante 2 dias e voltas a por o produto dentro de uma meia propria que vem com a embalagem, no filtro e voltas a baixar os nitratos. O preço nao me recordo bem mas mandei vir da redfish ou outra loja parecida, custou sem bem me recordo +- 15euros, ja nao sei bem...

 

Boa sorte. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro Borges - Por mais estranho que pareça não tenho fosfatos, nem nunca os tive !! e sim, tenho feito o teste dos fosfatos.. e tá sempre no zero, até tenho de acrescentar fosfatos, no entanto as tpa´s são sempre bem vindas

 

Escova - obgd pela informação :wink:

 

As fotos que prometi é que vai ser dificil, a máquina "morreu".. não liga..

a ver quanto tempo mais vai demorar até estar arranjada..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Só agora reparei nisto:

 

FILTRAGEM:  

eheim 2213 (440l/h) (mecanica - esponjas e lâ) + eheim 2211 (300l/h) (biologica - porcelanas porosas) - total 740l/h

 

Acho que está aqui um grande problema e fácil de resolver, como é que queres ter um Aqua estável com pouquissima matéria filtrante biológica???

Penso que o 2211 não dê para meter mais do que 1L de massas filtrantes certo?

 

Arranja é maneira de trocar estes filtros por um melhor (mais capacidade), sabes que com discos a água tem muitas oscilações e com tão pouca filtragem...

Podes e á vontade colocar um com uma circulção de 1000l/h, não esquecendo que depois de cheio dificilmente passará os 800l/h (dependendo do filtro)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o 2211 não dê para meter mais do que 1L de massas filtrantes certo?
certo!

 

mas tenho aqui uma dúvida.. as bactérias nitrificantes decompoem a amónia e nitritos em nitratos certo? depois esses nitratos são absorvidos pelas plantas, e como só tenho nitratos na água (é o único teste que acusa, os outros dão todos zero) quer dizer que as bacterias estão a fazer o seu trabalho, estão a transformar tudo em nitratos, o problema está na absorção dos mesmos pelas plantas.. digo eu.. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

De facto as bactérias nitrificantes decompõem a amónia em nitratos, e estes são absorvidos pelas plantas, mas as plantas preferencialmente absorvem a amónia, pois é uma forma mais simples de obter o Azoto (N), sendo que esta amónia é decomposta em nitratos (ainda bem pois é tóxica para os peixes), o que se irá passar é um dispêndio adicional de energia das plantas a sintetizar os nitratos em amónia.

 

O que se passa no teu aquário, a meu ver, é uma excessiva carga bilógica, tanto pela população "muito porquinha", tanto pela alimentação "gorda" que é o coração de boi e comidas congeladas.

 

A tua massa vegetal revela-se insuficiente, ou lenta, a absorver a quantidade de nitratos disponíveis....

 

O que sugiro é que reforçes os outros Macro-nutrientes P e K, que aliado a uma boa iluminação e um bom nível de CO2 irão obrigar ao desenvolvimento das plantas e consequente consumo de nitratos....

 

Espero ter ajudado... :lol:

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim... basicamente é isso.

 

Pensa desta maneira: Se tu só comeres hamburgueres, vais começar a ter problemas de nutrição...

 

Nas plantas é a mesma coisa. Se não tens Fosfatos, ou outros elementos na água, as plantas não conseguem assimilar os nitratos, pois precisam dos outros.

 

Daí que esteja a haver uma subida na concentração dos nitratos e os fosfatos, por exemplo, estejam a zero.

 

Ou com os outros, queres dizer, Amónia e Nitritos? Se sim, é pura e simplesmente, sinal de que o teu filtro biológico está a trabalhar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..excessiva carga bilógica, tanto pela população "muito porquinha", tanto pela alimentação "gorda" ..
..massa vegetal revela-se insuficiente..

 

Nem mais Tiago! Ainda não consegui arranjar um equilíbrio entre peixes/plantas/alimentação/fertilização. São apenas 4 variantes mas dificeis de conjugar !

 

..com os outros, queres dizer, Amónia e Nitritos?..
queria dizer fosfatos e nitritos ivanpantz. O teste da amonia ainda não tenho.. :wink: .. embora pelos nitritos tenha uma ideia.

 

bem, então vou fazer isso, reforçar mais um pouco os P e os K assim que arranjar as luzes! claro que me tinham de fundir hoje..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

queria dizer fosfatos e nitritos ivanpantz. O teste da amonia ainda não tenho.. Embarassed .. embora pelos nitritos tenha uma ideia.

Sim... se não tens nitritos e tens nitratos, então os teus níveis de maónia também serão, quase de certeza, perto de 0.

 

Agora é fazeres exactamente aquilo que dizes. Fertilizar com Fosfato e Potássio de maneira a que os nitratos sejam consumidos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por mais estranho que pareça não tenho fosfatos, nem nunca os tive !! e sim, tenho feito o teste dos fosfatos.. e tá sempre no zero, até tenho de acrescentar fosfatos, no entanto as tpa´s são sempre bem vindas

Curioso, já testaste a água da torneira para a presença de Nitratos? Podes descrever toda a alimentação que dás ao aquário? (ou todos os produtos que lá colocas regularmente)

Típicamente o resultado de um ecossistema semi-fechado como o aquário (principalmente o plantado) é a acumulação de fosfatos em deterimento dos nitratos, por uma série de factores, mas pode ser que a composição da comida que dás seja tão pobre em fósforo que dê este tipo de resultado.

Faz como disseste, adiciona fosfatos e potássio, eu diria até para dares mais alimentos ricos em fósforo e adubar com potássio.

 

Abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Típicamente o resultado de um ecossistema semi-fechado como o aquário (principalmente o plantado) é a acumulação de fosfatos em deterimento dos nitratos, por uma série de factores, mas pode ser que a composição da comida que dás seja tão pobre em fósforo que dê este tipo de resultado.

Concordo... não na totalidade.

 

Por exemplo, eu tenho um aquário com loricarídeos, em que os níveis de fosfatos são superiores a 5 ppm, no entanto os de nitratos andam por volta dos 5 ppm. Apenas tenho plantas de crescimento lento, nenhuma adição de CO2 e uma razão Watts/litros muito baixa (cerca de 0,3).

 

No entanto, no meu aquário plantado, por ter muita mais luz, injecção de CO2, e principalmente muitas plantas de crescimento rápido, e obviamente não alimento tanto como o outro. Neste caso, tenho consumos de Fosfatos na ordem de 2 ppm por dia, e fertilizo somente com Fosfatos e Potássio diariamente, e com micros semanalmente.

 

Concluíndo, creio que depende de aquário para aquário.

E tal como referiste, das plantas e do tipo de comida.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.