SkyWalker Publicado Fevereiro 22, 2006 Publicado Fevereiro 22, 2006 Cheguei hoje a casa, e tive esta infeliz surpresa... Primeiro, reparo para o fundo do aquário, e fico um bocado intrigado com uma "pedra" meio azulada... começo a observar melhor, e é o resto de um neon... começo a observar melhor... e vejo um outro neon escondido, atrás de uma anubia, no estado em que as fotos documentam... Separei-o, e agora apareceu-me outro com os olhos a ficarei um bocado esbugalhados... Se quanto ao primeiro, não tenho grandes duvidas que seja a Doença do Neon, quanto ao outro, sinceramente ou é um estágio muito inicial da doença, ou então tenho mais qualquer coisa a aparecer... O aquário está com parametros quase todos normais, excepto o NO3, que está com um valor bastante alto (100 mg/l), mas que poderá ser derivado ao peixe que morreu no aquário... Quanto ao resto dos peixes, todos aparentam estar perfeitamente normais, sem qualquer alteração seja de comportamento seja de aparência... A ultima introdução de peixes no aquário foi aproximadamente há 2 semanas (um casal de espadas)... Qual será o melhor caminho a seguir? Eutanásia? Tratamento com metileno? Alguma outra alternativa?
Quinzico_The_Twin Publicado: Fevereiro 23, 2006 Publicado: Fevereiro 23, 2006 Olá, parece-me um caso de dropsia...que impede o peixe de libertar fluídos. Normalmente é causada por bactérias...tenta arranjar um medicamento anti-bacteriano (eSHA 2000) ou outro. Se puderes, isola o peixe...um bocadinho de sal também não faria mal!... Por precaução não coloques as mãos dentro de água se tiveres cortes, já que a tuberculose piscicula pode causar a dropsia, e é extremamente perigosa. Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Fevereiro 24, 2006 Publicado: Fevereiro 24, 2006 Flexibacter columnaris sem duvida. Há de facto hidropsia por complicação bacteriana no ultimo. A columnaris também é chamada a falsa doença dos neons nesta especie porque também dá uma mancha branca no dorso semelhante à provocada pela Phlitospora. A verdadeira doença dos neons é mais rara e mais lenta a evoluir. Lamento mas esta é mais grave , mais contagiosa e tem maior mortalidade. Cump. Rui
SkyWalker Publicado: Fevereiro 24, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2006 Caro Rui, E há algo a fazer? Neste momento estão à parte do grupo...
Recommended Posts