André Silvestre Publicado Fevereiro 21, 2006 Publicado Fevereiro 21, 2006 Olá. Gostava de saber se a larva liofilizada pode ser igualmente um problema como a larva congelada ou viva, no que diz respeito a infestação por parasitas nos Discus. Fiquei de recuperar um discu que um amigo meu tem doente. Está magro, olho baço, barbatanas ratadas ( deduzo que por bactérias), muito escuro e um pouco apático. Penso que devo começar pela alimentação para lhe aumentar as defesas, daí a pergunta da larva... Cumps, André
Joao Machado Publicado: Fevereiro 21, 2006 Publicado: Fevereiro 21, 2006 Bom dia. Segunto o que tenho lido (muito), "bichinhos de àgua doce" não se devem dar de maneira nenhuma!. Opta por artémia congelada que eles adoram e é segura. Boa sorte. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
André Silvestre Publicado: Fevereiro 21, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2006 Olá João. Obrigado pelo esclarecimento. Terei de o alimentar a granulado e terei de fazer coração de boi, estou a ver. Amanhã devo meter aqui uma foto do peixe e ficava-te grato se desses a tua opinião sobre o seu estado. Desde que está no meu aquário, que o vejo ligeiramente melhor, mas eu de discus também não percebo nada. Abraço
Quinzico_The_Twin Publicado: Fevereiro 21, 2006 Publicado: Fevereiro 21, 2006 Olá André! Eu optava pela desparatização do discu primeiro (Flagyl), caso contrário arriscas-te a que os parasitas entrem na corrente sanguinea e aí, o bicho não remédio. Depois da despartização, dá artémia congelada ou larva de mosquito. Duvido que toque na Artémia liofilizada! Se fizeres o Flagyl, não te esqueças de aumentar a temperatura para pelo mennos 32ºC Se tiveres duvidas...diz alguma cena! Um Abraço Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
André Silvestre Publicado: Fevereiro 22, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2006 Olá de novo. Bruno obrigado pela sugestão. Mas será que o peixe tem mesmo parasitas? Ainda apresenta as riscas mas a tonalidade geral já não é tão escura, conseguindo-se perceber algum azul normal do peixe. Ficam umas fotos: O discu à uns meses atrás quando fui a casa do meu amigo: O discu actualmente, já no meu aquário em recuperação: Reparem nas barbatanas dorsais e um pouco nas anais... Bactérias ou ratadas por outros peixes? Ele no outro aquário tinha CAE´s, um labeo bicolor e assim que me pareça agressivo, não estou a ver mais nada. O aquário dele vai ser remodelado e repensado nas espécies, quer de plantas quer de peixes, por isso quando o discu estiver tratado vai ficar alojado em condições que foram feitas a pensar nele e noutros. Hoje já come melhor, mais confiante. Tenho-lhe dado granulado da JBL com 10% artémia ( ou dizem eles) e ele tem aceitado bem, embora seja raro apanhar a comida em suspensão ou à superfície, preferindo debicar o fundo. Quando estava no quário do meu amigo, abocanhava a comida e voltava a cuspir. Aqui tem ingerido e tem-se até mantido na zona da alimentação ( presumo que seja bom sinal). Resumindo: desparasitação com flagyl, trocas de água e boa alimentação frequente ou apenas trocas de água e boa alimentação + factor tempo? Obrigado e cumprimentos André
Quinzico_The_Twin Publicado: Fevereiro 22, 2006 Publicado: Fevereiro 22, 2006 Olá, Penso que sabes como se faz o flagyl, no entanto deixo aqui a receita: 1 comprimido por cada 50 lts de água, desfeito préviamente em água morna, durante 3 dias...ao 3 dia substituis 30% de água. Há Pessoal que troca a água todos os dias e adiciona a quantidade de flagyl equivalente à água substituída...és tu que decides! Fazes o tratamento e dás alimentação...depois tens que dar tempo ao bicho para recuperar...se vires que começa a melhorar, e de um dia para o outro piora novamente...repete o tratamento. Não te esqueças de aumentar a temperatura e por a bomba a funcionar...as plantas pode ressentir-se um bocadinho devido à temperatura alta...mas por 3 dias não morrem! Um abraço...se necessitares de alguma coisa, diz...também estou no messenger....uma coisa...esse discu era lindo! Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
André Silvestre Publicado: Fevereiro 22, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2006 Viva. Bruno obrigado. Sim, já sabia usar o Flagyl ou não tvesse visto ainda o excelente tópico do nosso Guru Dr Rui Ferreira de Almeida. Iniciei hoje o tratamento. Vamos ver como ele se porta nos próximos dias. Abraço
Joao Machado Publicado: Fevereiro 22, 2006 Publicado: Fevereiro 22, 2006 Boa noite. Sim, já sabia usar o Flagyl 2 X dia - Por expl. de manhã e ao fim da tarde. Eu aplico 4 dias seguidos. É bom, antes de cada aplicação uma muda de àgua pois o excipiente do medicamento, à base de açucar, favorece a proliferação de bactérias. Iniciei hoje o tratamento SÁBIA DECISÃO Como o peixe come, assim parece, dilui tambem flagyl na "paparoca". A recuperação não parece fácil mas o peixe merece-a. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
André Silvestre Publicado: Fevereiro 22, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2006 Boa noite João. Obriado mais uma vez pela descrição pormenorizada do tratamento. Como o peixe come, assim parece, dilui tambem flagyl na "paparoca". Exacto, hoje à tarde preparei uma iguaria à base de camarão ( só tinha tigre ), feijão verde e carne de vaca ( sem nervos, apenas o músculo, proteína pura), misturada com 1 comprimido - varinha mágica, água escoada e bota no congelador. Amanhã já deve estar comestível. A recuperação não parece fácil mas o peixe merece-a. Também acho que sim. Nunca fui muito fã de Discus mas quando vi este ao vivo na altura da foto nº 1, admito que me pôs a pensar em montar um aquário para eles... Vou dando notícias... Abraço e obrigado André
André Silvestre Publicado: Março 1, 2006 Autor Publicado: Março 1, 2006 Olá. O tratamento acabou e o peixe aparenta grandes melhoras. O apetite aumentou consideravelmente, estando neste momento sempre pronto para comer. Já come de tudo um pouco, desde granulado da JBL, artémia congelada a comida caseira à base de camarão e legumes. Já apresenta algumas cores, mas ainda falta chegar ao que já foi. No entanto, continua-me a fazer confusão uma substância branca na barbatana dorsal. Apareceu à coisa de dias, ainda durante o tratamento com o Flagyl. Tenho mantido a água limpa com TPAs todos os dias antes de as luzes apagarem. Hoje noto ligeiras melhoras ou, pleo menos, não noto que se tenha agaravado. Será que se justifica estar a fazer um tratamento anti-bacteriano? Entretanto surgiu outra dúvida: foi-me dito que o peixe apresenta um atrofio no crescimento. Caso se verifique, é sinónimo de futuros problemas na saúde do peixe? Umas fotos: Obrigado Bruno e João pela ajuda que me deram com o peixe. Abraço, André
Joao Machado Publicado: Março 1, 2006 Publicado: Março 1, 2006 Boa noite. continua-me a fazer confusão uma substância branca na barbatana dorsal O peixe está fraco portanto há caminho aberto para tudo o que são "oportunistas". Mantém a atenção. neste momento sempre pronto para comer Continua a diluir Flagyl na comida durante mais uns dias. Quando achares por bem parar, arranja Praziquantel (Droncit, Zypiran, Tenil Vet) e durante uns dias(5/6), mistura um pouco também na comida. foi-me dito que o peixe apresenta um atrofio no crescimento. Caso se verifique, é sinónimo de futuros problemas na saúde do peixe? Esse atrofio notas pela desporporcionalidade existente entre o tamanho dos olhos e o tamanho geral do peixe, é "olhudo". O "problema" é que nunca será um belo exemplar de 16/18 cm mas poderás torná-lo num belo exemplar de 10/12 cm . Cá estamos para apoio . Um abraço. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Quinzico_The_Twin Publicado: Março 1, 2006 Publicado: Março 1, 2006 Olá, subscrevo o que o João disse e mantém a água limpa!...o atrofio de crescimento é normal em peixes que não levaram uma alimentação cuidade em pequenos. Boa Sorte Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
André Silvestre Publicado: Março 21, 2006 Autor Publicado: Março 21, 2006 Boas. Só para fazer uma actualização do estado do peixe. Come que nem um alarve, nada pelo aquário todo, cada vez que me vê vai ao spot da alimentação e lá fica à espera que caia qualquer coisinha. Já deixa que lhe faça " festas" e vem comer à mão. A coloração está cada vez mais bonita ( apresenta riscas quando me meto com ele, presumo que seja da " excitação") e não cheguei a fazer tratamento anti-bacteriano. Foi só fazer TPA´s todos os dias e ter a preocupação de aspirar fezes e restos de comida do fundo. Termino amanhã o tratamento de Praziquantel para matar os resquícios de bichitos que lá tenha e sexta-feira vai para a antiga casa já remodelada para albergar discos. Entretanto disse ao meu amigo que teria que lhe arranjar mais companhia e ele ficou entusiasmado por isso, caro João, em breve receberás notícias minhas... Passemos às fotos: Mais uma vez, obrigado João e Bruno pela grande ajuda. Deu trabalho mas valeu a pena. Abraços, André
Quinzico_The_Twin Publicado: Março 21, 2006 Publicado: Março 21, 2006 Olá, ainda bem...espero que o peixito tenha uma vida feliz a partir de agora...um abraço. Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
Joao Machado Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 Boas. Os discus, peixes "particulares", são um constante desafio. É por essa razão que nos proporcionam um "prazer" especial nestas pequenas vitórias. Lamentávelmente, às vezes, alguma "lagrimazita". sexta-feira vai para a antiga casa já remodelada para albergar discos. :D Aqui não concordo! Caso o teu amigo tenha paciencia e tu possas aguentar aí o peixe deixa-o ficar mais 3/4 semanas. Ainda que o cuidado seja "máximo" as mudanças de casa são sempre stressantes e o "bicho" ainda está fraquinho. Engorda-o mais uns tempos :D Um abraço. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
ZANITO Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 ainda bem que corre tudo bem :D ehehe. Será desta que ficaste com o bixinho para te dedicares a Discos Andre? ehehehe Em relação ao medicamento Flagyl, o metrodizanol não é mais eficaz relativamente à desparatização?Sim eu sei é mais caro...mas já ouvi dizer que os peixes de tanto levarem com flagyl xegam a x tempo e já nada lhes faz...é verdade? :D
Joao Machado Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 Bom dia. Em relação ao medicamento Flagyl, o metrodizanol não é mais eficaz relativamente à desparatização?Sim eu sei é mais caro O Metrodinazole é o principio activo do Flagyl portanto a mesma coisa. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Quinzico_The_Twin Publicado: Março 22, 2006 Publicado: Março 22, 2006 mas já ouvi dizer que os peixes de tanto levarem com flagyl xegam a x tempo e já nada lhes faz...é verdade? :D o Flagyl como qualquer outro medicamento, se fôr utilizado indiscriminadamente e sem regras poderá provocar o efeito de bactérias (ou parasitas) resistentes ao medicamento. Assim, quando se aplica o medicamento deve-se manter o tratamento até ao fim. Existem discussões no forum relativamente a "medicação preventiva", eu pessoalmente sou contra, deverá-se apostar em mais TPA's e aspiração do fundo, ou mesmo a minimização de introdução de alimento congelado de modo a não ser necessário a desparatização. Tenho discos que há meses que não levam flagyl, e antes andavam sempre mal...agora estão muito bem...o que alterei?...deixei de dar alimentos congelados. Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
André Silvestre Publicado: Março 22, 2006 Autor Publicado: Março 22, 2006 Aqui não concordo! Caso o teu amigo tenha paciencia e tu possas aguentar aí o peixe deixa-o ficar mais 3/4 semanas. Ainda que o cuidado seja "máximo" as mudanças de casa são sempre stressantes e o "bicho" ainda está fraquinho. Engorda-o mais uns tempos :D Um abraço. JPM Epá já me tramaste. Tinha alguma urgência em tirar dali o disco uma vez que o aquário terá de ser remodelado, substituir móvel, etc. Mas faz sentido pois sinto que o peixe ainda tem de engordar mais para fortalecer as defesas. Tentarei ficar com ele mais uns dias pelo menos. ainda bem que corre tudo bem :D ehehe. Será desta que ficaste com o bixinho para te dedicares a Discos Andre? ehehehe Ehehe Filipe já pensei nisso mas, depois do trabalho que este deu, fiquei mais convencido que quando as coisas dão para o torto com discos, é trabalhoso voltar a " endireitá-las". No entanto também tenho noção que quando os peixes são bem tratados, a recompensa é grande. Quem sabe no futuro, com um aquário de 1.5m já em casa própria... :D Abraços
Recommended Posts