Recommended Posts

Publicado

Olá.

Gostava de saber se a larva liofilizada pode ser igualmente um problema como a larva congelada ou viva, no que diz respeito a infestação por parasitas nos Discus.

Fiquei de recuperar um discu que um amigo meu tem doente. Está magro, olho baço, barbatanas ratadas ( deduzo que por bactérias), muito escuro e um pouco apático.

Penso que devo começar pela alimentação para lhe aumentar as defesas, daí a pergunta da larva...

Cumps,

André

Publicado:

Bom dia.

Segunto o que tenho lido (muito), "bichinhos de àgua doce" não se devem dar de maneira nenhuma!.

Opta por artémia congelada que eles adoram e é segura.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Olá João.

Obrigado pelo esclarecimento. Terei de o alimentar a granulado e terei de fazer coração de boi, estou a ver. Amanhã devo meter aqui uma foto do peixe e ficava-te grato se desses a tua opinião sobre o seu estado. Desde que está no meu aquário, que o vejo ligeiramente melhor, mas eu de discus também não percebo nada. :P

Abraço

Publicado:

Olá André!

Eu optava pela desparatização do discu primeiro (Flagyl), caso contrário arriscas-te a que os parasitas entrem na corrente sanguinea e aí, o bicho não remédio.

Depois da despartização, dá artémia congelada ou larva de mosquito.

Duvido que toque na Artémia liofilizada!

Se fizeres o Flagyl, não te esqueças de aumentar a temperatura para pelo mennos 32ºC

Se tiveres duvidas...diz alguma cena!

Um Abraço

Bruno Quinzico - The Twin

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Publicado:

Olá de novo.

Bruno obrigado pela sugestão. Mas será que o peixe tem mesmo parasitas? Ainda apresenta as riscas mas a tonalidade geral já não é tão escura, conseguindo-se perceber algum azul normal do peixe. Ficam umas fotos:

O discu à uns meses atrás quando fui a casa do meu amigo:

PICT0028.jpg

O discu actualmente, já no meu aquário em recuperação:

PICT0005edit.jpg

PICT0006edit.jpg

PICT0009edit.jpg

Reparem nas barbatanas dorsais e um pouco nas anais... Bactérias ou ratadas por outros peixes? Ele no outro aquário tinha CAE´s, um labeo bicolor e assim que me pareça agressivo, não estou a ver mais nada. :wink: O aquário dele vai ser remodelado e repensado nas espécies, quer de plantas quer de peixes, por isso quando o discu estiver tratado vai ficar alojado em condições que foram feitas a pensar nele e noutros.

Hoje já come melhor, mais confiante. Tenho-lhe dado granulado da JBL com 10% artémia ( ou dizem eles) e ele tem aceitado bem, embora seja raro apanhar a comida em suspensão ou à superfície, preferindo debicar o fundo. Quando estava no quário do meu amigo, abocanhava a comida e voltava a cuspir. Aqui tem ingerido e tem-se até mantido na zona da alimentação ( presumo que seja bom sinal).

Resumindo: desparasitação com flagyl, trocas de água e boa alimentação frequente ou apenas trocas de água e boa alimentação + factor tempo?

Obrigado e cumprimentos

André

Publicado:

Olá,

Penso que sabes como se faz o flagyl, no entanto deixo aqui a receita:

1 comprimido por cada 50 lts de água, desfeito préviamente em água morna, durante 3 dias...ao 3 dia substituis 30% de água.

Há Pessoal que troca a água todos os dias e adiciona a quantidade de flagyl equivalente à água substituída...és tu que decides!

Fazes o tratamento e dás alimentação...depois tens que dar tempo ao bicho para recuperar...se vires que começa a melhorar, e de um dia para o outro piora novamente...repete o tratamento. Não te esqueças de aumentar a temperatura e por a bomba a funcionar...as plantas pode ressentir-se um bocadinho devido à temperatura alta...mas por 3 dias não morrem!

Um abraço...se necessitares de alguma coisa, diz...também estou no messenger....uma coisa...esse discu era lindo!

www.algareef.com

Publicado:

Viva.

Bruno obrigado. Sim, já sabia usar o Flagyl ou não tvesse visto ainda o excelente tópico do nosso Guru Dr Rui Ferreira de Almeida. Iniciei hoje o tratamento. Vamos ver como ele se porta nos próximos dias.

Abraço

Publicado:

Boa noite.

Sim, já sabia usar o Flagyl

2 X dia - Por expl. de manhã e ao fim da tarde.

Eu aplico 4 dias seguidos.

É bom, antes de cada aplicação uma muda de àgua pois o excipiente do medicamento, à base de açucar, favorece a proliferação de bactérias.

Iniciei hoje o tratamento

SÁBIA DECISÃO :)

Como o peixe come, assim parece, dilui tambem flagyl na "paparoca".

A recuperação não parece fácil mas o peixe merece-a.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boa noite João.

Obriado mais uma vez pela descrição pormenorizada do tratamento.

Como o peixe come, assim parece, dilui tambem flagyl na "paparoca".

Exacto, hoje à tarde preparei uma iguaria à base de camarão ( só tinha tigre :)), feijão verde e carne de vaca ( sem nervos, apenas o músculo, proteína pura), misturada com 1 comprimido - varinha mágica, água escoada e bota no congelador. Amanhã já deve estar comestível. :)

A recuperação não parece fácil mas o peixe merece-a.

Também acho que sim. Nunca fui muito fã de Discus mas quando vi este ao vivo na altura da foto nº 1, admito que me pôs a pensar em montar um aquário para eles...

Vou dando notícias...

Abraço e obrigado

André

Publicado:

Olá.

O tratamento acabou e o peixe aparenta grandes melhoras. O apetite aumentou consideravelmente, estando neste momento sempre pronto para comer. Já come de tudo um pouco, desde granulado da JBL, artémia congelada a comida caseira à base de camarão e legumes. Já apresenta algumas cores, mas ainda falta chegar ao que já foi.

No entanto, continua-me a fazer confusão uma substância branca na barbatana dorsal. Apareceu à coisa de dias, ainda durante o tratamento com o Flagyl. Tenho mantido a água limpa com TPAs todos os dias antes de as luzes apagarem. Hoje noto ligeiras melhoras ou, pleo menos, não noto que se tenha agaravado. Será que se justifica estar a fazer um tratamento anti-bacteriano?

Entretanto surgiu outra dúvida: foi-me dito que o peixe apresenta um atrofio no crescimento. Caso se verifique, é sinónimo de futuros problemas na saúde do peixe?

Umas fotos:

PICT0024.jpg

PICT0033.jpg

Obrigado Bruno e João pela ajuda que me deram com o peixe.

Abraço,

André

Publicado:

Boa noite.

continua-me a fazer confusão uma substância branca na barbatana dorsal

O peixe está fraco portanto há caminho aberto para tudo o que são "oportunistas".

Mantém a atenção.

neste momento sempre pronto para comer

Continua a diluir Flagyl na comida durante mais uns dias.

Quando achares por bem parar, arranja Praziquantel (Droncit, Zypiran, Tenil Vet) e durante uns dias(5/6), mistura um pouco também na comida.

foi-me dito que o peixe apresenta um atrofio no crescimento. Caso se verifique, é sinónimo de futuros problemas na saúde do peixe?  

Esse atrofio notas pela desporporcionalidade existente entre o tamanho dos olhos e o tamanho geral do peixe, é "olhudo".

O "problema" é que nunca será um belo exemplar de 16/18 cm mas poderás torná-lo num belo exemplar de 10/12 cm :? .

Cá estamos para apoio :shock: .

Um abraço.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Olá,

subscrevo o que o João disse e mantém a água limpa!...o atrofio de crescimento é normal em peixes que não levaram uma alimentação cuidade em pequenos.

Boa Sorte

www.algareef.com

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas.

Só para fazer uma actualização do estado do peixe. Come que nem um alarve, nada pelo aquário todo, cada vez que me vê vai ao spot da alimentação e lá fica à espera que caia qualquer coisinha. :P Já deixa que lhe faça " festas" e vem comer à mão. A coloração está cada vez mais bonita ( apresenta riscas quando me meto com ele, presumo que seja da " excitação") e não cheguei a fazer tratamento anti-bacteriano. Foi só fazer TPA´s todos os dias e ter a preocupação de aspirar fezes e restos de comida do fundo.

Termino amanhã o tratamento de Praziquantel para matar os resquícios de bichitos que lá tenha e sexta-feira vai para a antiga casa já remodelada para albergar discos. Entretanto disse ao meu amigo que teria que lhe arranjar mais companhia e ele ficou entusiasmado por isso, caro João, em breve receberás notícias minhas... :cry:

Passemos às fotos:

PICT0019.jpg

PICT0021.jpg

Mais uma vez, obrigado João e Bruno pela grande ajuda. Deu trabalho mas valeu a pena.

Abraços,

André

Publicado:

Olá,

ainda bem...espero que o peixito tenha uma vida feliz a partir de agora...um abraço.

www.algareef.com

Publicado:

Boas.

Os discus, peixes "particulares", são um constante desafio.

É por essa razão que nos proporcionam um "prazer" especial nestas pequenas vitórias.

Lamentávelmente, às vezes, alguma "lagrimazita".

sexta-feira vai para a antiga casa já remodelada para albergar discos.

:D Aqui não concordo!

Caso o teu amigo tenha paciencia e tu possas aguentar aí o peixe deixa-o ficar mais 3/4 semanas.

Ainda que o cuidado seja "máximo" as mudanças de casa são sempre stressantes e o "bicho" ainda está fraquinho.

Engorda-o mais uns tempos :D

Um abraço.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

ainda bem que corre tudo bem :D ehehe. Será desta que ficaste com o bixinho para te dedicares a Discos Andre? ehehehe

Em relação ao medicamento Flagyl, o metrodizanol não é mais eficaz relativamente à desparatização?Sim eu sei é mais caro...mas já ouvi dizer que os peixes de tanto levarem com flagyl xegam a x tempo e já nada lhes faz...é verdade?

:D

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Bom dia.

Em relação ao medicamento Flagyl, o metrodizanol não é mais eficaz relativamente à desparatização?Sim eu sei é mais caro

O Metrodinazole é o principio activo do Flagyl portanto a mesma coisa.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

mas já ouvi dizer que os peixes de tanto levarem com flagyl xegam a x tempo e já nada lhes faz...é verdade?

:D

o Flagyl como qualquer outro medicamento, se fôr utilizado indiscriminadamente e sem regras poderá provocar o efeito de bactérias (ou parasitas) resistentes ao medicamento. Assim, quando se aplica o medicamento deve-se manter o tratamento até ao fim. Existem discussões no forum relativamente a "medicação preventiva", eu pessoalmente sou contra, deverá-se apostar em mais TPA's e aspiração do fundo, ou mesmo a minimização de introdução de alimento congelado de modo a não ser necessário a desparatização.

Tenho discos que há meses que não levam flagyl, e antes andavam sempre mal...agora estão muito bem...o que alterei?...deixei de dar alimentos congelados.

www.algareef.com

Publicado:
;) Aqui não concordo!

Caso o teu amigo tenha paciencia e tu possas aguentar aí o peixe deixa-o ficar mais 3/4 semanas.

Ainda que o cuidado seja "máximo" as mudanças de casa são sempre stressantes e o "bicho" ainda está fraquinho.

Engorda-o mais uns tempos :D  

Um abraço.

JPM

Epá já me tramaste. Tinha alguma urgência em tirar dali o disco uma vez que o aquário terá de ser remodelado, substituir móvel, etc. Mas faz sentido pois sinto que o peixe ainda tem de engordar mais para fortalecer as defesas. Tentarei ficar com ele mais uns dias pelo menos.

ainda bem que corre tudo bem :D ehehe. Será desta que ficaste com o bixinho para te dedicares a Discos Andre? ehehehe

Ehehe Filipe já pensei nisso mas, depois do trabalho que este deu, fiquei mais convencido que quando as coisas dão para o torto com discos, é trabalhoso voltar a " endireitá-las". No entanto também tenho noção que quando os peixes são bem tratados, a recompensa é grande. Quem sabe no futuro, com um aquário de 1.5m já em casa própria... :D

Abraços