Ajuda para iluminação e adubação de plantas.

Recommended Posts

Publicado

Tenho um aquário de (120x30x40) 120 L 100 L reais

PH 7(+-)

Temp:26º

Está plantado com

-4 anúbias

- 12 elódeas (julgo eu)

- tinha outra planta que quase estinguiu sobrando poucas folhas quase à superfície.

As anubias tem um crescimento lento mas estão relativamente viçosas as outras cresceram muito no início mas estabilizaram.

Só adiciono adubo sólido (Laterit) e não adiciono CO2, estou a pensar utilizar fertilizante liquido e CO2 método caseiro o que aconselham?

Peixes:

-6 neons

-3 espadas

-1 limpa vidros

-3 corydoras albinos

-1 guppy

-1 não sei o nome mas é espalmado e tem a parte inferior toda coberta por uma ventosa que se agarra fortemente ao vidro, é escuro e tem cerca de 3 cm.

Tenho o aquário a cerca de um ano e meio mas no ano passado como estava fora não me pude dedicar a ele, agora resolvi fazer as coisas como deve ser.

A dúvida era a seguinte:

A iluminação de origem é constituída por uma lâmpada de 30W e ~90 cm de comprimento, é pouco, no entanto na mesma calha com alguma engenharia consigo colocar outra de 30W chega?, será que existem lâmpadas mais potentes com o mesmo comprimento.

Senão estive a pensar colocar lâmpadas fruorescentes compactas neste caso quantas devo colocar? E quais?

Publicado:

Com essa dimensão (90 cms.) não vais encontrar lampadas com mais potencia do que os 30 w. Julgo que se tiveres plantas pouco exigentes, duas lampadas de 30 w são suficientes desde que ambas tenham reflectores instalados de forma a aproveitares ao máximo toda a luz emitida. Quanto às lampadas compactas a potencia maxima que vi à venda até agora foi de 18 w. Portanto se conseguires colocar uma lampada de 90 cms. (30w) juntamente com essa que já tens, penso que o aquário ficará mais equilibrado, visto que estas lampadas espalham de uma forma mais eficiente a luz.

Espero ter ajudado

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Publicado:

Viva,

Está plantado com  

-4 anúbias  

- 12 elódeas (julgo eu)  

- tinha outra planta que quase estinguiu sobrando poucas folhas quase à superfície.  

As anubias tem um crescimento lento mas estão relativamente viçosas as outras cresceram muito no início mas estabilizaram.  

Só adiciono adubo sólido (Laterit) e não adiciono CO2, estou a pensar utilizar fertilizante liquido e CO2 método caseiro o que aconselham?  

Com essas plantas não precisas de adubo solido, precisas é do liquido.

Se pretendes ficar apenas com essas plantas eu não mexia em nada.

Se pretendes colocar mais plantas, algumas delas exigentes, então coloca mais iluminação até ficares com 120W, CO2, e fertilizante liquido.

estive a pensar colocar lâmpadas fruorescentes compactas neste caso quantas devo colocar? E quais?

Até perfazer 120W. Coloca com temperatura de cor próxima dos 5000K e com bom CRI. Comprei uma embalagem de 3 lampadas de 15W / 6400K por pouco mais de 5 euros. Havia também iguais mas de 20W mas custavam 2,5 euros cada.