Visitante Publicado Janeiro 27, 2004 Publicado Janeiro 27, 2004 Tenho um aquário de (120x30x40) 120 L 100 L reais PH 7(+-) Temp:26º Está plantado com -4 anúbias - 12 elódeas (julgo eu) - tinha outra planta que quase estinguiu sobrando poucas folhas quase à superfície. As anubias tem um crescimento lento mas estão relativamente viçosas as outras cresceram muito no início mas estabilizaram. Só adiciono adubo sólido (Laterit) e não adiciono CO2, estou a pensar utilizar fertilizante liquido e CO2 método caseiro o que aconselham? Peixes: -6 neons -3 espadas -1 limpa vidros -3 corydoras albinos -1 guppy -1 não sei o nome mas é espalmado e tem a parte inferior toda coberta por uma ventosa que se agarra fortemente ao vidro, é escuro e tem cerca de 3 cm. Tenho o aquário a cerca de um ano e meio mas no ano passado como estava fora não me pude dedicar a ele, agora resolvi fazer as coisas como deve ser. A dúvida era a seguinte: A iluminação de origem é constituída por uma lâmpada de 30W e ~90 cm de comprimento, é pouco, no entanto na mesma calha com alguma engenharia consigo colocar outra de 30W chega?, será que existem lâmpadas mais potentes com o mesmo comprimento. Senão estive a pensar colocar lâmpadas fruorescentes compactas neste caso quantas devo colocar? E quais?
Madiques Publicado: Janeiro 27, 2004 Publicado: Janeiro 27, 2004 Com essa dimensão (90 cms.) não vais encontrar lampadas com mais potencia do que os 30 w. Julgo que se tiveres plantas pouco exigentes, duas lampadas de 30 w são suficientes desde que ambas tenham reflectores instalados de forma a aproveitares ao máximo toda a luz emitida. Quanto às lampadas compactas a potencia maxima que vi à venda até agora foi de 18 w. Portanto se conseguires colocar uma lampada de 90 cms. (30w) juntamente com essa que já tens, penso que o aquário ficará mais equilibrado, visto que estas lampadas espalham de uma forma mais eficiente a luz. Espero ter ajudado In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.
nunomiguel Publicado: Janeiro 27, 2004 Publicado: Janeiro 27, 2004 Olá, Quanto às lampadas compactas a potencia maxima que vi à venda até agora foi de 18 w Mas também existem de 21w. (Osram/Philips, etc). A Osram têm uma de 23w mas estas ainda não vi à venda cá... http://www.osram.com/products/general/comp...ct/duluxel.html Abraços, Nuno Cumprimentos, Nuno
Visitante Publicado: Janeiro 27, 2004 Publicado: Janeiro 27, 2004 Viva, Está plantado com -4 anúbias - 12 elódeas (julgo eu) - tinha outra planta que quase estinguiu sobrando poucas folhas quase à superfície. As anubias tem um crescimento lento mas estão relativamente viçosas as outras cresceram muito no início mas estabilizaram. Só adiciono adubo sólido (Laterit) e não adiciono CO2, estou a pensar utilizar fertilizante liquido e CO2 método caseiro o que aconselham? Com essas plantas não precisas de adubo solido, precisas é do liquido. Se pretendes ficar apenas com essas plantas eu não mexia em nada. Se pretendes colocar mais plantas, algumas delas exigentes, então coloca mais iluminação até ficares com 120W, CO2, e fertilizante liquido. estive a pensar colocar lâmpadas fruorescentes compactas neste caso quantas devo colocar? E quais? Até perfazer 120W. Coloca com temperatura de cor próxima dos 5000K e com bom CRI. Comprei uma embalagem de 3 lampadas de 15W / 6400K por pouco mais de 5 euros. Havia também iguais mas de 20W mas custavam 2,5 euros cada.
Recommended Posts