DESAFIO / AJUDA - Novo aquário 1,50 m


jnarciso

Recommended Posts

Boas !!!

 

Vou recomeçar nestas lides da aquariofilia (15 anos de interregno) e vejo ao ler estes e outros posts que a aquariofilia evolui-o muito...

 

A minha experiencia de à 15 anos era os Cíclideos africanos (oreochromis mossambicus) e os óscares ....

 

Tinha dois aquários de 1,50 m e era uma loucura observá-los...

 

 

Ora bem....

 

Quero recomeçar, com um aqua de 150 cm comunitário (tipo amazonense) e estou com dificuldades (para já...) em relação aos peixes a introduzir e também às plantas (no qual sou um completo inexperiente)...

 

 

Se fossem vocês por onde começavam?

 

 

Quero a vossa opinião / sabedoria para (re)começar ...

 

 

Obrigado a todos...

 

 

jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste em montar um salgado? :( As vezes as pessoas têm vontade de fazer mas pensam em que é muito caro, ou dá muito trabalho... caro até é! Quanto maior for o aquário mais caro são os aparelhos. Bom então em vez de um de 1,50m podias fazer de 1 metro..... ou coisa assim.

 

É so a minha opinião.... Faz o que bem entenderes e olha melhor sucesso para os aquas..

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

sê bem -"revindo"....sentimos a tua falta :(

Nos últimos anos assiste-se a uma consciencialização cada vez maior de que as plantas para sobreviverem necessitam de iluminação adequada e com essa iluminação adequada é indispensável o uso de Co2...

Se fosse eu começava por pesquisar exactamente estes dois assuntos de forma a ter as melhores condições para as plantas...Isto em "termos técnicos", porque a evolução em termos do que se pode fazer com as plantas (desde que se tenha certas condições) é brutal....o "velho aquário" com uma echinodorus e meia dúzia de cabombas e elodeas, como se via à uns anos atrás, está a léguas das plantas disponíveis hoje no mercado e do que se pode fazer com elas....Neste aspecto, ver umas fotos do melhor que se faz pode ser uma boa ajuda para o futuro aquário, como sugestão de site deixo-te www.akwarium.org fotos do lado direito...não esquecendo alguma das coisas que se fazem em Portugal, visitável mais em baixo na zona das fotos...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas

 

Por agora tenho mais uma pergunta..

 

Admitamos que quero um aquário plantado... ora para um aquario desta tipologia, de deste tamanho (300L) convém ter 1W/L, certo?

 

Logo terá que ser 300W de potência, certo?

 

 

Alguém sabe ou já fez as contas a quanto sai 300W todo o dia a chupar electricidade, ao fim do mês?

 

Era só para ter noção da coisa...

 

Obrigado

 

jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende das luzes que usares. Normalmente usam HQI´s e essas ainda "chupam" um bocado ao fim do mês...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessariamente precisas de 300w...a "regra" aplica-se promordialmente a aquários mais pequenos, quanto maior o aquário menor é a necessidade que seja cumprida...mas pronto, duas hqi`s de 150w , poderiam ser uma hipótese...De qualquer forma, como falaste em 1.50m de comprimento e 300l, não sei as outras medidas que pretendes ter de aquário...1.50*50*50 parece-me boas dimensões e já estamos a falar em 375l, com por exemplo 300w, o que já baixa o rácio w/l (cerca de 0.8w/l)....

 

Quanto a contas, creio que algures no fórum já foram feitas e a ideia que tenho de uma hqi de 150w é que ficava em cerca de 10€ mês (não tenho a certeza desse valor nem do periodo de tempo da luz ligada...:D)

 

O custo será esse mas o prazer que te proporcionará será "priceless"...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.