Recommended Posts

Publicado

Boas

Andando por ai a vasculhar dei com esta tabela:

http://www.quimibras.com.br/

Agora as dúvidas, sendo o ferro(FE) soluvel com o nitrato(No3), pergunto eu, será que existe "Nitrato de Ferro" ou algo do género?

Gostaria de acrescentar ferro ás plantas será possivel assim?

Tem que ser fe2 certo ?

Publicado:

Olá.

O Nitrato de Ferro, a existir é sempre na forma de Fe(NO3)3 (III).

Ou seja, o Ferro já está oxidado ao máximo, sem falar que não se encontra quelatado :?

Como o grupo Nitrato é um oxidante, nunca conseguiremos ter Fe(NO3)2 (II) :?

Pelo que estive a procurar, Nitrato de Ferro só serve para uma coisa :(

Como padrão de Fe (III) para espectroscopia...

É solúvel em água, mas a menos que seja quelatado (por bactérias ou outra coisa qualquer) vão-se formar complexos estáveis de Ferro (Fosfato ou Óxidos).

Creio que para deitar na água, não adianta de muito.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas

Lembrei-me que nos humanos à uma doença que é falta de ferro que se chama ferritina, e isso é combatido com uns comprimidos.

Agora se esses comprimidos são de alto teor em ferro e se isso dà para as plantas não sei.

Se desse era um salto importante nos plantados.

Cumps

Jose Antonio

Publicado:

Olá.

José, só uma correcção de foro químico:

A ferritina é a molécula (a mais importante, pelo menos) responsável pelo armazenamento de Ferro no organismo humano, não a doença.

Em termos de fertilização a nível de plantas, não ponho as minhas mão no fogo, mas é capaz de funcionar, pois nós humanos, a par das plantas superiores, não conseguimos metabolizar Ferro metálico (certo e sabido) e creio que ferro na forma inorgânica também não o conseguimos.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas

Eu so falei porque me lembrei disso e podia ser uma boa opção a pesquizar, pois un dos nossos maiores problemas nos plantados e a carência de ferro.

Cumps

Jose Antonio

Publicado:

Olá de novo.

Eu so falei porque me lembrei disso e podia ser uma boa opção a pesquizar, pois un dos nossos maiores problemas nos plantados e a carência de ferro.

E fizeste muito bem em falar nessa possibilidade (ou não, se calhar até funciona).

Peço desculpa se te ofendi, ou fui menos próprio, mas apenas disse que a doença não é a ferritina...

Se entendeste o meu emendo como provocatório, só posso pedir desculpa.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Bons

Luis porque me iria sentir ofendido?

Fizestes mto bem! Estamos aqui para nos esclarecer uns aos outros e fazer avançar os nossos conheçimentos e tentar encontrar soluções para as nossas dificuldades na aquarofilia!

Muitas cabeças pensam melhor que uma!

Sempre ao dispor.

Cumps

Jose António

• 1 mês depois...
Publicado:

Sim...

Se é quelatado, e próprio para plantas, não vejo porque não poderá ser utilizado para fertilizar plantas de aquário.

Resta agora saber se é só um fertilizante de Ferro, e se não traz mais coisas que possam ser prejudiciais para a fauna e não só, do aquário.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

A concentração em ferro é que é bastante baixa...devido ás especificidades dos bonsais, mas de resto estás á vontade.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Obrigado pelas respostas

Parece que vou continuar com o actual pois se a concentração de ferro é menor não vai conpensar.

Publicado:

os fertilizantes da Luso-Bonsai sao bastante jeitosos. eu uso o de Micros embalado por eles e estou bastante satisfeito.

Go ahead...make my day