Miguel Silva Publicado Fevereiro 20, 2006 Publicado Fevereiro 20, 2006 Boas Andando por ai a vasculhar dei com esta tabela: http://www.quimibras.com.br/ Agora as dúvidas, sendo o ferro(FE) soluvel com o nitrato(No3), pergunto eu, será que existe "Nitrato de Ferro" ou algo do género? Gostaria de acrescentar ferro ás plantas será possivel assim? Tem que ser fe2 certo ?
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 Olá. O Nitrato de Ferro, a existir é sempre na forma de Fe(NO3)3 (III). Ou seja, o Ferro já está oxidado ao máximo, sem falar que não se encontra quelatado Como o grupo Nitrato é um oxidante, nunca conseguiremos ter Fe(NO3)2 (II) Pelo que estive a procurar, Nitrato de Ferro só serve para uma coisa Como padrão de Fe (III) para espectroscopia... É solúvel em água, mas a menos que seja quelatado (por bactérias ou outra coisa qualquer) vão-se formar complexos estáveis de Ferro (Fosfato ou Óxidos). Creio que para deitar na água, não adianta de muito. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Miguel Silva Publicado: Fevereiro 21, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2006 Boa Luis Sempre o mesmo Obrigado
jose antonio Publicado: Fevereiro 22, 2006 Publicado: Fevereiro 22, 2006 Boas Lembrei-me que nos humanos à uma doença que é falta de ferro que se chama ferritina, e isso é combatido com uns comprimidos. Agora se esses comprimidos são de alto teor em ferro e se isso dà para as plantas não sei. Se desse era um salto importante nos plantados. Cumps Jose Antonio
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 22, 2006 Publicado: Fevereiro 22, 2006 Olá. José, só uma correcção de foro químico: A ferritina é a molécula (a mais importante, pelo menos) responsável pelo armazenamento de Ferro no organismo humano, não a doença. Em termos de fertilização a nível de plantas, não ponho as minhas mão no fogo, mas é capaz de funcionar, pois nós humanos, a par das plantas superiores, não conseguimos metabolizar Ferro metálico (certo e sabido) e creio que ferro na forma inorgânica também não o conseguimos. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
jose antonio Publicado: Fevereiro 22, 2006 Publicado: Fevereiro 22, 2006 Boas Eu so falei porque me lembrei disso e podia ser uma boa opção a pesquizar, pois un dos nossos maiores problemas nos plantados e a carência de ferro. Cumps Jose Antonio
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 22, 2006 Publicado: Fevereiro 22, 2006 Olá de novo. Eu so falei porque me lembrei disso e podia ser uma boa opção a pesquizar, pois un dos nossos maiores problemas nos plantados e a carência de ferro. E fizeste muito bem em falar nessa possibilidade (ou não, se calhar até funciona). Peço desculpa se te ofendi, ou fui menos próprio, mas apenas disse que a doença não é a ferritina... Se entendeste o meu emendo como provocatório, só posso pedir desculpa. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
jose antonio Publicado: Fevereiro 23, 2006 Publicado: Fevereiro 23, 2006 Bons Luis porque me iria sentir ofendido? Fizestes mto bem! Estamos aqui para nos esclarecer uns aos outros e fazer avançar os nossos conheçimentos e tentar encontrar soluções para as nossas dificuldades na aquarofilia! Muitas cabeças pensam melhor que uma! Sempre ao dispor. Cumps Jose António
Miguel Silva Publicado: Abril 18, 2006 Autor Publicado: Abril 18, 2006 Voltando á carga e após muita pesquisa Será que este ferro e sendo quelatado, nos servirá? http://www.luso-bonsai.com/produto.php?id=819
Luís Fortunato Publicado: Abril 18, 2006 Publicado: Abril 18, 2006 Sim... Se é quelatado, e próprio para plantas, não vejo porque não poderá ser utilizado para fertilizar plantas de aquário. Resta agora saber se é só um fertilizante de Ferro, e se não traz mais coisas que possam ser prejudiciais para a fauna e não só, do aquário. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Abril 18, 2006 Publicado: Abril 18, 2006 A concentração em ferro é que é bastante baixa...devido ás especificidades dos bonsais, mas de resto estás á vontade. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Miguel Silva Publicado: Abril 19, 2006 Autor Publicado: Abril 19, 2006 Obrigado pelas respostas Parece que vou continuar com o actual pois se a concentração de ferro é menor não vai conpensar.
Space Cowboy Publicado: Abril 19, 2006 Publicado: Abril 19, 2006 os fertilizantes da Luso-Bonsai sao bastante jeitosos. eu uso o de Micros embalado por eles e estou bastante satisfeito. Go ahead...make my day
manu33 Publicado: Abril 19, 2006 Publicado: Abril 19, 2006 boas por acaso não será isto... qual é a razão deste composto??? quais são as quatidades??? sem mais. ____________________________________________________________________ cumps Manu33. Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
Recommended Posts