fraldini Publicado Fevereiro 19, 2006 Publicado Fevereiro 19, 2006 Boas , bem sou novo nisso comprei agora um aquario de 80x45x35 m , como tenho lido por ai o areao e muito importante para o aquario , gostaria que me dessem ai umas dicas onde comprar e o que comprar , sou do barreiro agradecia , cumprimentos , Citar
Martita Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 eu tambem so novata nestas andanças mas acho que o areao só importante se quiseres por plantas . mas acho que o areao nao e assim tao importante acho mas concerteza que algum menbro mais experiente te pode elucidar melhor Citar
Governa Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 Em qualquer loja de aquariofilia podem fazer um bom aconselhamento. Normalmente recomenda-se areão escuro (quanto mais escuro melhor) para evitar reflectir a luz (os peixes sentem-se mais confortáveis se o solo não reflectir a luz) e também se deve ter atenção à granulometria. Areão muito grosso tende a dificultar o enraizamento das plantas. Se tenciona plantar, deve antes tornar o solo fértil. Pessoalmente estou bastante satisfeito com o JBL ProFlora. Uma boa iluminação (recomenda-se 1 watt por litro) é também aconselhável. Citar • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
tbarreira Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 Boa noite, pode nao ser a informaçao mais correcta mas pode ajudar e se tiver errado alguem corrija. Existem varios tipos de areao mas separado o Areao de rio (com diferentes cores mas todas sem brilho algum) e os outros tipos de pedrinhas que se vêm nas lojas todas bonitas mas que para alem de tirarem o Natural ao aquario tambem sao mais caras. Eu tenho um aquario de 60cm (54litros) e usei 2 tipos de pedras as tais de rio 2 sacos de 5 kilos e 2kg de areia azul (e digo-te que ja faltou mais para a tirar, pois transforma o aqua em algo demasiado artificial para um Plantado como o que eu quero fazer) ah e diga-se de passagem... que com o dinheiro que se compra 2kg de areia azul... compras 5kg de areia de rio o tal areao de 3a5mm de diametro. Onde comprar? Eu comprei o meu num Hipermercado e tu tbem o iras encontrar. Agora como a martita disse e suponho que bem, dependendo do tipo de aquario, diferentes cuidados tens que ter com o teu substracto ou seja.... Queres um plantado (diga-se com plantas verdadeiras) covem ao areao juntar um fertilizante para que as raizes se fixem e se alimentem e deve-se usar nas seguintes medidas 3cm de Areao, 1cm de Fertilizante 2cm de areao (de baixo para cima). E estes sao os cuidados ao inicio a ter com o teu fundo. Caso queiras fazer um aquario sem plantas vivas, ai sim podes meter as pedrinhas ou o que quiseres tendo em conta que as pedrinhas nao soltam a tinta que pode ser prejudicial aos peixes e que nao metes pedrinhas com pontas ou arestas afiadas porque podem cortar e magoar os teus peixes. Outra coisa a ter em atençao, antes de colocar qq areia que seja lavar muito bem, quanto eu digo mto bem... nao é uma vez e esta ok, é lavar... lavar... lavar e lavar ate que notes que a agua começa a sair mais limpida o que costuma demorar um certo tempo. Caso tenhas duvidas nada como uma boa pesquisa na net para as tirares, ha muita informaçao, so falta é tempo para a procurar. Um abraço Tiago Barreira Citar
fish Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 eu tambem so novata nestas andanças mas acho que o areao só importante se quiseres por plantas . mas acho que o areao não (palavra corrigida) e assim tao importante acho mas concerteza que algum menbro mais experiente te pode elucidar melhor Boas, Não é bem assim, o areão não só funciona como decoração mas tb é um óptimo sítio para se fixarem as bactérias que se envolvem nos processos de reciclagem do azoto, por isso até que não é má ideia utilizar areão. E tb faz com que os peixes se sintam mais «em casa». Não é absolutamente indispensável, mas é uma boa escolha para a iniciação ao hobby. Era um bom princípio, e não é caro, qualquer hipermercado tem, barato. Basta comprar o suficiente para fazer uma camada no fundo de 5cm. Antes de deitar o areão no aquário convem ferve-lo, para esterilizar, até que a água que escorre da lavagem esteja bem cristalina. Espero ter ajudado Cumps. Fish Citar
Martita Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 percebeste me mal ou eu expressei-mal eu nao queria dizer que o areao era indispensavel :D queria dizer que para um aquario sem plantas e indiferente o areao que se usa , só para plantas e que se tem de ter mais atençao a granulometria do areao, qualidade do mesmo etc Citar
NetSpace Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 no meu aqua tenho deis tipos de areao diferentes... comprei areia de rio escura com um diametro de 3 a 4 milimetros e areao biológico com 5 a 8 milimetros em menos quantidade, depois de muiti muito bem lavado, misturei tudo... coloquei uns 3cm do areao(mistura), 1a2 cm de substrato JBL proflora e por fim outros uns 2cm do areao(mistura)... ficou bonito e penso que bom para um plantado... Citar O meu aquário: ...::: V.Perucho :::...
arty77 Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 Uma boa iluminação (recomenda-se 1 watt por litro) é também aconselhável. Estou a pensar adquirir um aquário de 210 litros que traz duas lâmpadas de 30W, ou seja, 60W no total. Será insuficiente para um plantado? Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Martita Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 60W : 210 L = 0.3 W/L portanto iluminaçao e fraquita ou melhoras a iluminaçao ou escolhes plantas que nao necessitem de muita luz como as anubias , feto de java , musgo de java etc . procura aqui no forum ou na net existem varias palntas que consegues ter com essa iluminçao :D mas se poderes aumentar a iluminaçao nao era nada mau . Haja guito que tudo se resolve Citar
fraldini Publicado: Fevereiro 20, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2006 obrigado meus amigos pelas dicas só mais uma perguntazinha que tamanho de areao devo usar para baixo e o que devo usar para cima ??? , Citar
tbarreira Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 eu por acaso uso os de 3 a 5 mm por baixo e por cima mas acho que é mais aconcelhava colocar areia mais fina por cima para evitar que o fertilizante se movimente para a agua... posso tar enganado mas axo que é assim... nao te esqueças de encher o aqua com 1 prato para evitar ao maximo o areao se mexer. Força com o projecto Citar
André Silvestre Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 Olá. fraldini se queres ter plantas no aquário, vê isto: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33662 Citar
Recommended Posts