Recommended Posts

Publicado

Boas ,

bem sou novo nisso comprei agora um aquario de 80x45x35 m , como tenho lido por ai o areao e muito importante para o aquario , gostaria que me dessem ai umas dicas onde comprar e o que comprar , sou do barreiro agradecia ,

cumprimentos ,

Publicado:

eu tambem so novata nestas andanças mas acho que o areao só importante se quiseres por plantas . mas acho que o areao nao e assim tao importante :lol: acho :lol: mas concerteza que algum menbro mais experiente te pode elucidar melhor :)

Publicado:

Em qualquer loja de aquariofilia podem fazer um bom aconselhamento. Normalmente recomenda-se areão escuro (quanto mais escuro melhor) para evitar reflectir a luz (os peixes sentem-se mais confortáveis se o solo não reflectir a luz) e também se deve ter atenção à granulometria. Areão muito grosso tende a dificultar o enraizamento das plantas.

Se tenciona plantar, deve antes tornar o solo fértil. Pessoalmente estou bastante satisfeito com o JBL ProFlora. Uma boa iluminação (recomenda-se 1 watt por litro) é também aconselhável.

:)

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Boa noite, pode nao ser a informaçao mais correcta mas pode ajudar e se tiver errado alguem corrija.

Existem varios tipos de areao mas separado o Areao de rio (com diferentes cores mas todas sem brilho algum) e os outros tipos de pedrinhas que se vêm nas lojas todas bonitas mas que para alem de tirarem o Natural ao aquario tambem sao mais caras.

Eu tenho um aquario de 60cm (54litros) e usei 2 tipos de pedras as tais de rio 2 sacos de 5 kilos e 2kg de areia azul (e digo-te que ja faltou mais para a tirar, pois transforma o aqua em algo demasiado artificial para um Plantado como o que eu quero fazer) ah e diga-se de passagem... que com o dinheiro que se compra 2kg de areia azul... compras 5kg de areia de rio o tal areao de 3a5mm de diametro.

Onde comprar?

Eu comprei o meu num Hipermercado e tu tbem o iras encontrar.

Agora como a martita disse e suponho que bem, dependendo do tipo de aquario, diferentes cuidados tens que ter com o teu substracto ou seja....

Queres um plantado (diga-se com plantas verdadeiras) covem ao areao juntar um fertilizante para que as raizes se fixem e se alimentem e deve-se usar nas seguintes medidas 3cm de Areao, 1cm de Fertilizante 2cm de areao (de baixo para cima). E estes sao os cuidados ao inicio a ter com o teu fundo.

Caso queiras fazer um aquario sem plantas vivas, ai sim podes meter as pedrinhas ou o que quiseres tendo em conta que as pedrinhas nao soltam a tinta que pode ser prejudicial aos peixes e que nao metes pedrinhas com pontas ou arestas afiadas porque podem cortar e magoar os teus peixes.

Outra coisa a ter em atençao, antes de colocar qq areia que seja lavar muito bem, quanto eu digo mto bem... nao é uma vez e esta ok, é lavar... lavar... lavar e lavar ate que notes que a agua começa a sair mais limpida o que costuma demorar um certo tempo.

Caso tenhas duvidas nada como uma boa pesquisa na net para as tirares, ha muita informaçao, so falta é tempo para a procurar.

Um abraço

Tiago Barreira

Publicado:
eu tambem so novata nestas andanças mas acho que o areao só importante se quiseres por plantas . mas acho que o areao não (palavra corrigida) e assim tao importante  :lol: acho  :lol: mas concerteza que algum menbro mais experiente te pode elucidar melhor  :)

Boas,

Não é bem assim, o areão não só funciona como decoração mas tb é um óptimo sítio para se fixarem as bactérias que se envolvem nos processos de reciclagem do azoto, por isso até que não é má ideia utilizar areão. E tb faz com que os peixes se sintam mais «em casa». Não é absolutamente indispensável, mas é uma boa escolha para a iniciação ao hobby. Era um bom princípio, e não é caro, qualquer hipermercado tem, barato. Basta comprar o suficiente para fazer uma camada no fundo de 5cm. Antes de deitar o areão no aquário convem ferve-lo, para esterilizar, até que a água que escorre da lavagem esteja bem cristalina.

Espero ter ajudado

Cumps.

Fish

Publicado:

percebeste me mal ou eu expressei-mal :wink: eu nao queria dizer que o areao era indispensavel :D queria dizer que para um aquario sem plantas e indiferente o areao que se usa , só para plantas e que se tem de ter mais atençao a granulometria do areao, qualidade do mesmo etc 8)

Publicado:

no meu aqua tenho deis tipos de areao diferentes...

comprei areia de rio escura com um diametro de 3 a 4 milimetros e areao biológico com 5 a 8 milimetros em menos quantidade, depois de muiti muito bem lavado, misturei tudo... coloquei uns 3cm do areao(mistura), 1a2 cm de substrato JBL proflora e por fim outros uns 2cm do areao(mistura)...

ficou bonito e penso que bom para um plantado...

O meu aquário:

panoramica20207ag4.jpg

...::: V.Perucho :::...

Publicado:
Uma boa iluminação (recomenda-se 1 watt por litro) é também aconselhável.

Estou a pensar adquirir um aquário de 210 litros que traz duas lâmpadas de 30W, ou seja, 60W no total. Será insuficiente para um plantado?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Publicado:

60W : 210 L = 0.3 W/L portanto iluminaçao e fraquita 8) ou melhoras a iluminaçao ou escolhes plantas que nao necessitem de muita luz como as anubias , feto de java , musgo de java etc . procura aqui no forum ou na net existem varias palntas que consegues ter com essa iluminçao :D mas se poderes aumentar a iluminaçao nao era nada mau . Haja guito que tudo se resolve :wink:

Publicado:

obrigado meus amigos pelas dicas só mais uma perguntazinha que tamanho de areao devo usar para baixo e o que devo usar para cima ??? ,

:(

Publicado:

eu por acaso uso os de 3 a 5 mm por baixo e por cima mas acho que é mais aconcelhava colocar areia mais fina por cima para evitar que o fertilizante se movimente para a agua... posso tar enganado mas axo que é assim...

nao te esqueças de encher o aqua com 1 prato para evitar ao maximo o areao se mexer.

Força com o projecto

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!