Recommended Posts

Publicado

Boas

Precisava de ajuda para identificar os meus peixes e corais...

Os peixes acho que estão todos bem identificados, excepto um, que não consegui descobrir. Quanto aos corais, estou completamente no escuro.

PEIXES

1.

Nome científico - Chrysiptera Parasema

Nome comum - Goldtail Damsel

Nome comum portugues - Donzela

goldtail_damsel.jpg

2.

Nome científico - Dascyllus Trimaculatus

Nome comum - Three Spot Damselfish

Nome comum portugues - Dominó

three_spot_damselfish.jpg

3.

Nome científico - Amphiprion Ocellaris

Nome comum - Orange Clownfish

Nome comum portugues - Peixe Palhaço

orange_clownfish.jpg

4.

Nome científico - Cryptocentrus Cinctus

Nome comum - Sulphur Goby

Nome comum portugues - ?

orange_diamond_goby.jpg

5.

Nome científico - Pseudochromis Paccagnellae

Nome comum - Royal Dottyback

Nome comum portugues - ?

royal_dottyback.jpg

6.

Nome científico - Centropyge bispinosus

Nome comum - Coral Beauty Angelfish

Nome comum portugues - ?

coral_beauty_angelfish.jpg

7.

Nome científico - Paracanthurus Hepatus

Nome comum - Hippo Tang

Nome comum portugues - ?

hippo_tang.JPG

8.

Nome científico - Genicanthus Bellus

Nome comum - Bellus Angel

Nome comum portugues - ?

11.JPG

CORAIS

1.

Nome científico - Sinularia

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

1.JPG

2.

Nome científico - Actinodiscus

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

2.JPG

3.

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

3.JPG

4.

Nome científico - Palythoa

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

4.JPG

5.

Nome científico - Discosoma

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

5.JPG

6.

Nome científico - Palythoa

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

6.JPG

7.

Nome comum - ?

Nome comum portugues - ?

7.JPG

8.

Nome científico - Pseudocolochirus violaceaus

Nome comum - Sea Apple

Nome comum portugues - Maçã do mar

8.JPG

9.

Nome científico - Pachyclavularia

Nome comum - Green star polyps

Nome comum portugues - ?

9.JPG

Cumps,

Jose Marques

Publicado:

Boas

1- Donzela

2- ???

3- Não é um amphirion percula, mas sim um amphirion ocellaris. Noem portugues - peixe palhaço

4- YellowWatchman Goby

5- Gramma Loreto

6- ???

7- Hepatus

8- ???

Corais

1- Penso que seja uma sinularia

2- Discossoma sp.

3- Penso ser outro discossoma

4- Palythoas

5- Discossoma

6- Palythoa

7- Discossoma

8- Maçã do mar

9- Green star polyps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

Boas Luis

Antes de mais, obrigado pela ajuda. Estive a tentar colocar os peixes com os nomes correctos a partir do fishbase.org

3- Não é um amphirion percula, mas sim um amphirion ocellaris. Noem portugues - peixe palhaço

Não é a info que tem no fishbase... http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...ary.php?id=9209

4- YellowWatchman Goby

Relativamente a este, eles não o têm lá ... só têm o Watchman goby - Valenciennea strigata . É este?

5- Gramma Loreto

No fishbase tambem nao é igual ... Tu indicas o http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...ary.php?id=5281 mas eles têm como http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...ry.php?id=12647

Obrigado

Publicado:

Pesquisa no google. Vais ver que encontras resultados para os nomes dos peixes. E sim isso não é um percula. Percula é este animals0624.jpg

e isto é um ocellaris

ishigaki20000721-1amphiprion-ocellaris.jpg

O percula tem as bandas pretas laterais mais carregadas.

O goby é de facto em pertugues "Yellow watchman goby"

Quanto ao gramma.... bem como não conheço bem a espécie talvez seja mesmo outro e nao o gramma

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

Olá José Marques,

só um pequeno, grande, apontamento: alguns dos teus peixes estão com Cryptocarion. É melhor reveres o teu sistema e tratá-los com brevidade...

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Publicado:

Ja estive a ler alguma coisa sobre o parasita, mas foi demasiada informação para absorver...

Realmente o meu sistema está sobre uma profunda revisão, pois estava com tudo mal... luz, skimmer, circulação e calcio estavam muitissimo abaixo do necessario.

Neste momento luz e calcio já estao resolvidos, circulaçao está a caminho (devo receber esta semana as tunze), skimmer tambem está quase (as eheim que preciso para o skimmer chegam junto com as tunze).

No entanto, um clarki morreu-me a semana passada, e receio que tenha sido com o mesmo problema...

O que posso fazer??

Publicado:

Oi

Otal que dizem ser um gramma loreto não sera um

pseudochromio??? Tambem são da familia dos grammas.

Reparei que tenns uma maçã do mar...

Atenção a mudanças da agua e alimentação. Quando morrem o seu corpo larga um veneno que mata todos os seres vivos (experincia propria)

Gustavo

Publicado:

Olá

Peixes

4- Cryptocentrus cinctus e não Valenciennea Puellaris

5 - Está correctamente identificado é um Pseudochromis Paccagnellae e não um Gramma loretto

Corais

1 - Provavelmente Lobophyton sp

2- Actinodiscus sp

3 - Também me parece um Actinodiscus sp

4 - Palythoa sp.

5 - Não consigo :lol:

6 - Palythoa sp.

7 - Actinodiscus sp

8 - Pseudocolochirus violaceaus - Muito cuidado com este bicho. Atenção com o que o Gustavo te referiu

9 - Pachyclavularia sp.

Cumps

DC

Publicado:

Duarte & Gustavo,

Já li aqui noutros post a mesma chamada de atenção relativamente à maça do mar... que cuidados posso ter (além dos cuidados normais) ?

É uma pena ela ser tão tóxica, porque realmente adoro-a...

Cumps,

José Marques

Publicado:

Boas,

A questão da maçã, é como ter uma bomba de neutrões no aquário:pode nunca acontecer nada e ela estar feliz da vida por muito tempo; pode morrer de repente sem se dar por isso (férias...) e libertar as toxinas na água que, basicamente, matam tudo (dependendo, naturalmente, do tamanho da maçã e do sistema).

A utilização constante de carvão activado pode minorar este problema, removendo uma parte significativa das toxinas, mas acho que não se pode dizer que o evite.

Já agora, o peixe que faltava identificar é um Genicanthus bellus (macho), com o nome comum, em inglês, de Bellus Angel.

Abraços
João M Monteiro

Publicado:

Antes de mais, obrigado a todos pela ajuda. Já actualizei o inicio do post com toda a info que recolhi (está tudo ok?).

Tenho dúvidas quanto ao ultimo peixe... Bellus Angel... já procurei, e não encontrei nenhum parecido com o meu.

Obrigado

Publicado:

Uma coisa ficas a saber, ele nao desgosta de corais... :wink:

José antes de comprar seja o que for devias-te informar primeiro, vê-se que compraste praticamente tudo sem sequer saber que peixes/Corais são e consequentemente, as suas necessidades. Claro está isso resulta normalmente em mortes e peixes/corais que não sao compativeis com os recifes.

Essa maçã do mar vai ser a tua maior desilusão, devolve-a á loja quanto antes, fica o conselho.

Compraste 2 donzelas que tambem sao bastante agressivas.

Publicado:

O Geniacanthus bellus a par dos outros membros do género ( G. lamarck, melanospillus,watanabei ,etc ) são encelentes para aquários de recife. São dos poucos anjos que realmente não tocam nos corais. saõ por exemplo mais seguros que o paracanthurus hepatus. São planctivoros e comem na coluna de água.

Quanto à maça do mar como te disseram só há uma coisa a fazer - removê-la.

Quanto ao ictio vai, infelizmente, matar-te alguns peixes. O Pseudochromis e o Centropyge bispinosus estão afectados também

Cump.

Rui

Publicado:

Miguel,

Infelizmente montei todo o meu sistema, e comprei tudo orientado por um logista... Quando comecei a ter problemas cheguei à conclusão que o logista sabia muito pouco do que estava a fazer!!

Tenho o aquário desde Maio de 2004, todos os peixes são dessa altura (ou 1 ou 2 meses depois)... Já me morreram 7 peixes, 6 dos quais nos ultimos 4 meses. Fui completamente atacado por algas, e tive inclusive um peixe com um olho de fora (uma intoxicação por bolhas de ar na corrente sanguinia)...

Tentei acompanhar tudo o que era feito, e segui todos os conselhos que me foram dados... tudo o que foi comprado foi orientado pelo logista, que conhecia completamente o meu aqua, e tudo o que tinha dentro. Por isso, maças do mar toxicas, ou peixes que comem corais foram lá colocados por ele...

Infelizmente, só no ultimo mês cheguei à conclusão que tinha que fazer tudo por mim próprio!!

Sendo assim, estou a aprender o que posso, o que não posso, e o que é obrigatório!

Espero conseguir resolver os problemas principais antes de perder mais algum peixe...

Publicado:

Rui,

Quanto à maça do mar como te disseram só há uma coisa a fazer - removê-la.

Vou tentar arranjar coragem... gosto mesmo muito da maça...

Quanto ao ictio vai, infelizmente, matar-te alguns peixes. O Pseudochromis  e o Centropyge bispinosus estão afectados também

Quanto ao pseudochromis, a foto parece dar a indicação disso, apesar de ao vivo não me parecer... observei os peixes hoje durante muito tempo, e parece-me que este não tem nenhuma pinta branca, nem se está a roçar nos corais... está com energia e come bem.

Quanto ao Centropyge, também me parece que não... mas o que viste na foto que te indique isso?

Publicado:

Boas

Em relaçao ao Anjo, talvez esteja errado e tinha baseado a minha opiniao no unico peixe que conheci ao vivo :P, que por acaso ja tinha destruido uma acropora. Mas talvez seja como todas as espécies :D há sempre uma ovelha negra.