jose_marques Publicado Fevereiro 19, 2006 Publicado Fevereiro 19, 2006 Boas Precisava de ajuda para identificar os meus peixes e corais... Os peixes acho que estão todos bem identificados, excepto um, que não consegui descobrir. Quanto aos corais, estou completamente no escuro. PEIXES 1. Nome científico - Chrysiptera Parasema Nome comum - Goldtail Damsel Nome comum portugues - Donzela 2. Nome científico - Dascyllus Trimaculatus Nome comum - Three Spot Damselfish Nome comum portugues - Dominó 3. Nome científico - Amphiprion Ocellaris Nome comum - Orange Clownfish Nome comum portugues - Peixe Palhaço 4. Nome científico - Cryptocentrus Cinctus Nome comum - Sulphur Goby Nome comum portugues - ? 5. Nome científico - Pseudochromis Paccagnellae Nome comum - Royal Dottyback Nome comum portugues - ? 6. Nome científico - Centropyge bispinosus Nome comum - Coral Beauty Angelfish Nome comum portugues - ? 7. Nome científico - Paracanthurus Hepatus Nome comum - Hippo Tang Nome comum portugues - ? 8. Nome científico - Genicanthus Bellus Nome comum - Bellus Angel Nome comum portugues - ? CORAIS 1. Nome científico - Sinularia Nome comum - ? Nome comum portugues - ? 2. Nome científico - Actinodiscus Nome comum - ? Nome comum portugues - ? 3. Nome científico - Actinodiscus Nome comum - ? Nome comum portugues - ? 4. Nome científico - Palythoa Nome comum - ? Nome comum portugues - ? 5. Nome científico - Discosoma Nome comum - ? Nome comum portugues - ? 6. Nome científico - Palythoa Nome comum - ? Nome comum portugues - ? 7. Nome científico - Actinodiscus Nome comum - ? Nome comum portugues - ? 8. Nome científico - Pseudocolochirus violaceaus Nome comum - Sea Apple Nome comum portugues - Maçã do mar 9. Nome científico - Pachyclavularia Nome comum - Green star polyps Nome comum portugues - ? Cumps, Jose Marques
Luis Rosa Publicado: Fevereiro 19, 2006 Publicado: Fevereiro 19, 2006 Boas 1- Donzela 2- ??? 3- Não é um amphirion percula, mas sim um amphirion ocellaris. Noem portugues - peixe palhaço 4- YellowWatchman Goby 5- Gramma Loreto 6- ??? 7- Hepatus 8- ??? Corais 1- Penso que seja uma sinularia 2- Discossoma sp. 3- Penso ser outro discossoma 4- Palythoas 5- Discossoma 6- Palythoa 7- Discossoma 8- Maçã do mar 9- Green star polyps [Clickable]
jose_marques Publicado: Fevereiro 19, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2006 Boas Luis Antes de mais, obrigado pela ajuda. Estive a tentar colocar os peixes com os nomes correctos a partir do fishbase.org 3- Não é um amphirion percula, mas sim um amphirion ocellaris. Noem portugues - peixe palhaço Não é a info que tem no fishbase... http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...ary.php?id=9209 4- YellowWatchman Goby Relativamente a este, eles não o têm lá ... só têm o Watchman goby - Valenciennea strigata . É este? 5- Gramma Loreto No fishbase tambem nao é igual ... Tu indicas o http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...ary.php?id=5281 mas eles têm como http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...ry.php?id=12647 Obrigado
Luis Rosa Publicado: Fevereiro 19, 2006 Publicado: Fevereiro 19, 2006 Pesquisa no google. Vais ver que encontras resultados para os nomes dos peixes. E sim isso não é um percula. Percula é este e isto é um ocellaris O percula tem as bandas pretas laterais mais carregadas. O goby é de facto em pertugues "Yellow watchman goby" Quanto ao gramma.... bem como não conheço bem a espécie talvez seja mesmo outro e nao o gramma Cumps [Clickable]
Vitor Melo Publicado: Fevereiro 19, 2006 Publicado: Fevereiro 19, 2006 Olá José Marques, só um pequeno, grande, apontamento: alguns dos teus peixes estão com Cryptocarion. É melhor reveres o teu sistema e tratá-los com brevidade... Um abraço, Vitor Melo De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...
Luis Rosa Publicado: Fevereiro 19, 2006 Publicado: Fevereiro 19, 2006 So vejo o ocellaris com possivel infecção..... Cumps [Clickable]
jose_marques Publicado: Fevereiro 19, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2006 Ja estive a ler alguma coisa sobre o parasita, mas foi demasiada informação para absorver... Realmente o meu sistema está sobre uma profunda revisão, pois estava com tudo mal... luz, skimmer, circulação e calcio estavam muitissimo abaixo do necessario. Neste momento luz e calcio já estao resolvidos, circulaçao está a caminho (devo receber esta semana as tunze), skimmer tambem está quase (as eheim que preciso para o skimmer chegam junto com as tunze). No entanto, um clarki morreu-me a semana passada, e receio que tenha sido com o mesmo problema... O que posso fazer??
jose_marques Publicado: Fevereiro 19, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2006 Coloquei um topico sobre a Cryptocaryon aqui http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ic.php?p=256396
gustavo figueiredo Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 Oi Otal que dizem ser um gramma loreto não sera um pseudochromio??? Tambem são da familia dos grammas. Reparei que tenns uma maçã do mar... Atenção a mudanças da agua e alimentação. Quando morrem o seu corpo larga um veneno que mata todos os seres vivos (experincia propria) Gustavo
Duarte Conceição Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 Olá Peixes 4- Cryptocentrus cinctus e não Valenciennea Puellaris 5 - Está correctamente identificado é um Pseudochromis Paccagnellae e não um Gramma loretto Corais 1 - Provavelmente Lobophyton sp 2- Actinodiscus sp 3 - Também me parece um Actinodiscus sp 4 - Palythoa sp. 5 - Não consigo 6 - Palythoa sp. 7 - Actinodiscus sp 8 - Pseudocolochirus violaceaus - Muito cuidado com este bicho. Atenção com o que o Gustavo te referiu 9 - Pachyclavularia sp. Cumps DC
SouSa Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 o 2º peixe é conhecido como Dominó...
jose_marques Publicado: Fevereiro 20, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2006 Duarte & Gustavo, Já li aqui noutros post a mesma chamada de atenção relativamente à maça do mar... que cuidados posso ter (além dos cuidados normais) ? É uma pena ela ser tão tóxica, porque realmente adoro-a... Cumps, José Marques
João M Monteiro Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 Boas, A questão da maçã, é como ter uma bomba de neutrões no aquário:pode nunca acontecer nada e ela estar feliz da vida por muito tempo; pode morrer de repente sem se dar por isso (férias...) e libertar as toxinas na água que, basicamente, matam tudo (dependendo, naturalmente, do tamanho da maçã e do sistema). A utilização constante de carvão activado pode minorar este problema, removendo uma parte significativa das toxinas, mas acho que não se pode dizer que o evite. Já agora, o peixe que faltava identificar é um Genicanthus bellus (macho), com o nome comum, em inglês, de Bellus Angel. AbraçosJoão M Monteiro
jose_marques Publicado: Fevereiro 20, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2006 Antes de mais, obrigado a todos pela ajuda. Já actualizei o inicio do post com toda a info que recolhi (está tudo ok?). Tenho dúvidas quanto ao ultimo peixe... Bellus Angel... já procurei, e não encontrei nenhum parecido com o meu. Obrigado
Gil Miguel Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 Uma coisa ficas a saber, ele nao desgosta de corais... José antes de comprar seja o que for devias-te informar primeiro, vê-se que compraste praticamente tudo sem sequer saber que peixes/Corais são e consequentemente, as suas necessidades. Claro está isso resulta normalmente em mortes e peixes/corais que não sao compativeis com os recifes. Essa maçã do mar vai ser a tua maior desilusão, devolve-a á loja quanto antes, fica o conselho. Compraste 2 donzelas que tambem sao bastante agressivas. www.ecorecife.com
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 O Geniacanthus bellus a par dos outros membros do género ( G. lamarck, melanospillus,watanabei ,etc ) são encelentes para aquários de recife. São dos poucos anjos que realmente não tocam nos corais. saõ por exemplo mais seguros que o paracanthurus hepatus. São planctivoros e comem na coluna de água. Quanto à maça do mar como te disseram só há uma coisa a fazer - removê-la. Quanto ao ictio vai, infelizmente, matar-te alguns peixes. O Pseudochromis e o Centropyge bispinosus estão afectados também Cump. Rui
jose_marques Publicado: Fevereiro 20, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2006 Miguel, Infelizmente montei todo o meu sistema, e comprei tudo orientado por um logista... Quando comecei a ter problemas cheguei à conclusão que o logista sabia muito pouco do que estava a fazer!! Tenho o aquário desde Maio de 2004, todos os peixes são dessa altura (ou 1 ou 2 meses depois)... Já me morreram 7 peixes, 6 dos quais nos ultimos 4 meses. Fui completamente atacado por algas, e tive inclusive um peixe com um olho de fora (uma intoxicação por bolhas de ar na corrente sanguinia)... Tentei acompanhar tudo o que era feito, e segui todos os conselhos que me foram dados... tudo o que foi comprado foi orientado pelo logista, que conhecia completamente o meu aqua, e tudo o que tinha dentro. Por isso, maças do mar toxicas, ou peixes que comem corais foram lá colocados por ele... Infelizmente, só no ultimo mês cheguei à conclusão que tinha que fazer tudo por mim próprio!! Sendo assim, estou a aprender o que posso, o que não posso, e o que é obrigatório! Espero conseguir resolver os problemas principais antes de perder mais algum peixe...
jose_marques Publicado: Fevereiro 21, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2006 Rui, Quanto à maça do mar como te disseram só há uma coisa a fazer - removê-la. Vou tentar arranjar coragem... gosto mesmo muito da maça... Quanto ao ictio vai, infelizmente, matar-te alguns peixes. O Pseudochromis e o Centropyge bispinosus estão afectados também Quanto ao pseudochromis, a foto parece dar a indicação disso, apesar de ao vivo não me parecer... observei os peixes hoje durante muito tempo, e parece-me que este não tem nenhuma pinta branca, nem se está a roçar nos corais... está com energia e come bem. Quanto ao Centropyge, também me parece que não... mas o que viste na foto que te indique isso?
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Fevereiro 21, 2006 Publicado: Fevereiro 21, 2006 Barbatanas ratadas, são geralmente uma consequênçia de infecções crónicas por ictio que abrem camino a infecções bacterianas. Cump. Rui
João M Monteiro Publicado: Fevereiro 21, 2006 Publicado: Fevereiro 21, 2006 José, Induzi-te em erro quanto ao Genicanthus. É um Lamarck. http://www.wetwebmedia.com/marine/fishes/a...nthus/index.htm AbraçosJoão M Monteiro
Gil Miguel Publicado: Fevereiro 21, 2006 Publicado: Fevereiro 21, 2006 Boas Em relaçao ao Anjo, talvez esteja errado e tinha baseado a minha opiniao no unico peixe que conheci ao vivo , que por acaso ja tinha destruido uma acropora. Mas talvez seja como todas as espécies :D há sempre uma ovelha negra. www.ecorecife.com
Recommended Posts