Recommended Posts

Publicado

Olá ppl,

Sou um iniciado nestas andanças de aquários. Acontece que o meu aqua apesar de lhe fazer mudanças parciais de agua de 10 em 10 dias, fica com valores de Phs extremamente baixos (PH 5). Tive que intervir e repor os valores para os normais 7 só que insistentemente ele vem para baixo passados 4 ou 5 dias.

Será que estou a fazer algo muito errado - Agradeço a ajuda qu possam dar para esclarecer este assunto.

Os dados do meu aquário são:

Data da montagem 10 de Outubro de 2003

Dim - 50 x 25 x 30

Temperatura - 25

Filtro interno - 300l/h + filtro de fundo Sei que é muito forte mas estou a aguardar um + fraco . :(

Iluminação - 1 fluorescente de 14 w que veio no kit

Amonia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 0 (penso que o teste está com problemas alguma sugestão na marca do mesmo. O que tenho é da prodac c/ 2 reagentes)

Dureza total da àgua - 4

Habitantes:

2 - Auratius Caratius - O normal peixe dourado de agua fria (devem-se sentir como turistas suecos no verão alentejano mas os meus filhos é que os quiseram e não consegui demovelos) :(

1 - Casal de espadas -

2 - Pangio Kuhliis

5 - Zebras (Brachydanio Rerio)

1 - Ancistrus

3 -Guppies

A unica planta que consigiu sobreviver até agora é uma Amazonense Gigante - Todas as outras morreram pois já não vêm com muito boa cara da loja - todas as especies lindas de que falam no forum aqui são impossiveis de encontrar - até o musgo de java.

Desculpem as babaridades cometidas neste aquário mas, não sabia nada e as coisas foram acontecendo.

Grato por alguma ajuda qu possam dar

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Publicado:

Migo queres mais plantas? elodeas? sagittarias? musgo?

Fazes assim, metes-te no carrinho e diriges-te para as Sete Cidades, desces pelo lado da vista do Rei e paras o carro na ponte como os "camones". Olhas para baixo e o que vês a flutuar é Egeria densa - elodea SUPER GIGANTE graças ao avançado estado de eutrofização da lagoa. (sugiro.te tamb+em - caso não saibas já - que te informes do porquê das lagoas das Sete Cidades e Furnas estarem a transformar-se em pântanos e ninguém fazer nada quanto a isso). A seguir, metes-te de volta no carrinho, sobes pelo mesmo caminho, mas quando chegares cá acima, viras à esquerda. Andas uma beca até a paisagem parecer mudar de selva amazónica para superfície lunar, esta é a zona das leivas da Serra Devassa (direita) onde também encontras a entrada para a Lagoa do Canário (esquerda). Nas lagoas empadadas da Serra Devassa encontras Sagittaria aos montes (é o tapete fofo que faz o chão). Na lagoa do canário (e este é segredo) ignoras a lagoa e vais em frente, pela tua direita encontras uma descida em mau estado que vai dar a uma estação de tratamento de águas abandonada (acho) se continuares sempre por esse caminho vais acompanhar um fio de água que se transforma em riacho, que se transforma em ribeiro e que a certo ponto tem uma construção na sua margem (cujo telhado fica ao nível do caminho). Desces para o riacho e dentro de água do lado da construção, sensivelmente a meio tens um tufo de musgo aquático :)

Queres mais pormenores? 8)

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Já agora,

Qual é o pH da água da torneira?

Que método usas para restituir o pH para 7?

Tens muito pouca luz para ter a maioria das plantas. Mas o musgo tem de sobreviver.

Publicado:

O Ph da Água é aproximadamente 7.

Para corrigir o Ph a mudança parcial da água não foi suficiente, por isso recorri ao Ph+ da Tetra. Talvez tenha sido asneira, mas foi a maneira que arranjei de salvar os peixinhos - é que um Zebra já estava assente imovel no fundo - consegui salva-lo retirando-o do aqua e colocando--o em água totalmente nova. apesar de durante algumas horas ter permanecido totalmente sem as riscas.

Relativamente ao teu conselho das plantas aquáticas das lagoas.Eu sabia que havia muita coisa nas lagoas, inclusive sei que existem outras que são usadas em aquario , como o Ceratophyllum demersum. Mas tive um certo receio de introduzi-las no aqua por talves virem contaminadas Achas mesmo boa ideia? .

:)

Publicado:

Olá João,

O pH da torneira é de 7?

Tens troncos no aqua? Que areia é que tens?

Utilizar esses produtos para elevar/diminuir o valor do pH é um bocaddo arriscado. Se não acertas na dose matas os peixes...

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Mr PCB,

A eutrofisação é um assunto no qual já estive bastante ligado, pois pertenci a grupos de protecção ambientel que defendem intervenções nas Lagoas.

No entanto é um caso extremamente complicado pois requer vontade politica (leia-se perder votos) e muito dinheiro - coisa que não existe.

Em tempos faziam dragas na Lagoa das Sete Cidades, mas se pensares que cada pedacinho solto de egeria dá um nova egeria - tás a imaginar a desgraça que foi feita. Neste momento penso que estão lentamente a ordenar as bacias hidrográficas - mas é muito lento.

Nas Furnas puseram lá um sistema de oxigenação gigante, mas penso que foi só para nos atirar areia para os olhos.

Mas era bom que os problemas fossem só com essas lagoas, infelizmente existem outras tantas, menos conhecidas com problemas, e com intervenções desastrosas - tão desatrosas que o qualquer mortal consegue perceber as asneiras.

Se quiseres conhecer as lagoas melhor sugiro a leitura do livro - Lagoas e Lagoeiros da Ilha de São Miguel.

Já agora és de cá, ou só conheces bem S. Miguel.

Grato

João

Publicado:
Em tempos faziam dragas na Lagoa das Sete Cidades, mas se pensares que cada pedacinho solto de egeria dá um nova egeria
Lol, o prob n é esse. N estás a ver a que nível estavam a ser estúpidos.

O prob da eutrofização é o excesso de nutrientes na água - as egérias ALIMENTAM-SE desses nutrientes LOL elas COLABORAM! O povinho como estúpido que é (e o poder político ainda mais) é que teima em atacar as consequências dos probs em vez das causas dos mesmos. E muitas vezes combater as consequências cataliza ainda mais as causas, como neste caso.

Nas Furnas puseram lá um sistema de oxigenação gigante, mas penso que foi só para nos atirar areia para os olhos.

Quais olhos? tu empenhaste os olhos por esse sistema, lembro-me dele (já n existe) fazia um Y de bolhas do comprimento da lagoa, só serviu para misturar o caldo aumentanto incrívelmente as concentrações de nitratos e fosfatos na água superficial.

Agora andam finalmente a dragar o fundo usando exclusivamente a força da gravidade (sifão) e cérebro em vez de €€€.

Se quiseres conhecer as lagoas melhor sugiro a leitura do livro - Lagoas e Lagoeiros da Ilha de São Miguel.
Been there, done it :? (muito bom c as espécies todas direitinhas e tudo, foi um prazer, é um manual exemplar)

Já agora és de cá, ou só conheces bem S. Miguel

O meu pai é daí e é activista pela quercus :? (nota-se?)

Abraço,

Pedro

Publicado:
Migo queres mais plantas? elodeas? sagittarias? musgo?

Fazes assim, metes-te no carrinho e diriges-te para as Sete Cidades, desces pelo lado da vista do Rei e paras o carro na ponte como os "camones". Olhas para baixo e o que vês a flutuar é Egeria densa - elodea SUPER GIGANTE

O pedro tem toda a razao elodeas na lagoa é o q n falta :?

....graças ao avançado estado de eutrofização da lagoa. (sugiro.te tamb+em - caso não saibas já - que te informes do porquê das lagoas das Sete Cidades e Furnas estarem a transformar-se em pântanos e ninguém fazer nada quanto a isso).

Epa aqui é q temos de ter uma conversinha :? em 2001 efectuei um trabalho na lagoa das sete cidades pela faculdade de ciencias e ao mesmo tempo decorria um da FCT-UNL, ambos chegamos à conclusão que o estado de eutrofização da lagoa AINDA não era muito avançado, e tentamos avançar com medidas mitigadoras e soluçoes !!!

O nignuem fazer nada ja não me compete a mim responder .....mas infelizmente é verdade!!!!!!!!

Posted Image
Publicado:

Pois puseram , custou 20 mil contos na altura e foi parar ao fundo da lagoa !!!!

ha soluçoes mais economicas que passavam pela agricultura bilogica....mas va-se la tentar fazer compreender isto aos agricultores... a eutrofização é potenciada pelos nutrientes (nitratos, fosfatos entr eoutros) oriundos na agricultura que circunda fortemente as lagoas...

Cheguei a ter de esconder sondas e amostradores de agua em descampados, pq todos queles que eram do conhecimento dos agricultores eram destruidos!!!!

enfim..... assim nao da tb ....

O plano de ordenamento do territorio regional ja foi elaborado ha uns anos ....mas nao sei se ja foi executado na toitalidade....nao creio... as bacias hdrograficas tb é outra historia q podia aqui ficar o dia todo a falar :?

Abraços

Posted Image
Publicado:

O prob da eutrofização é o excesso de nutrientes na água - as egérias ALIMENTAM-SE desses nutrientes LOL elas COLABORAM! O povinho como estúpido que é (e o poder político ainda mais) é que teima em atacar as consequências dos probs em vez das causas dos mesmos. E muitas vezes combater as consequências cataliza ainda mais as causas, como neste caso.

Eu estava a ver o problema, só que provavelmente não fui suficientemente explicito . Pois sei que o processo tem inicio precisamente nas fertilizações efectuadas na agricultura e que era mesmo necessário era acabar com isso.

Mas a altura em que estive ligeiramente envolvido nessa causa é anterior a 92, depois abandonei a causa (casei e a vida complicou-se e a vontade tb faltou). :cry:

Quanto ao Ph achas que pode estar relacionado com o FBF (materias em decomposição no debaixo do areão). É que não encontro mais nada que possa originar isso. :)

Publicado:

Eu estava a ver o problema, só que provavelmente não fui suficientemente explicito . Pois sei que o processo tem inicio precisamente nas fertilizações efectuadas na agricultura e que era mesmo necessário era acabar com isso.

Mas a altura em que estive ligeiramente envolvido nessa causa é anterior a 92, depois abandonei a causa (casei e a vida complicou-se e a vontade tb faltou). :cry:

Quanto ao Ph achas que pode estar relacionado com o FBF (materias em decomposição no debaixo do areão). É que não encontro mais nada que possa originar isso. :)

Publicado:

Ah é verdade, o pH, era esse o tema da conversa não era? :( olha diz-me lá, tens algum tipo de tronco no aqua?

A matéria em decomposição baixa o pH mas n o suf para descer de 7 para 5 em poucas semanas, mas isso é apenas verdade se tiveres o aqua bem plantado. O que é FBF? é um filtro de fundo? rifa essa treta pá, mete areão no seu lugar. :?:

Abraço,

Pedro

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!