Punil Sanatcumar Publicado Fevereiro 17, 2006 Publicado Fevereiro 17, 2006 Olá, a botija de CO2 de 500g dá para um aquário de 240L plantado? quanto tempo dura? Obrigado Citar
ruipombo Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 eu tenho um de 500L com botija de 0,5 Kg e dura-me entre 3 e 4 meses Citar
Punil Sanatcumar Publicado: Fevereiro 21, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2006 oi, obrigado pela resposta. Já agora quantas bolhas por segundo deitas? Citar
ruipombo Publicado: Fevereiro 21, 2006 Publicado: Fevereiro 21, 2006 Boas o meu sistema de co2 é controlado por um controlador de Ph que no meu caso regulo a 6.9. Tem uma electrovalvula que inibe o co2 de ser injectado no aqua a partir de determinado valor definido. Quado está a injectar regulo para 20 bolhas por segundo. Rui Citar
Just_me Publicado: Fevereiro 22, 2006 Publicado: Fevereiro 22, 2006 6,9 dependendo das aguas, não é quase nada em termos de CO2... assumindo: 1- que todo o carbono que existe nas plantas vem do CO2 injectado, o que é uma premissa um pouco exagerada 2-Assumindo que todo o CO2 é aproveitado (o que tambem é uma premissa exagerada mas no sentido contrário, por isso poderão cancelar-se) 3- Assumindo que as plantas do teu aquario teem todas uma percentagem de carbono no tecido igual á media nas plantas (cerca de 45%) 500g de CO2 dão para "fazer" 1Kg de plantas Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
kromoAqua Publicado: Fevereiro 22, 2006 Publicado: Fevereiro 22, 2006 Boaso meu sistema de co2 é controlado por um controlador de Ph que no meu caso regulo a 6.9. Tem uma electrovalvula que inibe o co2 de ser injectado no aqua a partir de determinado valor definido. Quado está a injectar regulo para 20 bolhas por segundo. Rui 20 por segundo...não será demasiado? Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 22, 2006 Publicado: Fevereiro 22, 2006 Olá. 3- Assumindo que as plantas do teu aquario teem todas uma percentagem de carbono no tecido igual á media nas plantas (cerca de 45%) Não querendo entrar numa guerra química novamente , queria só perguntar que percentagem é essa? Em termos de átomos de carbono/todos os átomos? Em termos de massa de átomos de carbono/massa total da planta? É que estou a achar essa percentagem (se bem que ainda não percebi bem a que se refere) muito alta... :D Obrigado desde já. Um abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Fevereiro 22, 2006 Publicado: Fevereiro 22, 2006 Em termos de massa... se estou a falar em gramas :D realmente poderá é ser massa seca... ou seja, depois de ser retirada a agua. Foi algo que ouvi numa cadeira de energias alternativas na parte da fotossintese. entretanto, como meteste em causa, fui procurar...e encontrei pelo menos 3 coisas, rapidamente, o que me deixou mais sossegado: http://www.leco.org/customersupport/apps/o...rganic/-273.pdf http://www.leco.org/customersupport/apps/o...rganic/-160.pdf http://www.cdfa.ca.gov/phpps/ipc/biocontro...-tissueanal.htm neste estudo a planta em causa tinha cerca de 40% (numa aproximação rápida e sem grandes precisões) repara por exemplo que os hidratos de carbono desprezando as ligações extremas se tens cadeias longas de carbono apenas ficam 2 ligações por átomo de carbono para hidrogeneos e compara a massa molar dos 2 para veres que se calhar não é assim tão exagerada esta percentagem. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Punil Sanatcumar Publicado: Fevereiro 22, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2006 Boaso meu sistema de co2 é controlado por um controlador de Ph que no meu caso regulo a 6.9. Tem uma electrovalvula que inibe o co2 de ser injectado no aqua a partir de determinado valor definido. Quado está a injectar regulo para 20 bolhas por segundo. Rui Querias escrever 2 bolhas por segundo ou é mesmo 20? Obrigado. Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 22, 2006 Publicado: Fevereiro 22, 2006 Olá novamente. realmente poderá é ser massa seca... ou seja, depois de ser retirada a agua. Assim já concordo plenamente... Já agora, a título de curiosidade, no corpo humano (salvo erro) apenas 4% da nossa massa é devida a átomos de carbono... repara por exemplo que os hidratos de carbono desprezando as ligações extremas se tens cadeias longas de carbono apenas ficam 2 ligações por átomo de carbono para hidrogeneos e compara a massa molar dos 2 para veres que se calhar não é assim tão exagerada esta percentagem. Acho que te enganaste Os hidratos de carbono têm muitos oxigénios, se bem que nesse tipo de análise não são considerados. Acho que querias falar em hidrocarbonetos (aí concordo plenamente contigo), que são os grandes constituintes das membranas celulares. Ok... não são hidrocarbonetos puros, têm zonas polares hidrofílicas, mas os ácidos gordos têm cadeias longas constituídas por átomos de carbono e hidrogénio somente (inclusivé, algumas insaturadas, o que ainda eleva mais a percentagem de carbono face ao hidrogénio ). Tudo bem, que tal como tu disseste, ninguém nos garante que todo o CO2 injectado seja assimilado pelas plantas, e que todo o CO2 assimilado é devido à injecção. Mas quando dizes que em média 500 gramas de CO2 dão para produzir 1 kg de plantas, é de plantas secas, sem água alguma.. certo? Resta agora saber qual é a percentagem de água numa planta Que creio, na maior parte ser superior a 2/3 do peso da planta... Especialmente as aquáticas, não? Fica bem. Um abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Oinq Publicado: Fevereiro 22, 2006 Publicado: Fevereiro 22, 2006 Deve ser mais 2... Eu tenho 170 Litros de agua e uma boa quantidade de plantas, e tenho 1 bolha / 4 segundos... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
ruipombo Publicado: Fevereiro 24, 2006 Publicado: Fevereiro 24, 2006 Boas as minhas desculpas pela resposta tardia efectivamente por lapso disse 20 bolhas por segundo mas são por minuto.O meu sistema é da eheim as 20 bolhas são propostas pelo fabricante, assim como o PH de 6.9 támbem é proposta do fabricante através de uma tabela que depende do KH, assim como o KH é de 3.0 a tabela recomenta o ph entre 6.8 e 7.0 , eu fiz pontaria para o meio um abraço Rui Citar
ruipombo Publicado: Fevereiro 24, 2006 Publicado: Fevereiro 24, 2006 Boas Já agora se me puderem ajudar quanto ao valor do ph não estár correcto qual o valor que deveria de estar. de salientar que para alem de ter um plantado só tenho discos e corydoras. obrigado Rui Citar
Recommended Posts