Oinq Publicado: Fevereiro 18, 2006 Publicado: Fevereiro 18, 2006 Se tiver dito alguma asneira , corrijam-me que eu agradeço. Como já havia referido acima a potência inscrita nos balastros tem a ver com a capacidade do balastro poder fornecer uma corrente de arranque ( da lampada ) a determinada tensão. Na questão dos balastros, eu acho que se deve ter a potencia do balastro igual ou o mais próximo possivel da potencia da lampada para que o funcionamento do conjunto seja o mais equilibrado possivel, já que são muito poucos os balastros que têm indicação para mais do que uma potência(Assim de repente só me lembro dos de 36/38w)evitando-se assim que haja sobrecarga de algum dos elementos que no caso da lampada pode até chegar ao ponto de queimar.Por outro lado se o balastro tiver uma potência muito baixa em relação a lampada nem a consegue acender. Logo; - Se um balastro tiver uma potencia inferior à potência da lâmpada, vai trabalhar em esforço, podendo queimar-se. - Se o balastro tiver uma potência superior à potência da lampada, vai trabalhar folgado, tendo um tempo de vida mais alargado, com a vantagem de aquecer menos, por estar preparado para fornecer uma determinada corrente e na volta acaba por lhe ser pedida menos. Lá em cima, na minha ultima intervenção estava uma trapalhada, espero ter sido mais claro agora. :D Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
TAZ Publicado: Fevereiro 18, 2006 Publicado: Fevereiro 18, 2006 Se um balastro tiver uma potencia inferior à potência da lâmpada, vai trabalhar em esforço, podendo queimar-se. Aqui a minha dúvida é se a lampada acende.Eu acho que não. Se o balastro tiver uma potência superior à potência da lampada, vai trabalhar folgado, tendo um tempo de vida mais alargado, com a vantagem de aquecer menos, por estar preparado para fornecer uma determinada corrente e na volta acaba por lhe ser pedida menos. Neste ponto parece-me que o balastro vai "estoirar" a lampada, pois penso que os balastros fornecem sempre a mesma potencia, ou seja se se ligar uma lampada de 15w a um balastro de 30w o que vai acontecer é que na lampada vão passar 30w o que a vai "estoirar", já que o balastro não adequa a potencia fornecida a potencia consumida pela lampada Quando eu digo "estoirar" quero dizer queimar, reduzir o tempo de vida da lampada,reduzir a qualidade da luz e não fazer bummmm! Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Oinq Publicado: Fevereiro 18, 2006 Publicado: Fevereiro 18, 2006 Aqui a minha dúvida é se a lampada acende.Eu acho que não. Não tenho a certeza, se a diferença for grande, é provavel que não.... se for pequenina 36 ~> 38, acredito que acenda. Neste ponto parece-me que o balastro vai "estoirar" a lampada, pois penso que os balastros fornecem sempre a mesma potencia, ou seja se se ligar uma lampada de 15w a um balastro de 30w o que vai acontecer é que na lampada vão passar 30w o que a vai "estoirar", já que o balastro não adequa a potencia fornecida a potencia consumida pela lampadaQuando eu digo "estoirar" quero dizer queimar, reduzir o tempo de vida da lampada,reduzir a qualidade da luz e não fazer bummmm! Népia, pois a tensão é a mesma, e a lampada só consome a corrente que precisa. Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
TAZ Publicado: Fevereiro 18, 2006 Publicado: Fevereiro 18, 2006 Não tenho a certeza, se a diferença for grande, é provavel que não.... se for pequenina 36 ~> 38, acredito que acenda Aqui Estamos de acordo, alias eu já me tinha referido que há balastros que referem isso. Népia, pois a tensão é a mesma, e a lampada só consome a corrente que precisa. Aqui é que eu já não tenho tanta certeza, mas pode ser que algum expert em eletricidade esclareça esta questão antes de nos pegarmos os dois :D :D Cumprimentos Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Oinq Publicado: Fevereiro 18, 2006 Publicado: Fevereiro 18, 2006 :D Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
TAZ Publicado: Fevereiro 18, 2006 Publicado: Fevereiro 18, 2006 Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Recommended Posts