Recommended Posts

Publicado:
Se tiver dito alguma asneira :lol: , corrijam-me que eu agradeço.

Como já havia referido acima a potência inscrita nos balastros tem a ver com a capacidade do balastro poder fornecer uma corrente de arranque ( da lampada ) a determinada tensão.

Na questão dos balastros, eu acho que se deve ter a potencia do balastro igual ou o mais próximo possivel da potencia da lampada para que o funcionamento do conjunto seja o mais equilibrado possivel, já que são muito poucos os balastros que têm indicação para mais do que uma potência(Assim de repente só me lembro dos de 36/38w)evitando-se assim que haja sobrecarga de algum dos elementos que no caso da lampada pode até chegar ao ponto de queimar.Por outro lado se o balastro tiver uma potência muito baixa em relação a lampada nem a consegue acender.

Logo;

- Se um balastro tiver uma potencia inferior à potência da lâmpada, vai trabalhar em esforço, podendo queimar-se.

- Se o balastro tiver uma potência superior à potência da lampada, vai trabalhar folgado, tendo um tempo de vida mais alargado, com a vantagem de aquecer menos, por estar preparado para fornecer uma determinada corrente e na volta acaba por lhe ser pedida menos.

Lá em cima, na minha ultima intervenção estava uma trapalhada, espero ter sido mais claro agora. :D

Publicado:
Se um balastro tiver uma potencia inferior à potência da lâmpada, vai trabalhar em esforço, podendo queimar-se.  

Aqui a minha dúvida é se a lampada acende.Eu acho que não.

Se o balastro tiver uma potência superior à potência da lampada, vai trabalhar folgado, tendo um tempo de vida mais alargado, com a vantagem de aquecer menos, por estar preparado para fornecer uma determinada corrente e na volta acaba por lhe ser pedida menos.  

Neste ponto parece-me que o balastro vai "estoirar" a lampada, pois penso que os balastros fornecem sempre a mesma potencia, ou seja se se ligar uma lampada de 15w a um balastro de 30w o que vai acontecer é que na lampada vão passar 30w o que a vai "estoirar", já que o balastro não adequa a potencia fornecida a potencia consumida pela lampada

Quando eu digo "estoirar" quero dizer queimar, reduzir o tempo de vida da lampada,reduzir a qualidade da luz e não fazer bummmm!

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Publicado:
Aqui a minha dúvida é se a lampada acende.Eu acho que não.

Não tenho a certeza, se a diferença for grande, é provavel que não.... se for pequenina 36 ~> 38, acredito que acenda.

Neste ponto parece-me que o balastro vai "estoirar" a lampada, pois penso que os balastros fornecem sempre a mesma potencia, ou seja se se ligar uma lampada de 15w a um balastro de 30w o que vai acontecer é que na lampada vão passar 30w o que a vai "estoirar", já que o balastro não adequa a potencia fornecida a potencia consumida pela lampada

Quando eu digo "estoirar" quero dizer queimar, reduzir o tempo de vida da lampada,reduzir a qualidade da luz e não fazer bummmm!

Népia, pois a tensão é a mesma, e a lampada só consome a corrente que precisa.

Publicado:
Não tenho a certeza, se a diferença for grande, é provavel que não.... se for pequenina 36 ~> 38, acredito que acenda

Aqui Estamos de acordo, alias eu já me tinha referido que há balastros que referem isso.

Népia, pois a tensão é a mesma, e a lampada só consome a corrente que precisa.

Aqui é que eu já não tenho tanta certeza, mas pode ser que algum expert em eletricidade esclareça esta questão antes de nos pegarmos os dois :lol: :D :D

Cumprimentos

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!