João Esteves Publicado Fevereiro 16, 2006 Publicado Fevereiro 16, 2006 Olá a todos. É a primeira vez que participo neste fórum e por isso ainda sou um bocadito "anjinho" . A minha questão é a seguinte:tenho um aquário comunitário com cerca de 70 Litros que instalei vai para duas semanas. Ao fim de sete dias fui todo contente comprar os peixitos e acho que meti a "pata na poça"... Comprei 4 Trichogaster jovens mas já com 6/7 cm comprimento( 2 azuis e 2 dourados),um casal de Colisas Lalia,3 escalares muito jovens( 3/5cm),2 corydoras aeneus e 2 limpa-vidros. No primeiro dia tudo correu às mil maravilhas mas com o passar dos dias,e já lá vão cerca de seis,a parte superior do aquário começa a ser muito disputada pelos Trichogasters com correrias constantes o que me leva a pensar que abusei na dose destes amigos....Nunca tinha tido peixes desta espécie e parece-me que são demasiadamente territoriais não é verdade? Já a Colisa Lalia macho (que em todos os manuais que li é tida como peixe muito tranquilo) parece-me que para mal dos meus pecados me calhou um exemplar com mau feitio pois também faz frente a tudo e a todos na parte inferior... Felizmente que tenho alguém a quem oferecer o excedente de peixes antes que existam baixas no aquário. Desde já agradeço a quem me puder ajudar numa escolha mais bem feita e criteriosa no que se refere à fauna do meu aquário. Por exemplo que peixes devo emprestadar ao meu amigo e quais eventualmente poderei comprar... Obrigado. PS:resta acrescentar que os escalares ainda são pequenitos e não se "metem" com ninguém nem são particularmente incomodados.Vivem noutra onda..até ver.... Citar
João Abóbora Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Pois Tás com peixes a mais para a litragem do aquario. Os escalares e os trichogasters precisam de aquarios maiorzitos, pois ainda crescem um bocado. Se fosse a ti ficava com o casal de colisa lalia e as corys, o resto "emprestadavas" ao teu amigo. Ainda podes meter alguns peixes nesse aquario, têm é de crescer pouco e ter necessidades identicas ás dos outros peixes que já tens. Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Ana Azevedo Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Olá João e antes de mais sê bem vindo De facto a escolha dos teus peixes não foi a melhor, em 70 litros de água não só colocaste peixes a mais, como escolheste peixes que precisam de aquários com dimensões maiores. "Empresta" os teus escalares que ficam grandes demais "Empresta" os Trichogaster, não só ficam territoriais e isso se nota mais em aquários pequenos, como chegam a medir 12 a 15 cm, por isso o espaço também ficará pequeno. Podes ficar com as coridoras, com os limpa vidros (são ottocinclus?) e com as colisas (que medirão adultas 6Cm) Para já, depois de "emprestar" os peixes, não coloques mais nada no aquário, deixa o aquário fazer bem o ciclo de azoto, uma semana para esses peixes foi muito, não teres tido nenhuma baixa foi sorte!! Depois de passar mais uns 15 dias, podes ainda colocar um cardumezito de algum peixe que gostes mais, têm que ser de águas mais ácidas, tens os neos, muito bonitos e fáceis de cuidar, ou os nariz de bêbado já melindram mais, mas muito bonitos, ou ainda um de Rásboras Arlequim. há mais espécies compatíveis, mas aí já dependerá do teu gosto Tenta é manter-te na proporção 1cm de peixe para 1 litro de água (é generalista, mas é um bom princípio para quem começa) Citar Quase reformada!!
João Esteves Publicado: Fevereiro 17, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2006 Desde já o meu obrigado pelas boas vindas e pelo acolhimento muito simpático . Comprei os peixes num revendedor com grande qualidade/variedade de espécies e acho que me deixei levar pelo entusiasmo Como disse logo ao segundo dia apercebi-me que a escolha não tinha sido a melhor mas também confesso que não estava à espera de me ter enganado tanto.... Os Trichogasters nunca tinha tido e os Escalares acho um peixe lindíssímo daí a razão para uma escolha infeliz. Vou seguir o vosso conselho e para já não comprar mais nada. Daqui por uns tempos compro peixes que não cresçam tanto... Só mais uma questão na loja vi uns peixes pinguim,acham a espécie compatível com as colisas ou são de dificil manutenção? E já agora um casal de Betas poderá trazer problemas de relacionamento com as Colisas? Pronto lá estou eu a me esticar outra vez :D Ana Azevedo quando dizes que convém ser de águas + ácidas isso é porquê?Porque em aquários de menores dimensões a água tende a ficar ácida ou isso não tem nada a ver? Citar
Oinq Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Tenta é manter-te na proporção 1cm de peixe para 1 litro de água Peixe Adulto Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Ana Azevedo Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Tenta é manter-te na proporção 1cm de peixe para 1 litro de água Peixe Adulto :D Exactamente Citar Quase reformada!!
ZANITO Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 e um betta? ele não pode ter um betta? Citar
João Esteves Publicado: Fevereiro 23, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2006 Boa tarde, Já os ofereci e aparentemente tudo corre às mil maravilhas no aquário do meu amigo,que diga-se é substancialmente maior que o meu. Agora o meu parece deserto Fiquei com o casal colisas,com as corydoras e com os limpa-vidros.... Bem está deserto mas foi de facto o melhor. Passei de um ambiente assim: :D para o actual que é assim: :D Daqui por um mês a ver se compro mais uns peixitos.... Obrigado PS1:É isso mesmo Zanito!E um Beta?Posso ter um Beta? PS2:Desculpem o uso abusivo dos Smilies mas estão demais e eu não resisto! Citar
João Abóbora Publicado: Fevereiro 23, 2006 Publicado: Fevereiro 23, 2006 Os bettas são sempre aquele dilema, podem embirrar com os colisas ou não... Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Recommended Posts