aquariano Publicado Fevereiro 16, 2006 Publicado Fevereiro 16, 2006 Boas! estou a fazer co2 caseiro .. aquela que vem noutro topico que refere a garrafa com a pedra difusora... e gostava de saber se convem estar sempre ligado ou nao. obrigado! abraços! O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)
miguel angelo 2 Publicado: Fevereiro 16, 2006 Publicado: Fevereiro 16, 2006 Boas, Tem mesmo que ficar sempre ligado , senão corres o risco de a garrafa rebentar quase de certeza . O que podes fazer é subir ou descer a pedra difusora para dissolver menos ou mais CO2 na água. A produção de CO2 é contínua por isso não se pode fechar a respectiva garrafa. Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
aquariano Publicado: Fevereiro 16, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2006 obrigado! eu tenho uma torneirinha que dá para controlar a saida de ar.. sendo assim vou variando.. obrigado! O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)
peixe_mario Publicado: Fevereiro 16, 2006 Publicado: Fevereiro 16, 2006 Com a torneirinha arriscas-te a aumentar a pressão e estoirar com alguma vedação mais fraca. É que o problema é a reaçção dentro da garrafa não parar. Eu tenho o meu sempre ligado na mesma posição e não tenho problemas!!!
Joaoavo Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Wow, onde é que foram buscar essa ideia da garrafa rebentar? Já experimentei deixar a minha fechada dois ou três dias e não rebentou. Quando a pressão dentro da garrafa é suficientemente alta, o co2 não se liberta sob forma de gás e fica dissolvido como ácido carbonico. Quando abrires acontece o mesmo que acontece quando abanas coca-cola=espuma, mas para além disso mais nada. João AvóO meu blog - Naturescaping
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Olá. Wow, onde é que foram buscar essa ideia da garrafa rebentar? Já experimentei deixar a minha fechada dois ou três dias e não rebentou. Quando a pressão dentro da garrafa é suficientemente alta, o co2 não se liberta sob forma de gás e fica dissolvido como ácido carbonico. Quando abrires acontece o mesmo que acontece quando abanas coca-cola=espuma, mas para além disso mais nada. Hmm... Good point, mas o que me apetece dizer nesse caso, é a resposta da praxe: "Há casos e casos..." Sinceramente, se a mistela for feita numa garrafa de bebidas gaseificadas, acredito que aguente bem, mas nunca ad eternum... Sem contar, que há vários parâmetros a considerar: temperatura, quantidade de NaHCO3 dissolvida, quantidade de fermento, se o açúcar estava a acabar, se não..., etc... Uma coisa é certa, uma das melhores maneiras de rebentar garrafas, é misturar bicarbonato de sódio com ácido e tapar. Tudo bem, é uma reação muito mais violenta, não queiramos comparar... Mas acho que essa análise do, "fica dissolvido na água", pode não ser muito correcta. Tal como já disse, se tiveres adicionado o Bicarbonato de Sódio, vais-te ver à rasca para dissolveres o CO2 gasoso, mesmo que aumentes a pressão... Mas enfim, nunca experimentei, nem faço intenções de experimentar. Já estou a imaginar aquiloa rebentar mesmo quando não estiver em casa e a c@gar tudo e mais alguma coisa... Também se podia fazer uma versão menor e por dentro de uma caixa de plástico com trancas... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Joaoavo Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 O que eu disse foi deduzido empiricamente da experiencia de agitar uma garrafa de referigerante gaseificado e não "acontecer nada". E quando abres, hà uma explosão. Deve ter a ver com a pressão de vapor do CO2 ou n? Já tava à espera de uma resposta tua neste topico. tas a ficar previsivel lol. João AvóO meu blog - Naturescaping
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 O que eu disse foi deduzido empiricamente da experiencia de agitar uma garrafa de referigerante gaseificado e não "acontecer nada". E quando abres, hà uma explosão. Deve ter a ver com a pressão de vapor do CO2 ou n? Claro... mas não acontece nada, pelas seguintes razões: A pressão exercida pelo líquido e pelo gás na garrafa já é a máxima (para o gás e líquido que tenhas lá dentro), logo não vês a passagem de gás dissolvido para bolhinhas propriamente ditas. E por mais que abanes a garrafa, a pressão lá dentro não aumenta... A menos que aqueças a garrafa ou diminuas o volume... O problema do fermentador, é que como os fungos não precisam de O2, e deitas NaHCO3 na água da mistela. Eles continuam a produzir CO2 para o estado gasoso. E a pressão vai aumentando, porque há uma produção contínua de CO2. Óbvio que chegas a uma altura, que a pressão é suficiente para rebentar com aquilo... No caso da coca-cola, não há uma produção de CO2... tens CO2 em estado gasoso, e a "água" consegue conter muito CO2 dissolvido. Óbvio que quando agitas a garrafa previamente, estás a movimentar o líquido... Como tal, se deixares a garrafa repousar, o líquido fica parado e volta tudo à estaca zero... Mas se agitares e abrires logo depois, tens o líquido em movimento a proporcionar que o CO2 passe para o estado gasoso e óbvio que a turbulência aí é tanta que apanhas banho... Já tava à espera de uma resposta tua neste topico. tas a ficar previsivel lol. Também estavas à espera da resposta? Fica bem. Um abraço. Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
miguel angelo 2 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Boas, Eu não arriscava, mas se alguém quiser experimentar ........... só espero é que relate depois os resultados. É sempre bom aprender Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
Joaoavo Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Anyway, podes "desligar" a injecção de CO2 durante a noite mesmo sem fechar a garrafa. Ou tirar a pedra difusora do aqua, ou desligas a pedra da garrafa. That simple ivanpantz says: Laughing Também estavas à espera da resposta? Razz Ya, tava um bocado lol João AvóO meu blog - Naturescaping
Governa Publicado: Fevereiro 18, 2006 Publicado: Fevereiro 18, 2006 Exactamente, não aconselho a manterem reactores caseiros de CO2 a injectar com as luzes apagadas. Remova a pedra difusora durante a noite ou utilize um sistema de válvula dupla e abra a de fuga durante a noite para que o CO2 se liberte no ar e não no aquário. • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
aquariano Publicado: Fevereiro 20, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2006 obrigado! vou passar a "desligar" durante a noite. basta-me tirar o tubo que esta agarrado a torneirinhae ele liberta para o ar.. outra questao.. no primeiro dia as bolhas saiem com intensidade e passado dois dias ja quase não sai bolha nenhuma ou vão saindo uma a uma.. é normal? quanto tempo dura mais ou menos uma garrafa até se ter que trocar? O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)
ART ART Publicado: Fevereiro 20, 2006 Publicado: Fevereiro 20, 2006 No meu caso dura 1 mes! Garrafa de Fanta 1,5L com 300 a 400gramas de açucar, 1 colher de sopa de fermento de padeiro, 1 colher de cha de bicarbonato de sodio. Dura e dura... sempre a sair varias bolhas, com pedra difusora de madeira balsa, esta madeira faz com que as bolhas saiam mais finas que as pedras normais.
miguel angelo 2 Publicado: Fevereiro 21, 2006 Publicado: Fevereiro 21, 2006 Boas, Cada um faz como entende que deve fazer, eu tenho 2 garrafas de 2 litros num aquário de 240 ligadas 24 horas /dia uma em cada canto do aquário, duram cerca de 15 a 20 dias cada uma e renovoas alternadamente porque o aumento ou a diminuição do CO2 tem influência no pH , daí ter optado por duas feitas alternadamente obdecendo ao mesmo principio de que é preferivel ter dois filtros de 500 que só um de 1000 l/h, o que é importante é saber dosear os ingredientes para obter a quantidade de CO2 ideal. obrigado! vou passar a "desligar" durante a noite. basta-me tirar o tubo que esta agarrado a torneirinhae ele liberta para o ar.. Se achares que esta solução é prática e se estiveres na disposição de fazer uma garrafa todas as semanas, avança ; se não o melhor é não fazeres CO2 outra questao.. no primeiro dia as bolhas saiem com intensidade e passado dois dias ja quase não sai bolha nenhuma ou vão saindo uma a uma.. é normal? quanto tempo dura mais ou menos uma garrafa até se ter que trocar? Com o meu método e neste aquário : Data da montagem – 19/05/05 Comprimento – 120 cm Largura – 40 cm Altura – 50 cm Volume bruto – 240 l Substrato Fertilizante Areão preto 40 kg Decoração Xisto Troncos Filtragem 2x 1500l/hora filtros externos c/ bio bolas e esponjas Iluminação 150W – HQI – 8 horas dia 30W – florescente azul – 10 horas dia Temperatura – 28º c PH – 6.5 GH – 7º d KH – 5 º d NO2 – 0 ou próximo NO3 – 5 Manutenção Trocas semanais de 20% c/água da torneira Injecção de CO2 caseiro Flora - Hygrophila polysperma , Feto de Java ( Microsorum pteropus ) , Vesicularia dubyana, Anubias barteri "nana", Rotala rotundifolia, Glossostigma elatinoides , Cabomba caroliniana, Echinodorus sp, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes, echinodorus ozelot red , Echinodorus_tenellus , Alternanthera reineckii var. lilacina, Rotala macrandra . Microsorum pteropus Windelov, Fauna Invertebrados Caridina japonica , Neocaridina denticulata sinensis (Red Cherry) , Vários Melanoides sp. Vários Biomphalaria glabrata , vários Physa, 1 Pomacea bridgesi , etc. Peixes 15 Hemigrammus rhodostomus (Nariz de Bêbado) , 5 Otocinclus affinis ,5 Crossocheilus siamensis (S.A.E.), 4 Coridora Albina, 1 Corydoras julii - Coridora Leopardo 30 Paracheirodon innesi (Néons) ,2 Discus Red Melon (White face)(8cm) , 2 Discus Checker Board (hish) (10 cm), 1 Discus blue diamond 12 cm, 1 Oriental leopardo, 3 Oriental pigeon blood Alguns dos resultados obtidos foram estes: Clica no atalho abaixo. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=32923 Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
Recommended Posts