Wooddy Weaver Publicado Janeiro 26, 2004 Publicado Janeiro 26, 2004 Oi pessoal. Eu tenho um peixe de água fria com um pequeno problema. É um cauda de véu. Hoje estava ver os meus peixes e a dar de comer e reparei que este tinha na barbatana peitoral esquerda, uma pequena manha rosada (ele é branco às manchas com preto e um pouco de vermelho). Depois olhei com mais antenção e reparei que ele tinha um pequeno fio a sair dessa mancha. Primeiro pareceu-me que era um fungo, mas depois olhei melhor a pareceu-me que era...sabem quando nos cortamos e às vezes fica aquele bocadinho de pele....era isso que me parecia. Parecia que ele tinha raspado a barbatana e o que eu via era aquele mucozinho que os protege. Não tem aspecto de ser algodão, por isso acho que não é um fungo. Ele mexe bem a barbatana. Por isso eu gostava de saber o que devo fazer... se devo esperar alguns dias ou não oara ver o que o que acontece. Ele está com outro peixe, um telescópio, num aquário pequeno (30*15*20), e dão-se bem (mas sempre pode ter sido uma dentada). Tenho um termostacto (água a 20ºC) e uma bomba de ar. Para além do areão e duas pedras, tenho umas plantas que acho que não se estão a dar bem. Á dois dias mudei a água (1/3) e uso o "aquasafe" para a trata. A água está um pouco turva porque eles remexem o fundo. Será que devo aplicar alguma coisa no local da "ferida". Quando o comprei, por acaso o veterinário que trabalha em parceria com a loja estava lá, e disse que tinha que tratar uns peixes (outros que não aquele) com betadine. Será que posso fazer o mesmo?? afinal é sempre bom desinfectar a ferida. Espero que me possam ajudar. Obrigada
Luis Queiroga Publicado: Janeiro 26, 2004 Publicado: Janeiro 26, 2004 Olá Trata-se de um parasita externo. Tira-o com uma pinça. Abraço Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Wooddy Weaver Publicado: Janeiro 27, 2004 Autor Publicado: Janeiro 27, 2004 Trata-se de um parasita externo. Tira-o com uma pinça. Vou fazer isso, mas e depois, aplico alguma coisa? Obrigada
nunomiguel Publicado: Janeiro 27, 2004 Publicado: Janeiro 27, 2004 Olá, Se não for uma ferida muito grande e mantiveres a água limpa eu não adicionava, para já, medicamentos. Podes usar betadine. Aplica com uma cotonete. Não deixes é escorrer o Betadine para as guelras do peixes porque senão ele morre!! Cumprimentos, Nuno Cumprimentos, Nuno
Wooddy Weaver Publicado: Janeiro 27, 2004 Autor Publicado: Janeiro 27, 2004 Fiz uma concha com a mão e ele alojou-se lá dentro. Ficou meio inclinado para direita de forma a mostrar a barbatana peitoral esquerda. Dentro de água, lá consegui ver o tal fio e com a pinça tirei-o. Depois apliquei betadine, com uma cotonete. Mas só um pocuo de forma a não entrar nas guelras. Depois deixei-o ir. Acho que ficou zangado comigo. Nada que uns flocos resolvessem. Quando tirei o fio, vi que tinha um veiozinho avermelhado. Não sei o que seria. Hoje de manha, ainda estava vivo...mas a mancha vermelha lá continua. Espero que desapareça dentro em breve. Obrigado
Recommended Posts