Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Preciso seriamente de ajuda.

Infelizmente o meu casal de Discus - actualmente com filhos -, está cada vez pior a e já não sei o que fazer.

Tenho este casal num aqua de 200l, 2 filtros (1 interno e 1 externo), UV9w, PH 6,7, KH 1,8, GH 4, Amonia, nitritos e nitratos a 0. Faço mudanças de água regulares 20/30% (a cada 3/4 dias).

No final do mês de Janeiro passei este casal do meu aqua comunitário para este aqua. Alguns dias depois começaram a ficar com as extremidades das barbatanas brancas/transparentes. Não me preocupei muito (pensei que tivesse sido da diferença de PH). Dias depois puseram ovos, continuei a fazer as mudanças de água, os filhotes nasceram (cerca de 40-50 desta vez) e as barbatanas começaram a ficar com as extremidades pretas?! e começaram a "desaparecer".

Mudei 50% de água, e pus sal no aqua. Entretanto os filhotes têm cerca de 1 semana e já passaram tamtem por um tratamento com baktopur. Hoje é o 4º dia de tratamento (15 Fev) e as barbatanas dos pais estão cada vez mais pequenas. Parece que estão "corroídas". A barbatana dorsal tem "riscas pretas?!" e começou (também) a ficar corroida.

Pic_7703_7.jpg

No meio de tudo isto, ainda estão vivos cerca de 12 filhotes (crescem a olhos vistos) e os pais - felizmente - continuam a comer normalmente.

Desde já muito obrigado.

RK

Publicado:

Viva RK

A necrose das barbatanas é causada por bacterias, geralmente do tipo pseudomonas ou aeromonas. Usaste que bactopur? como fizeste o tratamento? Se o fizeste com B. direct devias experimentar o Kanaplex da Seachem e fazeres mudanças diárias de 30% de água, entre tratamentos. Trata no minimo 6 dias.

Cump.

Rui

Publicado:

Bom dia Rui,

Antes de mais, os meus sinceros agradecimentos pela rápida resposta.

O primeiro tratamento fi-lo com sal (20g / 200 litros). Relativamente ao bactopur: usei o normal (liquido) - 22 gotas/20 litros x 3dias - não o B. direct. Devo fazer o tratamento com o direct ou experimento já o Kanaplex?

Só mais uma pergunta: infelizmente por motivos profissionais, tive que me ausentar de casa (regresso sexta à noite), logo, hoje não vou conseguir fazer mudanças de água. Posso usar o Kanaplex ou o Direct já hoje (peço à minha mulher para fazer o 1º tratamento)? É que neste momento o aqua ainda está com o Bactopur (a última dose foi feita na 3ª à noite).

Mais uma vez obrigado por tudo,

Cumprimentos,

RK

PS: A barbatana caudal do macho (o das fotos) está muito pior - comparativamente à foto de dia 14. Assim que possa, faço upload de uma foto actual.

Cump.

RK

Publicado:

se te vires aflito retira os peixes ca para fora e passa-lhes betadine nas zonas afetadas... cuidado com os olhos e as guelras.

e em ultimo caso corta o tecido morto e passa betadine

smflogo.gif
Publicado:

Olá a todos,

Infelizmente a situação está cada vez pior ...

Como não consegui obter Kanaplex na quinta, pedi à minha mulher para fazer 1 tratamento com baktopur direct - 4 comprimidos (sem mudar água). Na sexta-feira (quando regressei a casa) pareceu-me que a situação estava melhor ... e por isso só tirei o macho e pus-lhe betadine. De resto não mexi em nada. Eles continuavam a comer, decidi dar tempo... Puro engano :wink:

No sábado de manhã, as barbatanas estavam muito piores e começaram a aparecer manchas pretas no dorso da fêmea (assim como as barbatanas estavam com os bordos todos brancos). Mudei 1/3 da água e pus mais 1 comprimido de Baktopur.

Hoje - infelizmente - a situação é esta ...

A fêmea (os olhos estão a ficar esbranquiçados :oops: e logo acima da peitoral, vêm-se as tais manchas pretas). As barbatanas estão também a ficar ratadas e com os bordos todos brancos.

Pic_7703_8.jpg

Pic_7703_9.jpg

A mancha circular parece-me ter sido originada pelo termostato?! Não percebo como... O restante não sei efectivamente o que se esta a passar...

Pic_7703_10.jpg

Pic_7703_11.jpg

O macho (cada vez em pior estado).

Pic_7703_12.jpg

Pic_7703_13.jpg

No meio de tudo isto, deixaram de comer.

Hoje mudei 2/3 de água (adicionei uma dose dupla de SERA Aqutan), liguei o UV e introduzi um filtro interno da fluval (4 plus) com carvão activado. A temp. está a 29 graus. PH 6.9, Amo 0, Nit 0, Nit 0, KH 2, GH 3,5

Estou a pensar amanhã ao final do dia começar o tratamento com kanaplex. No entanto gostava de saber se posso fazer mais alguma coisa/se recomendam que faça mais alguma coisa.

Este é o casal favorito cá de casa... por isso devem imaginar o estado de coisas...

No meio de tudo, os bebés continuam a crescer e a comer :wink: Se fosse algo na água (envenenamento, etc) , não seriam eles os primeiros a morrer?

Toda a ajuda/conselhos são bem vindos.

Obrigado

RK[/img]

Publicado:

Os bebes ainda estão com os pais?

Se estiverem ainda estão a piorar mais as condições dos pais.

Sei de pelo menos um caso em que a barbatana da femea foi desta para melhor a conta dos pequenos.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

Olá,

Sim, os bebes ainda estão com os pais (11). Estou a tentar fazer com que comecem a comer artemia para os poder separar.

Estado actual

Pic_7703_14.jpg

Pic_7703_15.jpg

Pic_7703_16.jpg

:)

RK

Publicado:

O tratamento com antibioticos sejam ele bactopur direcT ou kanaplex tem que ser feito todos os dias aplicando sempre a mesma dose diariamente após mudança de 30% da água( o antibiotico perde a maioria da actividade passadas 24 horas ). Nos casos graves como este deves usar o dobro da dose. Separa os filhos. Trata pelo menos 6 dias. O bactopur liquido não contem antibiotico. Não serve para nada nestes casos. Aplica 8 comprimidos de bactopur direct todos os dias após mudança de 30 % da água para controlares a amonia e os nitratos. Tira o carvão e desliga o Uv entre tratamentos.

Boa Sorte!

Cump.

Rui

Publicado:

Olá a todos,

Seguindo os conselhos preciosos do Rui (os meus sinceros agradecimentos), hoje fiz o 4º tratamento com Kanaplex (sempre após mudança de água). Aparentemente o casal está a ficar melhor - as manchas na pele desapareceram quase todas, assim como os olhos da femea estão quase normais (e já voltaram - pouco - a comer). No entanto as barbatanas continuam a desaparecer a um ritmo alucinante (começam por ficar esbranquiçadas e depois vão-se desfazendo - sempre com aquele aspecto de queimadas) :lol: Entre 3ª e 4ª o casal perdeu os filhotes todos (ainda os tentei separar mas não resistiram..).

Ora, qual não foi o meu espanto ao descobrir (ontem à noite) que tinham feito nova postura - desta vez no termostato !!! No meio do tratamento e no estado em que estão ...

Com isto tudo, fiquei ainda com mais dúvidas ...

1º Será que, além da infecção bacteriana, o casal tem mais alguma coisa (e que esteja a contribuir para o "queimar" das barbatanas) ? Tipo Costia ou qualquer outro tipo de parasita? Volta e meia parecem que ficam "passados" e desatam a coçar-se como doidos.

2º Se existisse algo na água (tipo toxina, metais ou outro tipo de "porcaria"), eles não punham, certo? Além disso os filhos tinham morrido muito mais depressa. Concordam?

3º Com o UV, mudanças de água, 2x filtros Eheim, etc, que o aqua tem, como é que possivel que tenham chegado a este estado / serem tão afectados por bactérias?

4º Além do Kanaplex, posso/devo adicionar mais alguma coisa? Algo com base em formalina/malaquite, tipo costapur/mycopur?

5º Se o "apodrecimento" das barbatanas não parar, devo continuar o tratamento com Kanaplex?

Mais uma vez muito obrigado por tudo,

Cumprimentos,

RK

Publicado:
1º Será que, além da infecção bacteriana, o casal tem mais alguma coisa (e que esteja a contribuir para o "queimar" das barbatanas) ? Tipo Costia ou qualquer outro tipo de parasita? Volta e meia parecem que ficam "passados" e desatam a coçar-se como doidos.

Talvez.....

2º Se existisse algo na água (tipo toxina, metais ou outro tipo de "porcaria"), eles não punham, certo? Além disso os filhos tinham morrido muito mais depressa. Concordam?

Sim

3º Com o UV, mudanças de água, 2x filtros Eheim, etc, que o aqua tem, como é que possivel que tenham chegado a este estado / serem tão afectados por bactérias?

Nos aquários de criação existe frequentemente uma má oxigenação devido a uma circulação deficiente. Geralmente utilizam-se filtros de esponja que nos esquecemos de lavar ( claro que com água do aquário para não matar as bacterias) . Estes filtros rapidamente ficam saturados de materia organica que queima oxigénio. Muitas vezes sifonamos menos para não assustar o casal com os filhotes. Os restos de comida ( materia organica ) poluem a água e queimam oxigénio. O UV não faz nada sem uma filtração mecanica excelente. Resultado - crescimento exponecial de bacterias.

4º Além do Kanaplex, posso/devo adicionar mais alguma coisa? Algo com base em formalina/malaquite, tipo costapur/mycopur?

Verde malaquite sim para controlar fungos opurtunistas e protozoários.

5º Se o "apodrecimento" das barbatanas não parar, devo continuar o tratamento com Kanaplex?

Simmmmmmmmm. atenção que as barbatanas vão apodrecer até onde estavam brancas. Não quer dizer que esteja a progredir mas sim a cair o que já estava morto.

A seguir ao Kanaplex quandpo estiverem mrelhores das barbatanas faz 3 dias de Flagyl para controlar a proliferação de flagelados intestinais.

Boa Sorte!

Rui