Recommended Posts

Publicado

Estou a montar um Kit Aquapor com o aquário de 100+30+40.

Vai ser um aquário com plantas por isso já coloquei o substrato da SERA no fundo, coloquei o areão por cima e plantei quatro tipos de plantas que desconheço o nome, mas que foram até baratas e são engraçadas.

Para ornamentar o aquário tenho um pequeno tronco a ferver com água e sal e talvez amanhã se possa introduzir no aquário isto é se ficar no fundo.

A minha dúvida são as pedras ornamentais, pois estive numa loja da especialidade e pediam-me por uns calhaus cerca de dez euros, grandes como tudo e feios como judas.

Por isso pensei foscasse, vou aqui à praia de Algés buscar umas pedras e está feito.

Tive azar pois a maré estava alta e pouca pedra havia no mostruário, mas trouxe alguns seixos e umas pedras vermelhas redondas parecem restos de tijolo partido.

Será que introduzir este tipo de pedras no meu aquário tem algumas consequências.

Em aquário dependência.

Publicado:

hummmm, não tenho a certeza, mas acho que podes por! mas não aocncelho, deve ficar feiote! vai outra vez á praia e procura outras, ou se puderes vai antes a um rio e procura, costuma haver umas muito giras por lá! Claro está que não te deves esquecer de as lavar MT bem ;)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Boas, partindo do princípio de que não te enganas-te do tópico e tens mesmo um aqua de àgua doce, a não ser que queiras fazer um áqua de àgua salobra, esquece as pedrinhas da praia...

Por muito que as laves, fervas, vão ter sempre salite presente e tornar-te a àgua salobra.

É um erro muito comum nos inicantes fazerem isso até com conchinhas bonitas da praia, e depois reclamam com a loja, porque os peixes morrem todos...

Publicado:

Boas

Olha que quanto às pedras manterem o salitre não é bem assim. Eu por exemplo, todas as pedras que tenho no meu aqua (e olha que ainda são algumas) vieram quase todas da praia e não verifiquei algum tipo de alteração na salinidade do aqua. E os peixes que tenho são um escalar fêmea, um synodontis, um colisa e um Polycanthus labiatus todos eles são peixes de águas ácidas com uma total ausencia de sal e estão todos vivos: o escalar tem 3 anos na minha mão e o synodontis 1ano portanto não estão mal.

Retomando o tema inicial, Jampex não te posso ajudar pois ñão te seib dizer se ponhas ou não os calhaus.

Cumprimentos

Publicado:

Olá.

Olha que quanto às pedras manterem o salitre não é bem assim

O que queres dizer com salitre? :lol:

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Se a salitre nas pedras quer dizer manter o "sal" pelo facto de estarem na água salgada isso não se aplica pois , depois de bem lavadas as pedras apanhadas na praia tem tanto sal como as outras.

Quanto as conchas e afins o que poderão mudar será o principalmente o ph da água aumentando-o devido á sua composição

No Dragão mora o Campeão

Publicado:

Olá jampex, bem vindo a este maravilhoso mundo :wink:

As pedras que falas, se forem de facto tijolo podes utilizar no aquário, sem isso ter sequer alterações de ph, tens sim é que ter muito cuidado e lava-las muito bem em água a ferver e em várias águas para remover toda a salinidade.

O tronco que falaste que estava a ferver. Também apanhaste na natureza? Tem atenção que não seja resinoso.

Quanto às outras pedras, terás que lava-las tal como os tijolos, mas se quiseres águas alcalinas no teu aquário, tens que verificar se estas não são calcárias, se forem vão acabar por subir o ph da água.

Faz o teste do vinagre, raspa um bocadito da pedra e coloca vinagre, se "ferver" é calcária :wink:

Quase reformada!!

Publicado:

Obrigado a todos apelas respostas.

O tronco foi comprado numa loja de aquariofilia e os bocados de tijolo penso que ficaram fixes pois coloquei-os ao pé de uma ânfora também em barro a dar o look de outras ânforas partidas.

Agora tenho o aqua a ciclar só lá para o final do mês é que vou colocar os primeiros peixitos.

Em aquário dependência.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!