Recommended Posts

Publicado

Boas

Gostava de me iniciar nos salgados mas tenho algumas duvidas em relação a iluminação

Então aqui vão as duvidas

-> O aquario estava a pensar em cerca de 60 a 65 cm de comprimento. Agora qual o resto das medidas tendo em conta que irei fazer uma calha com 2 lampadas PC de 36 watts e 2 T5 de 24 watts (120 watts) e gostaria de ter uma boa diversidade de corais, mesmo daqueles que possam ser um pouco mais exigentes.

Será esta luz suficiente para manter em boas condições corais e qual a cor das respectivas lampadas que devo usar.

Publicado:

Será esta luz suficiente para manter em boas condições corais e qual a cor das respectivas lampadas que devo usar.

Boas!

Acho que com essa luz podes ter praticamente tudo principalmente se ficar muitíssimo perto da água.

Quanto a temperaturas de cor eu colocaria alguma diversidade. Passar-me-ias pela cabeça ter as 4 lâmpadas assim:

1 - actínica

1 - 6500k

1 - 10000k

1 - 15000k

Esta combinação resulta esteticamente muito bem e proporcionas um espectro larguíssimo para os teus corais.

Publicado:

discordo da escolha das temperaturas de cor, não pelo efeito que dariam se fosem todas T5, mas pelo facto de duas serem PC de 36, que pelo tamanho do aquario presumo que vão ficar a iluminar cada uma uma metade do aquario.

Resultado, a cor dos dois lados do aquario vai ser diferente.

pode eventualmente ser viavel se as duas ficarem a meio do aquario segundo eixos paralelos mas em direcções diferentes. Agora se vao ficar com os casquilhos 1 em cada ponta, sabendo que a lampada mede cerca de 40cm...é capaz de ficar com alguma diferença de espectro...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Quanto a disposição das lampadas seria a seguinte de tras para a frente

T5

Pc encostada a direita

Pc encontada a esquerda

T5

t5 -> ______________

**-> ____________

PC-> ____________l

**-> ____________

PC-> l____________

t5 -> _______________