Identificação de especie ( Gen. Pt. )


Recommended Posts

Olá,

 

 

 

Faz já alguns meses que adquiri o exemplar representado em foto.

 

 

Até a data ainda não consegui determinar com exactidão a sua especie.

 

 

Antes de referir alguns pontos que considero essencias na sua identificação, gostaria de ouvir as vossas opiniões.

 

 

 

011p.jpg

 

 

 

Antecipadamente grato

Miguel Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Ainda hoje ao principio da tarde falava com Michelle Ricketts ( da Finarama ) acerca do peixe em questão.

 

Temos a mesma opinião: é uma variante da especie scalare.

 

É bastante parecido com o Altum, mas existem alguns promenores que me levam a julga-lo como scalare e não como Altum.

 

 

Nos últimos anos muitas variantes foram descobertas.

Apenas temos ao nosso dispor a informação partilhada por alguns investigadores e coleccionadores. No entanto e devido as diferentes zonas dos rios ( diferentes habitats ) existem populações de peixes que tendem a adquirir certas caracteristicas que os tornam um pouco diferentes daquelas que todos nós estamos habituados.

 

 

Aqui há tempos, foi elaborado um estudo por parte de um grande investigador onde o mesmo referia que o verdadeiro Altum não tinha vermelho no olho, ao contrário dos exemplares da foto por ti representada... mas se todos nós formos olhar para a tua foto, temos a tendencia inicial de o classificar como Altum.

 

 

E assim vai o mundo da investigação.

 

 

Diesel, muito obrigado pela participação

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Segundo o meu conhecimento existe uma incompatibilidade entre Altum e Scalare.

 

 

Existem relatos de desovas, mas os alevins acabam por morrer todos nos primeiros dias de desenvolvimento. Segundo alguns estudos elaborados existe uma incompatibilidade ( provavelmente genetica, não sei ) no seu desenvolvimento que acaba por provocar a sua morte.

 

 

Em tempos e depois de tomar conhecimento deste facto resolvi escrever dois mails, um ao Dr. Axelrod e outro ao Dr. Burgess.

A resposta de ambos foi bastante similar relatando ambos o mesmo problema de incompatibilidade de desenvolvimento.

 

 

 

Nos dias de hoje, em que todos nós temos contacto com várias e diferentes variantes de peixes deste genero, acho que poderá começar a colocar-se uma hipotese dentro desse genero. Não um cruzamento entre o verdadeiro Altum do rio Orinoco com um Scalare, mas algum tipo de cruzamento que possa derivar de alguns exemplares semelhantes destas duas especies.

 

Contudo, e de igual modo convem referir que a Natureza tem bastante influencia em pequenas modificações morfologicas.

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam!!!

Estive a consultar o livro "South american cichlids IV " e a foto do peixe é mais parecido com o teu peixe diz assim:

 

 

Pterophyllum cf.scalare

so-called "peru-altum", spotted

Peru (rio Ucayali area?)

 

Quanto ao vermelho do olho tenhoa dizer o seguinte:

Neste mesmo livro existem varias fotos onde muitos dos altum têm vermelho nos olhos, e refiro-me a peixes provenientes do riu Orinoco, e agora em quem acreditar...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Desde já agradeço o vosso feedback.

 

 

Em relação aos altuns a questão não é assim tão linear.

 

 

As seguintes fotos que passo a apresentar não são de minha autoria.

 

 

Segundo o referente estudo e no que diz respeito a coloração do olho:

 

 

Na foto o peixe da esquerda é classificado como Altum e o da direita de Scalare.

 

altum_scalare.jpg

 

 

 

Nesta foto está representado um possivel exemplar do verdadeiro Altum segundo o mesmo investigador.

 

 

altum.jpg

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O peixe em questão é um Altum Real Orinoco , neste momento aqui na loja temos varios com diversos tamanhos . Alem deste temos por acaso aqui tambem o Altum Red Spotted e o Peruensis . Esperava pelo Altum Tapajas mas acabou por não chegar nesta importação.

 

Um abraço

 

HUGO

Discus World Lda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Algumas fotografias:

 

 

 

Neste link pode-se ver algumas fotos:

 

 

 

 

 

http://www.finarama.com/tba/identification.htm

 

 

Red Spotted ( Scalare ) - Foto E02

 

 

 

Existem peruvianos com as "pintas" ou "marcas" ou "bolinhas" que são classificados Spotted e existem apenas os peruvianos, normais.

 

No site apenas existe a menção de Peruviano na foto E02, mas são esses peixes que são normalmente classificados como Red Spotted.

 

Vitor Hugo, são parecidos aos que chegaram ?

 

 

Em relação ao Altum:

 

 

- As faixas são sempre mais largas do que as dos escalares.

 

- Por mais escuras que sejam as faixas são sempre castanhas e nunca pretas ( as dos escalares são pretas ).

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

 

Apenas alguns pontos que não fiz referencia por esquecimento e que igualmente me parecem importantes.

 

 

Altum:

 

- As faixas intermedias estão sempre mais presentes.

 

 

 

No que diz respeito aos escalares selvagens quase todos apresentam spots, mas são aquelas populações ( foto E02 ) que apresentam as spots em maior numero e em maior extensão corporal que normalmente são classificadas de Red Spotted.

 

 

 

Um abraço

Miguel

 

 

p.s. Na foto pode-se ver perfeitamente a acentuação e presença de tonalidade das faixas intermedias no Altum

 

 

 

 

altums.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel!!

 

Chegaram iguais aos das fotos com faixas castanhas para mim os mais bonitos a que chamam Altuns reais do rio orninoco em dois tamanhos , os red spotted aonde as faixas não são muito prenunciadas, escalar peruensis com faixas pretas , etc. Em breve irei receber outras especies de escalares selvagens .

 

Um abraço

 

HUGO

 

P.S vem ve-los :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais