Recommended Posts

Publicado

Tenho um aquario de 20 litros, de agua fria, com um peixe dourado, um bitterling e um pleco borboleta, temperatura sempre em volta de 18ºC.

Mas não sei o que se passou com a água da minha torneira, que após uma muda de água parcial, o ph subiu para 8.0 e não desce!A dureza carbonatada é de 90mg / L, mais ou menos, e talvez seja por isto que nao consigo descer. Os peixes parecem "contentes" na mesma, mas isto preocupa-me porque todos requerem ph's entre 7.0 e 7.5. O que posso fazer para baixar o ph de uma forma não "stressante"?

Publicado:

Tantos peixes em 20L... isso não vai sair daí nada de bom :?.

Em relação ao Ph com essa dureza carbonatada não me parece que tenhas muitas hipoteses.

Como o aquário é pequeno porque não consideras "cortar" a água da torneira com água de garrafão? É capaz de ser a melhor forma de baixares o ph e o manteres estável.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

O peixe dourado e o bitterling têm apenas 4 cm, e o pleco tem 3 cm, portanto o aquario nao esta assim tao cheio.

Quanto à decoração é só plantas artificiais e rochas artificiais, tudo comprado numa loja de aquariofilia.

O areão tambem é proprio para aquarios.

O ph desceu ligeiramente na ultima mudança parcial (1 / 3) para 7.9, porque juntei água de ph mais baixo e kh mais baixo tambem.

Os meus "meninos" continuam felizes da vida, penso que se continuar a fazer mudanças de água semanais assim, devo conseguir descer até oas 7.5 um dia, não?

Muito Obrigado

Publicado:
O peixe dourado e o bitterling têm apenas 4 cm, e o pleco tem 3 cm, portanto o aquario não (palavra corrigida) esta assim tao cheio.

Não está agora... mas já está muito proximo do limite e os peixes são ainda juvenis, portanto ainda vão crescer um bocado.

Teoricamente deverias ter peixes que em adultos somassem um comprimento máximo de 20cm... porque a regra é 1cm de peixe adulto por cada litro de água.

Assim um peixe de 10 cm em adulto precisa de 10L de água de espaço, mesmo que actualmente tenha apenas 3 ou 4 cm.

O ph desceu ligeiramente na ultima mudança parcial (1 / 3) para 7.9, porque juntei água de ph mais baixo e kh mais baixo tambem.

Os meus "meninos" continuam felizes da vida, penso que se continuar a fazer mudanças de água semanais assim, devo conseguir descer até oas 7.5 um dia, não?

Sim à partida vais conseguir isso. Deves é ter atenção porque vai chegar uma altura em que não podes acrescentar só água de garrafão, tens de misturar as duas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!