Recommended Posts

Publicado

Boas... Antes de mais quero dizer que sou novo nisto da aquariofilia( muito novo mesmo).

Recentemente comprei um tubarão martelo pelo que já li...começei logo mal...não deveria ter posto o bicho logo na agua certo?

Já coloquei um produto qualquer por causa do cloro e metais não sei o que etc Rena Stress Coat.

Mas a minha pergunta é mesmo a seguinte, não há maneira de evitar com que o tubarão bata contra as paredes do aqua?? É que daqui a nada o bicho não tem nariz :shock:

Qualquer tipo de ajuda é bem vinda

Rookie

Publicado:

Esse sintoma do tubarão penso que revela que a água do aquário não está ainda pronta para peixes então ele deve estar atrofiado. A minha sugestão é pedires na loja onde o compraste para to guardarem enquanto o teu aquário faz a inicialização, que normalmente demora entre duas a quatro semanas. Talvez ainda se vá a tempo de salvar o bicho, mas tenho algumas dúvidas.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Publicado:

Olá André.

Realmente não começaste lá muito bem. Nem é pelo facto de já teres colocado o peixe no aquário porque, para iniciares o ciclo do azoto, é necessário um ser que excrete amónia. O problema aí é o dito peixe. É um peixe quase que proíbitivo para colocar num aquário ( salvo aquários de grandes dimensões), mas mesmo assim alguns lojistas insistem em vendê-los.

Esse peixe é muito assustadiço e tem o problema de nadar contra os vidros sempre que algo o assusta, tal como relatas. Sugiro que o devolvas à loja onde o compraste e compres um peixe mais pequeno, mais calmo e resistente para iniciares o ciclo do azoto. Apenas um peixe é necessário. Só depois do ciclo estar completo é que podes colocar mais peixes. Sugiro o Gyrinocheilus aymonieri ( comedor de algas chinês ou limpa vidros) ou o Crossocheilus siamensis ( SAE ou comedor de algas siamês). Se gostas de aquários plantados ou apenas com algumas plantas, podes colocar umas plantas tipo musgos, anubias, fetos ( são de fácil manutenção e provavelmente adequam-se mais ao tipo de luz que tens, deduzindo que é a luz que vem com o aquário) que servirão para dar um ambiente calmo ao aquário e vão fornecer sombra/abrigo aos peixes.

Volto a frisar: troca o " tubarão martelo" por outro peixe, pois não há maneira de o impedir de nadar contra os vidros e facilmente atinge um tamanho impróprio para aquários pequenos( quando falo em aquários pequenos é tudo para baixo de 1.5m).

Já agora, diz as características do teu aquário: medidas, litros, luz, filtragem, termostato, etc.

Preenche o teu perfil com a tua localidade.

Publicado:

Pois então a coisa parece que tá preta pró peixe.No acto da compra a lojista disse-me que era um peixe muito resistente ( deve perceber tanto de peixes como eu).

O peixe está bom de saude (penso eu) pois nada bem e tem um comportamento normal fora isso do bater contra os vidros.Nem é tanto bater é mais nadar contra eles como se os quisesse empurrar...

Ele está no aquario desde domingo e estava a pensar neste domingo que vêm fazer a tal muda de 1/4 da agua visto n ter filtro.

Quanto ao aquario...é pequeno 50cm e não tem muita coisa.areia branca e azul tem umas pedritas e umas rochas.Só tem bomba de ar, não tem filtro nem luz a não ser a do tecto mas pelo que percebi estes peixes tambem não gostam de muita luz.

Se tivesse assim tão mal não era susposto o peixe já ter morrido?

Ah, tambem reparei numa coisa...prai passados 2 dias a agua ficou um bocadinho turva...já li aqui num sitio qualquer que é normal quando se monta um aquario novo...

outra coisa...dizem que se deve deitar comida suficiente de modo o peixe conseguir comer em 2 minutos.Eu deito comida mas n sei se ele a come ou não...pelo menos não consigo ver a comer :wink:

Xissa que isto é complicado...

Rookie

Publicado:

Olá de novo.

Não é complicado se tivermos a noção do que fazemos e se queremos fazer as coisas como deve ser. As sugestões estão dadas e claramente esse peixe não deveria estar nesse aquário ( 50 cm :wink: ). Fica ao teu critério se queres começar bem ou se queres começar mal e depois tentar remediar o que muitas vezes não é remediável, além de se tornar mais dispendioso.

Tens aqui um óptimo link para quem se está a iniciar, do colega Nuno Antunes:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36380

Lê atentamente e decide em prol disso. É a chave para o sucesso de como vingar na aquariofilia.

Se depois disso ainda tiveres dúvidas, coloca-as.

Publicado:

O lojista não te enganou ao dizer que esse peixe é resistente.

Eu próprio já pude comprovar a sua resistencia há seis anos quando comecei o meu vicio aquariofilo. :shock:

O problema não está relacionado com a sua resistencia.

Esse peixe não devia estar à venda nos circuitos comerciais, ou pelos menos em grande parte, pois é um peixe que exige uma coisa que pouca gente tem.

ESPAÇO

Para além de crescer bastante, o facto de bater nos vidros deriva da falta de metros para nadar e dos sustos que apanha.

Em suma ( e sei que pode ser chato ), DEVOLVE...

É preferivel não ter animais em casa do que ter nessas condições. :wink:

Quem vende tem que ter a decencia de informar os clientes convenientemente.

O problema é que muitos lojistas nem se informam, quanto mais informarem os clientes.

Tenho conhecimento de uma loja de animais que vendeu dois Bettas macho ao mesmo individuo e foram transportados no mesmo saco.

Palavras para quê... ;)omgomgomgomg

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Bem vindo a este vicio!

Eu (ainda) tenho um tubarão martelo (que tb me foi impingido faz agora 2 anos e 1/2), tb comecei mal pois tinha um aqua de 50Lts (hiper pequeno, para não lhe chamar de penico :shock: ) e lá fui eu todo contente meter o coitado do bicho lá dentro.... resultado; varias incursões contra as paredes, nem podia meter lá a mão que ele ficava em panico... nem eu sabia que o podia ter devolvido... quando passei para um comunitário de 220 lts, ficou bem mais calmo, tem crescido pouco, mas qualquer dia vai ter de ir para ou outro aqua de pelo menos 350 lts para ficar confortavel, apesar de eu e ele já termos uma relação de amizade e ir-me-á custar os olhos da cara se tiver de o dar, mas só o farei quando o vir "infeliz"e saber que a sua nova casa será tão ou mais segura que a que tem agora!

Bom, mas primeiro deixa-me dizer-te que o filtro É FUNDAMENTAL, sem ele só podes esperar desgraças... um termostato idem, mudanças de água semanais (20 a 30%) com pré-tratamento idem (podes colocar num balde a água com um difusor de ar durante um ou dois dias ou então deixa-la de repouso uns 4 dias para perder o cloro e depois trocas (devagar para não provocar alterações bruscas de temperatura), testar os parametros idem (ph, Gh, Nitratos e nitritos). Mas se leres bem com atenção o que os mais entendidos já escreveram por aqui ficas logo mais elucidado sobre o trabalho que te espera, mas tb as alegrias que terás seguramente!

Este vicio é para se levar sem stress, com stress não se vai a lado nenhum...

Já agora mede os parametros da água del cano para saberes à partida quais os peixes que te darão menos trabalho e que se adaptam melhor a esses parametros.

Espero ter ajudao...

BOA SORTE e não te esqueças, antes de comprares o que quer que seja lê bastante para não seres apanhado de surpresa.

Abraços

Zm

Vamos ver... mas só com paciência!

Publicado:

Obrigado a todos pela ajuda.Tenho pena em ter que devolver o Tubarão martelo mas se tiver mesmo que ser...

Digam-me uma coisa...fica muito caro mandar fazer um aquario decente?

Os que tenho visto são algo caros...

Rookie

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!