Recommended Posts

Publicado

Tenho 12 Mbunas jovens num aqua de 200l.

Testes àgua nos parâmetros correctos, com excepção dos fosfatos.

Àgua preparada com o Buffer Malawi/Tanganyika da JBL.

Depois de várias intervenções simultâneas no mesmo dia (mudança parcial da àgua, adição de decorações e plantas, alteração do layout, inclusão de novos peixes), os peixes começaram a esfregar-se violentamente contra o areão e decorações, e alguns têm espasmos violentos.

No entanto, não apresentam quaisquer sinais visíveis de fungos ou feridas.

Uma Aulonocara fêmea apresenta as guelras bastante inflamadas.

Quase todos com aguns rompimentos nas membranas das barbatanas.

Com excepção da Aulonocara fêmea, apresentam-se todos bastante activos e alimentam-se normalmente.

Suspeitando de uma infestação de parasitas externos, completei um primeiro ciclo de tratamento com Mycopur da Sera, complementado com Ectopur também da Sera no primeiro dia de tratamento, o que não mostrou grandes resultados práticos. Segui uma mudança parcial da àgua (1/3) e iniciei ontem um segundo ciclo de tratamento nos mesmo moldes.

Já completei igualmente um ciclo de tratamento com Flagyl, conforme me foi indicado na Loja de Animais, igualmente sem quaisquer resultados - segundo já apurei, julgo que este medicamento é mais apropriado para parasitas internos, o que me parece não ser o caso.

Deixo aqui o apelo a quem possa dar o seu contributo na resolução deste meu problema, indicando-me se possível se a minha avaliação do problema (parasitas externos) é a correcta, e o esquema de tratamento mais indicado e respectivos medicamentos, por forma a irradicar esta infestação e dar algum conforto aos Mbunas.

Antecipadamente deixo os meus agradecimentos e cumprimentos.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Publicado:

Não será um comportamento caracteristico de reorganização de territórios ( alteração de layout ; introdução de novos peixes ) e as barbatanas rasgadas consequençia de algumas escaramuças devido a esse comportamento :lol: !

Eu não me pareçe que existam parasitas ou doença (" peixes activos e a comerem bem ").

Cump.

Rui Ferreira de Almeida

Publicado:
Boas a que temperatura estão os peixes?

Joel,

A temperatura normal é de 28º, mas como iniciei ciclos de tratamento, subi para os 30º...

Grato.

SM

apc_bar.png
Publicado:
Não será um comportamento caracteristico de reorganização de territórios ( alteração de layout ; introdução de novos peixes ) e as barbatanas rasgadas consequençia de algumas escaramuças devido a esse comportamento :lol: !

Eu não me pareçe que existam parasitas ou doença (" peixes activos e a comerem bem ").

Cump.

Rui Ferreira de Almeida

Caro Rui,

Como sou um leigo em ciclídeos (iniciei este novo aqua sem qualquer experiência com estes), não saberia responder á sua pergunta... Mas talvez não me surpreenda de todo que seja qualquer coisa desse género... As mudanças impostas ao aqua foram realmente MUITAS, o que os terá stressado substancialmente... Azelhices...

Grato e cumprimentos.

SM

apc_bar.png