Recommended Posts

Publicado

Caros colegas,

montei o meu aquário à cerca de 3 semanas no entanto até esta data ainda não (palavra corrigida) coloquei qualquer ser vivo no seu interior a não ser as plantas.

O aquário está a ser preparado para discos e por isso estou a ter alguma calma na montagem.

Acontece que começaram a aparecer no aquário diversas algas que inicialmente se encontravam nas folhas das valisnérias e agora encontram se a querer espandir para o vidro do aquário.

Envio algumas fotos para compreenderem melhor do que falo (assim espero)

DSCN0085.jpg

DSCN0087.jpg

DSCN0086.jpg

Que medicamento devo utilizar ou que alteração deverei efectuar no aquário para que:

1º acabe com esta maldita praga

2º A mesma não volte a aparecer.

Obrigado

Paulo

Publicado:

isso que tens agarrado as valegenerias ...penso nao ser algas...

é mesmo detritos que se agarram as plantas...eu pelo menos tenho sempre isso agarrado as minhas...nunca tive nenhum problema:D

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Publicado:

viva,

pela 2ª foto parece-me que tens muito pouca circulação de água no aquário. Apesar de não ser causa fundamental de algas, a falta de circulação potencia o seu desenvolvimento. Esta é a experiÊncia empírica que tenho.

o que faria seria o seguinte:

- Aumenta a circulação de água no aquário. tenta colocar alguma agitação à superficie (consegues isso com uma powerhead, por exemplo);

- Para perceber o que se está a passar, eu compraria (se já não possuis) testes de nitratos, fosfatos e nitritos. Parecem-me algas filamentosas, pela foto. tenta medir nitratos e fosfatos e depois coloca aqui os resultados, para que te possamos ajudar melhor.

inclui o setup do aquário...

abraço,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Boas,

vamos entao responder às questões colocadas:

1 - "Aumenta a circulação de água no aquário. tenta colocar alguma agitação à superficie (consegues isso com uma powerhead, por exemplo);"

A agitação de superficie está a ser efectuada pelo meu filtro exterior. Penso que não deverá ser por isso que estou com o problemas das algas. No entanto, e com base na foto 2 estão algumas particulas agarradas às folhas, as quais com mais circulação poderão desaparecer.

Não será demasiada agitação para colocar discos, visto a powerhwad fazer agitação a meio do aquário?

2 - Setup do Aquário

a - Aquario com 1.20x0.40x0.50

b - Temperatura 28º

c - Iluminação - 2x38w (durante 7 horas) - Arcadia Natural Sunlight

1x38w (durante 8 horas) - Arcadia Original Tropical

d - Ph - entre 7.0 e 6.5

e - NH3/NH4 a 0

f - Kit CO2 da Nutrafin

g - Filtro EHEIM seco/humido 2227 (1050l/h)

Os restantes valores não disponho ainda (não tenho ainda os kits)

Aguardo uma resposta.

Paulo

Publicado:

ora vamos lá tentar ajudar...

nunca tive discus, não sei se é agitação a mais ou não... pelo meu conhecimento empírico, a agitação evita, em certa medida, a proliferação de algas. Há quem, de tempo a tempo, coloque agitação temporária no aquário, apenas como método preventivo para a não fixação de algas...

deixo-te alguns conselhos que podem ajudar:

- Tenta aumentar o foto periodo para aproximadamente 12 h/dia.

- se não resultar, tenta um intervalo de escuridão a meio do foto-periodo, por exemplo, 5 horas de luz, 1 hora de escuridao e mais 5 horas de luz... Às vezes é truque para diminuir número de algas, pois dizem que as algas demoram mais tempo a reagir às mudanças de luminosidade do que as próprias plantas...

- parece-me, também, que és capaz de ter pouca luz para um aquário desse tamanho... que tipo de calha usas ?

- Era importante medires fosfatos.... em excesso, propiciam a proliferação de algas... tenta reduzir a alimentação dos peixes. dá-lhes 1 dia de jejum por semana.

- Quanto a fertilizantes... o que usas ? adubas com micros ? com macros ?

abraço,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Olá Paulo!

Certamente que tens noção que um aquário com 3 semanas não esta amadurecido o suficiente para que não tenha problemas com algas principalmente quando o ciclo do Azoto não esta ainda estabelecido.

Existe ainda um desequilíbrio e um ambiente estéril que se torna propicio ao crescimento descontrolado das algas que é normal derivado a níveis altos de nitratos e de fosfa….???? Mas o que é que eu estou para aqui a dizer????

Desculpa lá a seca mas se queres resolver o teu problema de vez, coloca um ou dois Crossocheilus siamensis no teu aquário e não os alimentes durante uma semana, são verdadeiras máquinas de cortar relva e as algas desaparecem num instante.

Mudas de água mais constantes também ajudam.

Fica bem!! :lol:

Publicado:

Bem,

para já uma explicação rápida:

Eu ainda não tenho qualquer peixe no aquário e apenas os penso colocar quando o aquário estiver equilibrado.

A calha que possuo é uma ARCADIA de 3x38W.

Quanto à medição dos fosfatos, vou agora fazer pois comprei à pouco o Kit.

Daqui a pouco já envio os resultados.

Publicado:

Bem, os resultados~são os seguintes:

1. Phospatos estão praticamente a Zero;

2. Nitritos estão a Zero;

3. Nitratos - ESTÃO A NÍVEIS SUPER ELEVADOS

Que posso fazer para baixar os nitratos????

Publicado:

bom, o que consideras niveis super elevados ? quantas ppm ou mg/l ?

de qualquer modo, assumindo que os nitratos estão altos, isso justifica a proliferação de algas... de qualquer modo, como dizes que tem 3 semanas de ciclo, estranho teres nitratos elevados...

como tens fosfatos (P) a 0, pela relação NPK, as tuas plantas não vão consumir K e, por consequÊncia, não consomem N (Nitratos).

- mede a água saída da torneira (a que usas para as TPA's). tem nitratos elevados ? e fosfatos ?

- Aumenta um pouco mais a dose de comer para os peixes! é fonte de fosfatos... mas não exageres.

Eu esperaria para ver o que dá. mais tarde podes concluir que necessitas de, por exemplo, adubar com macros à parte (fosfatos, por exemplo). Podes encontrar produtos que te permitem adicionar N, P e K em separado. Também existem umas quantas "mezinhas" caseiras. se pesquisares aqui no forum encontras receitas. também podes pesquisar na net por PMDD (Poor man's dosing drops (ou dosage, não sei) ). É uma receita de fertilizante caseiro muito conhecida.

De resto, é o costume. TPA's o mais possível. experimenta mudar 20% a cada 2 dias e vai fazendo isso durante umas semanas a ver se controlas isso.

vai dando noticias,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484