Como aumentar a iluminação com um baixo orçamento


Recommended Posts

Há uns tempos escrevi qualquer coisa sobre como mudar uma calha de iluminação (1 metro) sem gastar muito dinheiro, mas na altura não tinha fotos.

 

DSC03647.jpg

DSC03648.jpg

 

Para fazer isto gastei 10 € e passei de 30 W para 70 W.

Basta fazer uma puxada a partir do interruptor da calha e ligar ao número de casquilhos que queremos adicionar. Depois prendi os casquilhos com arame e parafusos à calha. Tirando o balastro e a lampada fluorescente de origem, arranja-se espaço para até 5 ou 6 lâmpadas compactas domésticas, se necessário.

Há ideias melhores para mudar a calha, mas esta é bastante satisfatória e muito barata, pois cada casquilho é 1 € e as lâmpadas encontram-se a vários preços dependendo da potência. Eu com 7 € comprei 2 de 20 W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Essa ideia é muito potente mas a calha não aquece demais?Amanha vou comprar isso e fazer o mesmo à minha calha.Éra mesmo de uma ideia para as calhas de 1 m k precisava.Obrigado por teres postado....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu mantens o vidro que vinha com o aquario por debaixo da calha? E o vidro (plastico?? acrilico??) que vem com a calha?

 

E que tal forrar a calha com papel de aluminio?

 

E agora uma ideia maluca.. Usar aqueles sprays que transformam as superficies numa especie de espelho? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que usar qualquer coisa para servir de reflector é boa ideia, mas como a calha já vinha assim sem nada, não me preocupei muito em mudar esse aspecto. O plástico que vinha com a calha tive de tirar porque as lâmpadas compactas saem um pouco de fora, mas o vidro mantive claro. Não gosto de aquários abertos. Tenho um de 16 L e aquilo farta-se de perder água.

E não +e preciso preocupares-te com o aquecimento varez, as compactas aquecem menos do que a fluorescente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas lampadas compactas domesticas são de que temperatura de cor?

 

E no que a lumens diz respeito, quantos são?

 

E para não ser chato, qual o IRC ( Indice de reprodução de cor )?

 

É que não é qualquer lampada que dá para um aqua... ;)

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também queria aumentar a iluminação da minha calha.

 

Gostei da solução.

 

Já agora essas lampadas são das normais, vendidas nos supermercados e maxmat ou são especiais?

 

A minha dúvida é que tipo de lampadas compactas comprar, já tenho procurado nesses locais e elas não dizem nada relativamente a temperatura da cor, luminosidade e irc.

 

 

Se poderem dar uma ajuda.

 

 

NMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na mestre maco estao umas de 6400k (luz branca) o IRC é mais difil de alguma indicar.

As osram ou philips, se fores ao site deles na net devem indicar, mas sao muito mais caras.

São lampadas economicas de casquilho de rosca, usadas normalmente em casa, geralmente ou tens de cor amarela(3000~4000k) ou branca(~6400k).

Ja as uso ha algum tempo(20w 6400k) e ate agora as plantas agradecem :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ja comprei as lampadas e respectivos casquilhos.Para ja vou fazer o upgrade da calha com mais 2 lampadas de 20W cada.Mas surgiu uma duvida.Da-me a sensação que cabem lá mais 2 lampadas.A minha pergunta é:Alguem ja fez a experiencia?Não aquece demais?É que realmente 110W de luz numa calha assim pequena deve fazer CABUM :oops: lol.Mas para as plantas era realmente espectacular.Sugestões?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As que eu uso são de 4000 K. Gosto mais do efeito que elas dão em conjunto com a aqua-glo e as plantas não se tão a dar nad mal. As que comprei não traziam mais indicação nenhuma para além da potência e temperatura de cor.

 

Bytter, não sei a que lampadas de referes mas se são aquelas pequenas que se usam geralmente nos cadeeiros de mesa, acho que não saõ más. Uso uma de 35 W num aquário de 16 L aberto e as plnatas não se têm dado mal. Mas nunca lá pus nenhumaplanta super exigente em luz nem nada. Em breve vou experimentar. Depois digo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Lâmpadas de Halogéneo, pelo que sei, têm muito baixo rendimento energético. Ou seja, perde-se muita energia sobre a forma de calor. Não digo com isto que não podem ser utilizadas. Por exemplo no Aqua-Cube da Tropica, a lâmpada utilizada é de halogéneo, pelo que consegui apurar.

Sem contar, que a temperatura de cor das lâmpadas de Halogéneo deve ser um pouco baixa demais para a grande parte das plantas submersas, mas o Senhor Takashi Amano também usa lâmpadas de Sódio (extremamente amareladas) nos seus plantados... :oops:

 

Ja comprei as lampadas e respectivos casquilhos.Para ja vou fazer o upgrade da calha com mais 2 lampadas de 20W cada.Mas surgiu uma duvida.Da-me a sensação que cabem lá mais 2 lampadas.A minha pergunta é:Alguem ja fez a experiencia?Não aquece demais?É que realmente 110W de luz numa calha assim pequena deve fazer CABUM Shocked lol.Mas para as plantas era realmente espectacular.Sugestões?

Grande varez... eu já te dei a minha opinião pela net... :arrow:

Creio que em caso de aquecimento excessivo, é questão de colocares umas ventoínhas a fazer circular o ar dentro da calha. Tens é de fazer uns furos para melhorar isso.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem contar, que a temperatura de cor das lâmpadas de Halogéneo deve ser um pouco baixa demais para a grande parte das plantas submersas, mas o Senhor Takashi Amano também usa lâmpadas de Sódio (extremamente amareladas) nos seus plantados...  

 

as Lampadas de sódio do senhor Amano são tudo menos amareladas :oops:

 

as HQI são NAMH ou seja, vapor de sódio com iodetos metálicos com várias temperaturas de cor.

 

As fluorescentes utilizam vapor de sódio em vez de vapor de mercúrio, mas depois os fosforos fazem a conversão. São tudo lampadas de ....8000K :arrow:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As que eu uso são de 4000 K. Gosto mais do efeito que elas dão em conjunto com a aqua-glo e as plantas não se tão a dar nad mal. As que comprei não traziam mais indicação nenhuma para além da potência e temperatura de cor.

 

Ok.. Como e que voçês sabem isso?? Mostra ai uma foto aproximada do que esta escrito na rosca da lampada para verificar se coincide com as que andei a ver :D É que hoje andei pelo Jumbo e pelo Leroy a procura dessas lampadas e a unica coisa que consegui apurar foi:

 

a) as lampadas da Philips, etc, não me dizem os Kelvin. Apenas um codigo: EL-28 :shock:

b) segundo o empregado, eles "não têm" lâmpadas com luz branca (o coitado do homem não conseguia perceber o que era a temperatura da luz) :shock:

 

E, mesmo assim, todas as Philips que la estavam (de 20w) eram 7euros cada :oops:

 

Entretanto forrei a minha calha por dentro com papel de aluminio. Segundo as "especificações" do papel, aguenta ate 600ºC. Duvido que a calha aqueça assim tanto :arrow: Todavia, a diferença de luz deve ter sido extremamente pequena porque nada notei a olho nú...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

 

Peço desculpa senhor Alves cheers. Mas como no sítio onde li isso, apenas referiam "Sodium Tubes", deduzi que se tratassem mesmo de lâmpadas de vapor de Sódio (sem dopagens e revestimentos), que são extremamente amareladas (Risca D, não é só uma mas pronto...)

 

Obrigado pela correcção.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cor branca dessas lâmpadas corresponde aos 6500 K +- Geralmente vêm rotoladas como Daylight. Depois há luzes mais amarelas, de temperatura menor, que se assemelham à cor da Sun-Glo, com aprox 4000 K. É assim que eu vejo quando não está rotulado. Eu quando comprei as minha lâmpadas não vi especificações (o rotulo so tnha potencia e voltagem) mas trouxe na mesma, porque era só para experimentar. Não notaste diferença? Qual era a lâmpada que la tinhas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não notaste diferença? Qual era a lâmpada que la tinhas?

 

Pois... Afinal tenho uma correcção a fazer...

Aquela a que eu me referia era do meu aquario de 32l. A lampada que esta al dentro é uma de 15w. Nessa efectivamente nao notei muita diferença...

 

A lampada que tinha dentro do de 100l afinal é uma Gro-Lux de 30W. E, adivinha... Quando meti o papel de aluminio notei uma diferença "significativa" na iluminação total do aquário... O areao esta muito mais brilhante e "olhando" para a lampada "encandeia" mais os olhos... Vamos a ver se ha resultados nas plantas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Joavo pah obrigado por postares.Ja "kitei" a minha calha e adorei o resultado final.Gastei tão pouco dinheiro e já não tenho que usar 2 calhas e ainda fico com uns watts a mais... :wink: Alem de notar que realça as cores dos peixes, as plantas agradecem.Aconselho a quem quer aumentar a iluminação.

 

Ivanpantz:Obrigado pelos conselhos.A calha ja "rulla".Agora vai ser sempre a "bombar" plantas :wink:

 

 

Pensei que era possivel colocar 4 lampadas em vez de 2 mas para isso o balastro teria de ser retirado e arranjar maneira de o por a funcionar fora da calha.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl,

 

ENcontrei no AKI umas lampadas 6400K 20W com rosca E14, daquelas em espiral por 3€. Acabei por comprar 4 mais os casquilhos e consegui encaixar as 4 lampadas na calha (isto porque as espirais sao mais pequenas em comprimento que as outras).

 

Em suma, tenho agora 110W no meu aquario de 100l (60W 6400K e 30W GroLux) :D :D Vamos a ver se as plantas gostam...

 

E a luz do aquario fica totalmente diferente. A minha gro-lux emitia muito na gama dos vermelhos, e as day-light sao mesmo brancas, o que faz o meu aquario parecer mais "verde", ao mesmo tempo que os peixes agora parece que têm uma certa fluorescência nas cores...

 

Só não consegui tapar a calha, mas ja tou a tratar disso... Acontece que essas lampadas de casquilho E14 têm um diametro total < que as de E27. No fundo da calha do modelo StarPor, existe uns 5mm de metal onde sao colocados os parafusos do balastro... Mal consiga arranjar uma lixa electrica, vou desbastar esses 5mm de metal na zona das lampadas + casquilhos, o que me vai permitir tapar a calha :D

 

Agora o unico problema será o aquecimento.. 110W na calha, hmmm :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Por acaso tambem reparei que as daylight pc que comprei realçam as cores dos peixes e das plantas.Pareçe-me é que tambem vai realçar as algas. 8) Mas esta uma maravilha. :o

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl...

Aqui ficam algumas fotos tal como prometido do martelanço na calha de forma a que tudo ficasse fechadinho, a caber dentro da calha :lol: E com 110W de potencia:

 

Primeiro uma foto as lampadas... Ta um pouco desfocada, mas nao consegui melhor com o Macro Focus desta câmera:

 

hpim43522vb.jpg

 

Agora a calha so com as economizadoras, e ainda sem a fita de aluminio:

 

hpim43507yn.jpg

 

E a versão final:

 

hpim43547df.jpg

 

E pronto... Depois de fechada ninguem nota nada :lol: Tirando dois pequenos parafusos que estao da parte de fora usados para prender aqueles cubos de aluminio onde espetei as calhas. Mas esses parafusos tambem foram pintados de preto :lol:

 

Vamos agora a ver se os resultados aparecem :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

pessoal anda todo preocupado com o espaço (altura) das lampadas mas por acaso já se lembraram das lampadas tipo PLC? :oops:

eu troquei a minha de 15w por duas HI-PL 12000K de 13w(12000k white/red ) e ainda me sobrou espaço para mais 2 isto num aquario de 56lt.

é uma opinião e valer por isso :wink:

 

cumps

zxr750

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na realidade neste caso foi mais uma questão de orçamento :lol:

 

Ora eu gastei 12€ nas lampadas e 2€ nos casquilhos... O resto foi entulho e mao de obra... Por 14€ meti mais 80w a 6400K, e ainda deixei a Gro-Lux la dentro...

 

As PLCs, se nao me engano (posso-me tar a enganar, portanto corrijam-me), precisam de balastro. Meter 80w em PLCs mais balastros, nao sei se conseguia com este espaço, este preço, e ainda deixando a Gro-Lux la dentro :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou bue porreira a tua calha bytter. essas lâmpadas que compraste vinham num pack de 4 não era? Acho que também as vi, mas na altura não me pareceram ser de 6400 K. Acho que vou substituir a minha fluorescente por 4 dessas e tirando o balastro ainda fico com espaço para mais uma de 20 W. Claro que primeiro tenho de me certificar que não vou sofrer um ataque de algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nopes, eram individuais... Comprei-as no AKI... 3€ cada...

Na altura trouxe 4 na ideia do (ah e tal, se depois fundir, ja fico com 2 extra), mas acabei por descobrir que conseguia as meter todas la dentro :wink:

 

Quanto a algas, não sei... As algas que tinha no musgo de java estao a morrer, mas apareceram-me algumas filamentosas (poucas para já, daqui a uma semana veremos) nas Valisnerias...

Não sei se o otocinclus da conta destas (alguem sabe se os oto's comem filamentosas ou só algas verdes?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.