Lampadas T8


Recommended Posts

bem, é o seguinte, tenho uma calha starpor da aquapor de 50cm com uma unica lampada t8 de 43,5cm de 15W

 

o que eu gostaria de saber é se existem lampadas deste tipo com capacidade de watts superior, e onde as posso adquirir.

 

obrigado.

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Silver_Fox.

 

A potência das lâmpadas T8 é proporcional ao comprimento das mesmas.

 

O mesmo é dizer que para essa dimensão, a potência da lâmpada (desde que seja T8) será sempre a mesma.

 

Encontrarás lâmpadas dessa potência cujo espectro luminoso varia, consoante as marcas e o fim a que se destinam (iluminação "geral"; para realçar as cores dos peixes ou potenciar o desenvolvimento das plantas, por exemplo), mas nunca a respectiva potência (43,5 cm = 15 W) :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

thanks, por acaso pensava que haveriam lampadas deste tamanho com mais potencia, sendo assim tenho de tentar meter duas dentro da calha ou pensar noutra solução.

 

muito obrigado :)

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou tentas colocar mais lâmpadas T8 dentro da calha (penso que só deverá caber mais uma nessa calha que tens), ou tentas colocar outro tipo de lâmpadas nessa calha (como as compactas / económicas).

 

Se quiseres aproveitar essa calha, o ideal será retirares o balastro e colocá-lo algures perto da calha, mas no exterior (o que te fará ganhar bastante espaço).

 

Se por acaso achares que não precisas de retirar o balastro, então escolhes uma de duas opções: acrescentar mais um balastro para lâmpadas T8 de 15 W, ou, em alternativa, substituir esse balastro que é específico para uma lâmpada de 15 W por um de 30 W (que permitirá alimentar 2 lâmpadas de 15 W) e assim consegues com apenas um balastro manter duas lâmpadas.

 

Se pesquisares no fórum DIY verás lá algumas BOAS ideias para tentar aumentar a potência da iluminação que se fornece ao aquário.

 

Boa sorte com esse projecto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tentei com umas power compact mas ou por deficiencia dos casquilhos ou das lâmpadas, quando ligava tudo em série as lâmpadas não paravam de piscar, como tenho cá bastantes balastros em casa vou tentar meter o balastro fora da calha e meter lá outra de 15, com o papel de alumínio e sem aquele plástico fosco pode ser que chegue

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.